Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

terça-feira, 20 de junho de 2006

Manda a tradição...festejar o S. João em Beijós a 23-24 Junho

Manda a tradição festejar o Santo Padroeiro da Paróquia de S. João Baptista de Beijós com rosmaninho, fogueiras e sardinhadas na noite de 23-Junho e uma grande procissão no dia 24-Junho.
O cortejo passa obrigatoriamente pela rua de S.João no Lugar d'Além, o bairro mais antigo da aldeia. Ainda me lembro de quando abriam a capela da Nossa Senhora das Areias, mas agora não há lá nada dentro. Toda a gente gosta da procissão, das colchas nas janelas e das ruas enfeitadas, pelo menos a avaliar pelo grande número de fotos de procissões colocadas no Beijós XXI.

Já alguém contou essas fotos ?

Não se esqueçam de preparar o rosmaninho, as flores, os vasos...

E o resto da tradição...

Será que os rapazes vão estar tão distraídos com a Selecção e o Mundial de futebol que se vão esquecer de fazer a habitual corrida da meia-noite?

(não digo mais nada)

2 Beijos:

Anónimo disse...

Como diria o meu pai, em 1944 o S. João também foi num Sábado... por isso a festa durou 3 dias.

Unknown disse...

isso e uma ideia que se tem sempre sugerido, mas os dfonos dos vasos tem sempre medo e vao logo busca-los de manha cedo. mas quem estraga por norma nao e quem os «tira emprestado» mas quem passa e o faz por maldade....
este ano veremos..sendo sexta a noite, deve haver muitos grupos..mas ha quem corra nesta corrida por maldade e nao para manter uma tradiçao - que é sempre importante.

Enviar um comentário