Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

domingo, 11 de junho de 2006

A Câmara Municipal de Carregal do Sal vai ligar, com fibra óptica, os diversos edifícios municipais


"LIGAÇÃO EM FIBRA ÓPTICA ENTRE EDIFÍCIOS MUNICIPAIS ESTÁ PARA BREVE

A Câmara Municipal de Carregal do Sal assinou, no dia 6 de Junho, um protocolo que vai permitir a ligação com fibra óptica entre os diversos edifícios municipais.
O documento foi assinado pelo Presidente da Edilidade e representantes da Siemens S.A. (empresa que vai executar os trabalhos) e surgiu no âmbito da integração do Município no projecto Viseu Digital. Ao todo 12 municípios assinaram o respectivo protocolo sendo que as verbas atribuídas a cada um foram definidas de acordo com critérios específicos, entre os quais o n.º de habitantes de cada Concelho.
Ao todo, será feito um investimento de 38.134,71 euros para cerca de 17 Km de fibra óptica no Município de Carregal do Sal, dos quais 75% serão comparticipados pelo POS_Conhecimento.
(...)
A sessão de encerramento foi presidida pelo Governador Civil do Distrito de Viseu, Acácio Pinto que reforçou a importância da modernização administrativa aplicada às Autarquias."

36 Beijos:

Micas10 disse...

Não seria de questionar asprioridades da câmara ?
Será que a ligação com fibra óptica é mais importante e urgente do que a promoção da utilização da internet nas freguesias ?
É verdade que a Junta de Freguesia tem alguns computadores em caixas à espera de quem os saiba utilizar ?

beijokense disse...

O protocolo agora assinado foi anunciado há 4 meses, quando o líder do Projecto Viseu Digital - Lusitânia, ADR - divulgou que tinha escolhido a Siemens como fornecedor da fibra óptica.
A CMCS 'limitou-se' a fazer o que fizeram outros 11 municípios, seguindo as fases do projecto delineadas pela Lusitânia.

O resultado final, além das infraestruturas, será um portal regional... a julgar pela própria página web da Lusitânia, não vale a pena termos grandes expectativas quanto a esse portal... ao menos, que se aproveite as infraestruturas e que isso contribua para melhorar a qualidade da gestão autárquica, o que penso já estar a acontecer, já que, dentro dos organismos do município, a informação é 'tratada' preferencialmente por via digital.

Micas10 disse...

Segundo a Agencia Lusa e ANAFRE, Associação Nacional de Freguesias, http://www.rtp.pt/index.php?article=243808&visual=6, boa parte do 4000 computadores distribuidos às freguesias pelo programa Regifreg em 1998 nunca sairam das caixas e agora já estão ultrapassados.

Segundo o presidente da ANAFRE, 40 por cento das freguesias ainda não dispoem de postos de Internet, o que fica muito aquém o objectvivo de cobertura total, e muitas deparam-se com a falta de pessoas com formação adequada.

António disse...

É uma boa oportunidade aproveitar os jovens do OTL, com alguma formação e colocar os computadores ao dispor das populações, antes que se transformem em peças de museu.
A ideia de alguns municipios da Irelanda em colocar Internet gratuita para todos os seus municipes não é de todo despropositada.
Caso a Câmara decidisse investir nesta área, talvez fosse possivel atrair apoios do Estado, da Associação Nacional de Municipios, dos Empresários do Concelho, etc.
Estou certo de que este investimento atrairá melhores empresas logo melhores empregos. O que resultaria em mais rendimento per cápita, logo mais casas, mais carros, mais impostos para o município, que por sua vez apoiaria ainda mais o acesso às novas tecnologias.
Em poucos anos, a Irlanda passou de um país que disputava os últimos lugares da União Europeia para disputar agora os lugares da frente do pelutão europeu.
"I have a dream..."

Micas10 disse...

Até aposto que os projectos em Portugal e na Irlanda tiveram a mesma fonte de financiamento,tipo QCAIII, já que ambos são países da "coesão".
O problema não deve ter sido a falta de dinheiro...
O computador da Associação podia agora ser usado para formação

Anónimo disse...

O projecto "Viseu Digital" já tem barbas de metro...

Foi lançado há quase 10 anos e nunca se viu grande coisa.

Aliás, Viseu tem lançado muitas iniciativas, como é o caso da Universidade Pública, o caso da Faculdade de Medicina ou Escola Superior de Saúde, Observatórios disto e daquilo. Resultados: zero.

O problema é que Viseu é uma terra (ou distrito) onde as pessoas olham demasiado para o o seu umbigo. Gostam de falar de iniciativas de grande impacto mas, espremidas, não dão grande coisa.

Oxalá que esta da fibra óptica não seja do mesmo tipo.

Melhor seria, talvez, se cuidassem de coisas tão simples como resolver o problema alarmante do abandono escolar precoce, da falta de formação profissional minima para que os jovens possam emprender um processo sólido de vida profissional.
Tantos jovens que não sabem bem o que fazer à vida e na vida...

Programas desenvolvidos ou patrocinados pelo governo civil, autarquias e centros de saúde, para combater, de forma eficaz, o alcoolismo nos jovens, etc.

Que as "grandes coisas" não sirvam para esconder as pequenas, estas sim, bem reais e dramáticas...

beijokense disse...

Cadina, o problema não é de Viseu, é do próprio Programa Cidades e Regiões Digitais, com resultados semelhantes por todo o país - nem tudo foi mau, mas houve algumas oportunidades perdidas.
Para quem gosta de números, o orçamento do projecto está disponível aqui.

beijokense disse...

Micas10 escreveu...
[...]
É verdade que a Junta de Freguesia tem alguns computadores em caixas à espera de quem os saiba utilizar ?

O artigo da RTP citado diz: «Mais de quatro mil computadores foram distribuídos por outras tantas freguesias ao abrigo de um programa de 1998, o "Regifreg"».
Significa que, ao abrigo desse programa, quando muito, a JFB poderia ter 1 computador encaixotado.

O mesmo artigo afirma «A realidade é hoje diferente e, embora muitas freguesias continuem sem funcionários, os autarcas já vão estando familiarizados com a informática.»

Segundo o STAPE, a JFB faz parte dos 25% que, no distrito de Viseu, têm email; trata regularmente os assuntos do processo eleitoral por via electrónica, por isso presumo que não o faça dum computador encaixotado. Se tem lá outros computadores em caixotes não sei, mas podemos perguntar... algum elemento da JF nos pode dizer quantos computadores têm e quantos estão operacionais?

Ricardo Santos disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Ricardo Santos disse...

Micas10 disse:
Será que a ligação com fibra óptica é mais importante e urgente do que a promoção da utilização da internet nas freguesias ?

António disse:
É uma boa oportunidade aproveitar os jovens do OTL, com alguma formação e colocar os computadores ao dispor das populações, antes que se transformem em peças de museu.

Acho que não é a internet a salvadora dos problemas so Concelho.

Cadina disse:
Melhor seria, talvez, se cuidassem de coisas tão simples como resolver o problema alarmante do abandono escolar precoce

Na minha opinião, tendo eu deixado de estudar não há muitos anos, acho que o dinheiro estava mais bem investido como a Cadina disse em resolver o problema do abandono escolar, pois estas promessas de melhorar a administração pública não passam de promessas, aos anos que andam a prometer isso (sem falar no dinheiro já gasto), ainda há 1 mês e meio fui a uma repartição da Câmara e tive de esperar 45 MINUTOS por uma fotocópia de um documento.

Ricardo Santos disse...

Acerca da utilização da Internet no Concelho:

A Câmara Municipal diz ao 7 ventos que tem um Espaço Internet com excelentes instalações e muitos computadores com acesso á internet.

Proponho que da próxima vez que alguém for ao Espaço Internet no Carregal pergunte/veja o que os utilizadores estão lá a fazer? Quase de certeza que 100% estão a jogar jogos online,chats ou a fazer o download de material vídeo/mp3(eu próprio já verifiquei isso.), pergunto eu: porque não está aqui uma pessoa a ensinar como utilizar a net e o valor pedagógico que tem. Na junta de Cabanas a mesma coisa se verifica

Quando o Espaço Internet abriu na Associação umas das primeiras perguntas que fizeram foi: Dá para "sacar" filmes,música ou toques para o telémovel? respondi: "não" e a resposta foi: então vamos a Cabanas(Junta)lá dá para sacar! Nenhum dos jovens peguntou: "Dá para vir utilizar a net para pesquisar para o trabalho de casa?"

Por isso é que concordo com a CADINA quando diz que "o problema insucesso/abadono escolar tem mais prioridade do que os tais 17 KM DE FIBRA ÓPTICA SÓ PARA O CARREGAL".

beijokense disse...

@Ricardo,
o projecto VD aplica 1 milhão de euros para disponibilizar os serviços online. Os objectivos são claros:
- Todos os formulários para o cidadão e empresas disponíveis on-line;
- Informação on-line sobre o estado dos processos de licenciamento de obras;
- Tabela de taxas e licenças e respectivo serviço de pagamento on-line;

Se quando o projecto estiver "completo" isto não for verdade, faz uma queixa-crime :)

Anónimo disse...

Ricardo, apresenta sugestões para «resolver o problema do abandono escolar» e depois clarifica quais os pontos em que a autarquia deve assumir a responsabilidade para o resolver.

Ricardo Santos disse...

Beijokense não "percebi" a tua resposta.

Vitor falando da minha experiência na Escola Secundária penso que a escola deveria desde o 10º ano ter um gabinete de apoio/acompanhamento ao aluno nos seus últimos 3 anos do Secundário, tentar por meio de actividades,testes e outros meios fazer com que o aluno não desista de estudar, os professores também têm uma certa responsabilidade, muitos só vão para a escola dar matéria e não se importam com o resto.

Ricardo Santos disse...

acerca da 2ª pergunta:
depois clarifica quais os pontos em que a autarquia deve assumir a responsailidade para o resolver.

eu disse que a autarquia era a responsável?!? O que eu escrevi foi que a Câmara diz que tem um Espaço Internet bom, quando na realidade tem são 12 utilizadores a sacar material ilegal da net!
O Espaço não está a ser aproveitado da melhor maneira.

Ricardo Santos disse...

mas se queres sugestões qui vai uma: já que estamos na era dos chamados protocolos porque é que a Câmara não convida empresas nacionais para vir falar nas escolas acerca das oportunidades de trabalho nas mesmas, o que se faz, o que podem fazer depois de acabar os estudos, maneiras de cativar os alunos.

já agora penso que alguém perguntou:
algum elemento da JF nos pode dizer quantos computadores têm e quantos estão operacionais?

Victor Peixeira Marques disse...

Ricardo, Peixeira é o meu irmão e não eu.

António na Junta de Beijós não existem nenhuns computadores em caixas nem caixotes os que existem estão a trabalhar.

Ricardo Santos disse...

Vitor,"peixeira" pensava que era tu! :) desculpa ter mencionado o "teu" nome.

Anónimo disse...

Ricardo, não é o Vitor é o Carlos :D

Explicito a razão da minha pergunta:
1. A notícia fala dum investimento em fibra óptica, que custa à CMCS quase 10 mil euros (ie menos que o custo anual dum administrativo);
2. Cadina comenta (não se referindo directamente à CMCS, mas a um âmbito territorial mais alargado) que em vez deste tipo de investimentos haveria acções mais urgentes.
3. Entre elas, «resolver o problema do insucesso escolar», o que tu subscreveste.
4. Como se discutia investimentos e prioridades da autarquia, a minha pergunta faz algum sentido, ie, o que pode fazer a CMCS para diminuir o abandono escolar? (ou mesmo a chamada saída precoce, assim se chama o problema que relataste).

beijokense disse...

Ricardo Santos escreveu...
Beijokense não "percebi" a tua resposta.

A mim parece-me que sem fibra óptica estes serviços online não seriam possíveis. E talvez com o serviço online não tenhs que esperar de novo por uma fotocópia.

Ricardo Santos disse...

peixeira disse:
3. Entre elas, «resolver o problema do insucesso escolar», o que tu subscreveste.

sim, a minha opinião é que a instalação da fibra óptica não é das maiores prioridades, o insucesso escolar e falta de formação é maior na minha opinião ou o Sr.Presidente já se esqueceu das 1000 vagas de trabalho que afirmou haver disponiveis no Carregal(onde?)? Ou será a importação de mão de obra de concelhos vizinhos a solução?

4. Como se discutia investimentos e prioridades da autarquia, a minha pergunta faz algum sentido, ie, o que pode fazer a CMCS para diminuir o abandono escolar? (ou mesmo a chamada saída precoce, assim se chama o problema que relataste).

já respondi no post anterior. Foi pena o Sr. Presidente não ter aparecido na entrevista na rádio do Carregal. E o discurso de campanha na Associação foi ............

Enquanto o Factor C existir no Carregal isto não anda.

Ricardo Santos disse...

O artigo no carregaldigital e no Beijós XXI refere:
"importância da modernização administrativa aplicada às Autarquias"

Penso que antes de modernizarem os serviços no Carregal têm de proceder a uma "remodernização" do staff/pessoal, uma rotação de pessoal dentro de cada secção evitaria que os Factores C e F tivessem a influência que têm no Carregal.

Micas10 disse...

O insucesso e abandono escolar é da responsabilidade de todos, Municipio, Freguesia, Igreja, Familias e Vizinhos incluidos.
Dizem que este é o nosso principal ponto fraco na educação e formação, e compete-nos a todos ajudar a resolver esse problema. Se não formos parte da solução somos parte do problema.
Concordo com o Ricardo, os jovens precisam de aprender a usar a Internet para fins construtivos.
Afinal a Internet é apenas um instrumento, a utilidade depende da forma como é utilizado.

António disse...

Vitor não fui eu que questionou sobre computadores em caixotes, no entanto também gostei de saber que tal não se passa em Beijós.

António disse...

Parece-me que o Beijós XXI é um bom exemplo do uso posssivel da Internet para fins culturais, instrutivos, educativos, ludicos mas acima de tudo verdadeira montra de cidadania.
Temos que voltar a atrair os mais jovens para o Beijós XXI, precisamos da sua participação.
O Beijós XXI será tanto mais forte quanto mais plural conseguir ser, com respeito pela liberdade de expressão do próximo e fundamentalmente desinibidor de elitismos intelectuais, pode ser catalisador de mudança cultural se promover o valor da diferença e a aceitação de que ninguém é o único titular da verdade e do saber.
Viva as nossas diferenças viva o Beijós XXI, viva Beijós,
Vamos acreditar em Portugal.

Micas10 disse...

As questão das prioridades tem a ver com a necessidade de acompanhar o investimento em capital físico (hardware) com investimento em capital humano (formação). Temos muitas experiências que revelam que investimento desequilibrado dá fracos resultados.

beijokense disse...

Micas10, nesse ponto, de acordo... excepto que os problemas de formação dos portugueses não dependem do investimento feito - gastamos na educação 5,8% do PIB, menos que a Escandinávia, mas bastante mais do que a média da UE.
A mim parece-me que a sociedade portuguesa não valoriza a aprendizagem, como depreendo do comentário do Ricardo sobre espaços Internet. Os jovens - e, pior, os pais - interiorizaram os modelos de quem sai da escola para ter sucesso na TV, seja a representar em novelas, a cantar, a jogar à bola... o sucesso em geral mede-se pela presença nos media... nem que seja no Beijós XXI!

Ricardo Santos disse...

Beijokense disse:
excepto que os problemas de formação dos portugueses não dependem do investimento feito - gastamos na educação 5,8% do PIB, menos que a Escandinávia, mas bastante mais do que a média da UE.

Na minhaopiniãoa educação também deve ser feita fora do ambiente escolar, por exemplo em Inglaterra onde vivi uns anos, a educação/formação é fomentada fora da escola, existem cursos de informática, línguas etc disponiveis para quem já saiu da escola durante todo o ano, a frequentação é gratuita e tudo é organizado pela Câmara (Council), eu trabalhava de noite e cheguei a frequentar cursos de dia, por isso ganhei este bichinho pela novas tecnologias multimédia, na escola do Carregal a cativação dos alunos por parte da escola/professores/Câmara nunca foi feita.

A Câmara do carregal na minha opinião tem culpa nisto, por exemplo: Em Janeiro decidi que estava na altura de aprender uma linguagem de programação(visual basic, c++ delphi etc) e ao sair do trabalho fui á Biblioteca Municipal requisitar uns livros que me pudessem inicar numa linguagem de programação, fiquei muito espantado quando verifiquei que não havia livros ou manuais na Biblioteca, por acaso encontrei um livro de iniciação ao Windows 3.1, deu-me vontade de rir!

A biblioteca não é só para requisitar livros(romances,policiais etc), fazer competições Playstation ou ver filmes/dvd, penso que a Câmara como já disse atrás não está a "fomentar o tal bichinho da aprendizagem" a aproveitar a biblioteca da melhor maneira.

Anónimo disse...

Os comentários do Ricardo são certeiros.
Os dos outros comentadores "batem ao lado" ou parece que querem desviar dos verdadeiros problemas que importa discutir.

Têm medo de quê?

beijokense disse...

Cadina, eu dou-me por satisfeito pela minha contribuição para esta discussão. Em resumo, sou a favor deste investimento em fibra óptica.
Na organização onde trabalho, sei a diferença entre trabalhar num edifício ligado com fibra óptica e num edifício que não tem essa "sorte" :( E sei também como se alteraram os processos administrativos desde que a tecnologia e a visão de alguns o permitiram.

Ricardo Santos disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Ricardo Santos disse...

Quando estive emigrado O Beijós XXI não existia e eu seguia as noticias(maior parte da vila do carregal) do concelho através do portal nda Câmara e ia lendo da informatização da Câmara com material informático para melhorar serviços, a construção da biblioteca e do Espaço Internet e hoje não vejo onde essas melhorias estão!

os beneficios da fibra óptica são inegáveis, mas se este beneficio for administrado como os outros penso que vai ficar tudo na mesma. não é só a Câmara. Uma ida á caixa geral de depósitos no outro dia para apenas pedir um PIN novo levou 50 minutos(com apenas 2 pessoas na fila!!), embora isto não tenha a ver com a Câmara demonstra o estado de letargia que os serviços Carregalensses chegaram.

A maneira como os outros "benificios" foram administrados leva-me infelizmente a pensar que a fibra óptica vai ser mais um. Será desta que vai mudar?

Anónimo disse...

Beijokense,
Não sou contra o uso de novas tecnologias, como é o caso da fibra óptica. Haja progresso, como é obvio.

Nos comentários anteriores foram dados exemplos de “grandes” iniciativas que ou são apenas fogo de vista ou servem para encobrir inoperâncias e incapacidades em coisas comezinhas e que realmente mexem com a vida das pessoas, particularmente com a vida daqueles que mais precisam de certos serviços públicos, os jovens.

Também considero que foi um debate interessante.

No entanto, foram levantadas algumas questões que mereciam ser aprofundadas: o abandono escolar, o funcionamento de algumas instituições, como é o caso da Biblioteca de Carregal do Sal, etc. estes sim problemas importantes.

beijokense disse...

Cadina,
há uma diferença de grau nas nossas posições relativamente à fibra óptica - eu acho que a oportunidade não se pode perder (que diabo, o que são 10K€? concerteza muitos 10K€ serão 'desperdiçados' em despesas menos proveitosas).
Não se pode suspender este investimento com o argumento que existem muitos problemas por resolver. Não podemos pedir ao Estado que deixe de financiar, por exemplo, investigação científica, só porque ainda há muitos jovens que saem da escola sem a escolaridade dita obrigatória, isso seria um verdadeiro desastre!
Voltando ao caso concreto, o que os comentadores estariam a dizer daqui a uns tempos seria «os municípios vizinhos têm fibra óptica e nós não, porquê?»

Há um ponto em que temos uma opinião próxima, o tal «fogo de vista». Eu não direi que serve para «encobrir», mas é um estilo de 'governação' em voga, alimentado pelas permanentes núpcias dos governantes com os media, contando com a colaboração de fracos jornalistas que conseguem matérias sem grande esforço (e contando ainda com uns almoçozitos...)
No caso desta fibra óptica, como eu disse num comentário acima, a Lusitânia já a anuncinou aos media por diversas vezes; há 4 meses, convocou os jornalistas para lhes dizer que tinha escolhido o fornecedor (Siemens); agora, convocou-os para tirarem fotografias às assinaturas; daqui a uns meses, outra festa se fará para os jornalistas relatarem a instalação do último (se não for o 1º) km, etc.
Eu não critico a Lusitânia por isso, os seus gestores sabem que dependem da imagem que criam de si e dos seus clientes (digo, associados). Mais criticável é a posição dos jornalistas, que pouco mais fazem do que retransmitir a informação que lhes é passada pelas Relações Públicas, não questionam, não vão à procura de outras opiniões, não se informam sobre as matérias que relatam.

Quanto às «questões que mereciam ser aprofundadas», escreve sobre elas e envia para um contributor que, na sua consciência, decidirá se posta :)

Ricardo Santos disse...

A realidade do concelho é diferente de cidades como Lisboa, Porto, Coimbra etc.

Anónimo disse...

Quando chega fibra óptica a Beijós? É inacreditável uma pessoa faz um contracto com PT para te Internet 4 MB e só da 756 kbps nem chega a 1MB, ou asneira que está se a passar com a propaganda 4G por exemplo um indevido compra um pen 4G paga cerca de 29.99 euros até 15 gigas a velocidade bate 9 MB por segundo em Beijós após 15 gigas, a velocidade passa para 128kbps tanta burocracia é neste país... Conclusão não vale apena ter internet, nem a pagar 30 euros por mes nem da tmn vodafone sapo etc....enfim...é muito bonito fazer tanta publicidade enganosa, e depois o zé povinho é que se lixe e que paga!!

Enviar um comentário