Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sábado, 11 de março de 2006

Carregal do Sal é Notícia - 13 - "As Novas Famílias de ... "

"Idosos juntos em «lar» de conceito inovador
As novas famílias de Carregal do Sal "


"Alzira Matos e Henrique Teles vivem há mais de 30 anos, em Carregal do Sal, na casa que agora não é apenas deles. Desde Janeiro, a «Vivenda Teles» acolhe uma nova família composta por cinco pessoas entradas na terceira idade.
(...)
Alzira Matos e Henrique Teles doaram a casa ao Centro Social e Paroquial de São João de Areias.
Como contrapartida da doação, o casal viu instalado aquecimento central e alargado o número de residentes. De dois, passaram a seis. Para além dos próprios, vivem naquela casa Daniel e Teresa (casados), Maria Isilda e uma empregada diária (funcionária do centro social e paroquial). Gostam da companhia uns dos outros, dizem. «Somos todos como irmãos; há irmãos que não se dão tão bem» - manifesta Maria Isilda.
Ideia original, esta forma de «lar» não se enquadra no conceito de apoio domiciliário, nem de típico lar de idosos. É uma outra coisa: uma novidade que, inicialmente, levantou polémica.
(...)
Havia idosos a viverem em condições deploráveis.
(...)
«O Estado não percebe que é preferível os idosos estarem com outras pessoas, não percebe a importância da vizinhança», salienta.
Em sequência dessa experiência, foi criado o Lar de S. José, que possui 130 utentes e que representa a maior fonte empregadora do sexo feminino da vila de S. João de Areias. A instituição possui as valências de centro de dia e apoio domiciliário.
Mas o padre José António Almeida quis ir mais longe e criou um projecto alternativo aos lares de idosos. «Casinhas» e «Vivendas» são a concretização do projecto. Existem seis «casinhas» e duas «vivendas», localizadas nas paróquias de S. João de Areias e de Carregal do Sal.
(...)
«Se vários idosos se juntarem numa casa, para além de fazerem companhia uns aos outros, fica mais barato porque gastam água e electricidade apenas numa», constata o pároco."

Liliana Garcia
Jornal do Centro / Rede EXPRESSO
10:17 11 Março 2006

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Contactos: Carregal do Sal - Beijós
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::

1 Beijos:

charlie disse...

olá Antonio!!
Desculpa não passar por aqui mais vezes!!
É engraçado, eu também li esta notícia à dias, e achei uma ideia brilhante que aliás acho que não é nova.
É imperativo dar as melhores condições de vida à nossa "malta nova" de cabelos brancos, eles bem merecem. Por isso, não fico satisfeito quando vejo os meus velhotes num lar... sinto que os despejei para lá e lhes retirei o lar, doce lar... às vezes não temos outra opção infelizmente, mas, espero levar os meus velhotes para outro sítio onde eles possam sair sempre que queiram...

um abraço.
charlie

Enviar um comentário