Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sábado, 11 de março de 2006

Carregal do Sal é Notícia - 13 - "As Novas Famílias de ... "

"Idosos juntos em «lar» de conceito inovador
As novas famílias de Carregal do Sal "


"Alzira Matos e Henrique Teles vivem há mais de 30 anos, em Carregal do Sal, na casa que agora não é apenas deles. Desde Janeiro, a «Vivenda Teles» acolhe uma nova família composta por cinco pessoas entradas na terceira idade.
(...)
Alzira Matos e Henrique Teles doaram a casa ao Centro Social e Paroquial de São João de Areias.
Como contrapartida da doação, o casal viu instalado aquecimento central e alargado o número de residentes. De dois, passaram a seis. Para além dos próprios, vivem naquela casa Daniel e Teresa (casados), Maria Isilda e uma empregada diária (funcionária do centro social e paroquial). Gostam da companhia uns dos outros, dizem. «Somos todos como irmãos; há irmãos que não se dão tão bem» - manifesta Maria Isilda.
Ideia original, esta forma de «lar» não se enquadra no conceito de apoio domiciliário, nem de típico lar de idosos. É uma outra coisa: uma novidade que, inicialmente, levantou polémica.
(...)
Havia idosos a viverem em condições deploráveis.
(...)
«O Estado não percebe que é preferível os idosos estarem com outras pessoas, não percebe a importância da vizinhança», salienta.
Em sequência dessa experiência, foi criado o Lar de S. José, que possui 130 utentes e que representa a maior fonte empregadora do sexo feminino da vila de S. João de Areias. A instituição possui as valências de centro de dia e apoio domiciliário.
Mas o padre José António Almeida quis ir mais longe e criou um projecto alternativo aos lares de idosos. «Casinhas» e «Vivendas» são a concretização do projecto. Existem seis «casinhas» e duas «vivendas», localizadas nas paróquias de S. João de Areias e de Carregal do Sal.
(...)
«Se vários idosos se juntarem numa casa, para além de fazerem companhia uns aos outros, fica mais barato porque gastam água e electricidade apenas numa», constata o pároco."

Liliana Garcia
Jornal do Centro / Rede EXPRESSO
10:17 11 Março 2006

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Contactos: Carregal do Sal - Beijós
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::

0 Beijos:

Enviar um comentário