Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2006

Diário de um Soldado Beijosense na 1ª Grande Guerra Mundial - 6




Reservados todos os direitos, proibida qualquer utilização comercial sem autorização do proprietário.



Links:
Diário de Guerra - 5 07FEV2006
Diário de Guerra - 4 30JAN2006
Diário de Guerra - 3 23JAN2006
Diário de Guerra - 2 16JAN2006
Diário de Guerra - 1 09JAN2006

Em 26 de MAio de 1917, José Pais dos Santos e seus camaradas de armas, dos quais, Capitão Brandão e os Alferes: Martins; Cruz e Cabral, tudo bons oficiais, após terriveis e mortiferos combates, na frente de guerra, contra os "boches" alemães, foram descansar na destruida Vila de Locon.

Locon, France

Estamos em crer que o Capitão Brandão, comandante da Bateria dos Portugueses, onde seguia o nosso conterrâneo José Pais dos Santos, seja o Capitão Afonso Brandão da história de uma grande paixão em tempo de guerra do livro "A Filha do Capitão" de José Rodrigues dos Santos.
O romance "A Filha do Capitão", do jornalista José Rodrigues dos Santos, vai ser objecto de uma viagem literária organizada pelo Centro Nacional de Cultura e pela Liga de Combatentes, informou a editora Gradiva.

3 Beijos:

Anónimo disse...

«... tudo se ria dos portuguezes, e mais os Inglezes, que dizia[m] que nós não éramos cá precisos, nem fo(r)mos chamados que fomos oferecidos! (...) o culpado da gente aqui andar foi o amigo Afonso Costa!»
Confirma-se a ideia mais consensual entre os historiadores: o CEP estava mal preparado e mal equipado, o moral era baixo e os Ingleses viam-nos mais das vezes como empecilho -- é a realidade!

beijokense disse...

Há cada ironia:
Afonso Costa não acreditava na existência da alma, no entanto, os soldados já rezavam por ela 20 antes da sua morte!! Não deve ter passado tempo algum no purgatório!

Anónimo disse...

O que diria o Pais dos Santos de termos uma Rua Afonso Costa?
Será que a imagem que tem do então primeiro-ministro ainda vai mudar no final da Guerra? A não perder nos próximos episódios...

Enviar um comentário