Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

terça-feira, 25 de outubro de 2005

A 1ª noite numa Pousada

«A Santa Casa da Misericórdia de Viseu negociou com o grupo Pestana a possibilidade de transformar o antigo Hospital Distrital de Viseu numa pousada. Segundo o gabinete de relações públicas do Grupo Pestana, o edifício do Hospital de S. Teotónio receberá uma unidade com 70 quartos após obras de cerca de 7,5 milhões de euros.

A história conta que a primeira pedra para o hospital S. Teotónio foi lançada pelo Bispo D. Francisco Moreira Pereira de Azevedo no dia 29 de Março de 1793. Ignora-se quem fez a planta do Hospital mas sabe-se que o Mestre - Pedreiro Jacinto Mattos, de Vilar de Besteiros arrematou as paredes por 30.000.000 de reis e o Mestre Manuel Ribeiro de Viseu arrematou as obras de madeiramento e ferragens por 13.600.000 reis. A construção correu lentamente e esteve alguns anos suspensa por falta de dinheiro e por causa da Guerra da Península e guerras civis posteriores. O Hospital recebeu os primeiros doentes em 1842 estando ainda inacabado. É neste ano que se fez o grande portão de ferro da entrada para o edifício, onde se colocou a data. Em 1876, fez-se a escadaria semi - circular exterior, na entrada para o grande terreiro ajardinado em forma de paralelogramo, e que toma toda a frente do edifício.»

[Diário Regional de Viseu, 21/10/2005]

Sempre vou poder dizer que foi numa Pousada que passei a primeira noite fora!

domingo, 16 de outubro de 2005

Outeiro dos Castelos em Beijós


Dizem os habitantes mais antigos que com as pedras das ruínas do castelo que há 3000 anos existiu neste outeiro, foram feitas algumas destas casas.

Iteiro

Forma actual: Outeiro ou, em desuso, Oiteiro; sig. "pequena elevação de terreno". Normalmente um cerro / morro que se destaca como acidente de terreno.
Em várias regiões serviam como limites, términos, marcos da confluência de diferentes territórios, em particular nas civilizações pré-romanas. É esse o significado toponímico de Itero em Castela e Leão.
Bem, se todos os morros que em Beijós se chamam Iteiro tiveram essa função... animação foi coisa que não faltou aos antigos beijocas!
Um dos Iteiros -- dos Castelos -- tem fama nacional no campo da arqueologia, já que albergou uma (ou +?) civilização castreja do bronze final e início do ferro, ie, aprox. 1300 a 1000 a.C. tendo dos mais antigos objectos em ferro encontrados em Portugal.

sexta-feira, 14 de outubro de 2005

Beijokas

Segundo Almeida Fernandes (2002, p. 295), a origem toponímica é o vocábulo pré-romano Basa, que significa rochedo. Dele derivam Basolas ou Basiolas (qualquer coisa do género de calhaus) e daí teríamos chegado ao contemporâneo Beijós, via Basioos (se lermos oo como ó).
Outra derivação de Basa é Basocas, que dá origem a Beijocas (com o mesmo significado de pedras??).
Beijosense pode, perfeitamente, ser substituído por Beijoquense ou Beijoqueiro ou muito simplesmente Beijoca (fam.) Eh!... calhau era a tua avó!

Refª
Fernandes, A. A. (2002) Povoações do Distrito de Viseu (origens). Beira Alta, 61(3-4): 277-325

quinta-feira, 13 de outubro de 2005

Cabanas de Viriato e a Casa do Passal


Urgente
Muito Urgente
Ó Gente do meu país, é um gasto simplesmente... o que custa, então.
Por favor............ salvem a memória de um povo.
Por favor ........... salvem a memória de uma Nação que também é/foi humana.

Angelina de Sousa Mendes nasceu em Beijós na Casa do Ribeiro, onde nasceram também os seus primeiros 2 filhos. Ela casou com o seu primo Aristides de Sousa Mendes e estava ao seu lado em Bordeaux e deu todo o seu apoio ao grande acto de consciencia que salvou milhares de refugiados.
http://www.vidaslusofonas.pt/sousa_mendes.htm
http://www.ebi-cabanas-viriato.rcts.pt/cabanas.html
http://www.ipv.pt/millenium/Millenium25/25_16.htm
http://www.soroptimist-israel.org/international/asm_testimonial.htm

http://www.aquitaine-portugal.com/asm/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aristides_de_Sousa_Mendes

http://www.jewishvirtuallibrary.org/jsource/biography/Mendes.html

http://www.sousamendes.com/paraamigos.htm

http://www.chabad.org.br/biblioteca/artigos/Aristides/home.html

Cabanas de Viriato dista 4 Km de Beijós.
Era uma das maiores aldeias de Portugal, ascendeu à categoria de Vila em 20 de Maio de 1993. Situada geograficamente em pleno Planalto Beirão, entre as Serras da Estrela e do Caramulo, no concelho de Carregal do Sal, dista 25 Km de Viseu e 50 Km de Coimbra.

  • O Dr. Aristides de Sousa Mendes, heroi nacional, foi Cônsul de Portugal em Bordéus, durante a Segunda Grande Guerra, onde desobedecendo a Salazar, passou mais de 30000 vistos, permitindo a fuga, de outras tantas pessoas, ao holocausto nazi. Em Cabanas de Viriato onde viveu com a mulher e seus 14 filhos mandou construir a Casa do Passal, o ex-Cônsul chegou a albergar muitas famílias de refugiados, às quais, em França, passara vistos para entrada em Portugal.
  • A casa do Cônsul encontra-se agora em ruína, tal como o seu dono fora abandonado pelas autoridades deste país, tendo morrido na miséria.

http://sopadenabos.blogspot.com/2005/11/aristides.html

Post scriptum: Aristides de Sousa Mendes

http://sweetdrcharlie.blogspot.com/2005/11/todos-juntos-por-aristides-de-sousa.html



http://perso.orange.fr/d-d.natanson/aristides_de_souza.htm

Póvoa Dão

ANTES



DEPOIS




Póvoa Dão é uma pequena aldeia no Distrito de Viseu, a 15 km de Beijós. A Póvoa Dão encontrava-se praticamente desabitada quando foi adquirida por um grupo económico com o fim de ser toda recuperada para o turismo de aldeia.
É bela.
vejam: http://www.povoadao.net/index.html

terça-feira, 11 de outubro de 2005

Portugal tem 4261 Freguesias

segunda-feira, 10 de outubro de 2005

Bandeira de Portugal



Após a instauração do regime republicano, um decreto da Assembleia Nacional constituinte datado de 19 de Junho de 1911, Publicado no Diário do Governo nº141, do mesmo ano, aprovou a Bandeira Nacional que substituiu a Bandeira da Monarquia Constitucional. Este decreto teve a sua regulamentação adequada, publicada no diário do Governo n.º 150 (decreto de 30 de Junho). A Bandeira Nacional é bipartida verticalmente em duas cores fundamentais, verde escuro e escarlate, ficando o verde do lado da tralha. Ao centro, e sobreposto à união das cores, tem o escudo das armas nacionais, orlado de branco e assentado sobre a esfera armilar manuelina, em amarelo e avivada de negro. O comprimento da bandeira é de vez e meia a altura da tralha. A divisória entre as duas cores fundamentais deve ser feita de modo que fiquem dois quintos do comprimento total ocupados pelo verde e os três quintos restantes pelo vermelho. O emblema central ocupa metade da altura da tralha, ficando equidistante das orlas superior e inferior.

http://www.mdn.gov.pt/Publicacoes/PDF_simbolos/bandeira_nacional.pdf

Hino Nacional de Portugal - A Portuguesa

Heróis do mar, nobre povo,
Nação valente, imortal,
Levantai hoje de novo
O esplendor de Portugal!
Entre as brumas da memória,
Ó Pátria, sente-se a voz
Dos teus egrégios avós,
Que há-de guiar-te à vitória!

Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,

Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!

domingo, 9 de outubro de 2005

Café?

http://www.cartoline.it/pics/scherzi_150404_01.swf

Autárquicas - 2005 - Eleições - 1

Autárquicas - 2005 - Câmara de Carregal do Sal
http://www.autarquicas.mj.pt/CM/D18/C02.html

Autárquicas - 2005 - Junta de Freguesia de Beijós
http://www.autarquicas.mj.pt/CM/D18/C02.html

Autárquicas - 2001

Autárquicas - 2001 - Câmara de Carregal do Sal
http://www.eleicoes.mj.pt/autarquicas01/D180000/C180200/180200_CM.html

Autárquicas - 2001 - Junta de Freguesia de Beijós
http://www.eleicoes.mj.pt/autarquicas01/D180000/C180200/F180201/180201_CM.html

Angola no Mundial 2006 de futebol, na Alemanha.

Angola qualificada pela primeira vez
Angola qualificou-se hoje para o campeonato do Mundo de futebol Alemanha2006, ao vencer o Ruanda, em Kigali, por 1-0, assegurando o primeiro lugar do grupo 4 de apuramento da zona africana. Em Luanda, milhares de pessoas saíram às ruas para celebrar.
Beijós XXI dá os parabéns a todo o povo angolano.

Portugal no Mundial 2006 de futebol, na Alemanha

Portugal garantiu hoje a presença no Mundial2006 de futebol, na Alemanha, ao vencer o Liechtenstein (2-1), em jogo realizado no Estádio Municipal de Aveiro.
Beijós XXI congratula-se e festeja juntamente com todos os portugueses.

sábado, 8 de outubro de 2005

Informações - Carregal do Sal - Beijós

Canas de Senhorim

Canas de Senhorim dista a 5 Km de Beijós. É uma agradável vila com uma excelente localização e magnifica vista para a montanha (Serra da Estrela), de alguns locais em Canas pode ver-se a Serra em todo o seu explendor.
Casa Abreu Madeira é uma majestosa unidade de Turismo de Habitação do século XVIII onde os convidados podem apreciar o delicioso vinho Dão.


In: http://www.solaresdeportugal.pt/PT/solar.php?casaid=69
Tipo: Casas Antigas de nível B
Proprietário: Maria Luísa Sampaio Abreu Madeira
Localização: Largo Abreu Madeira, 7, 3525 004 Canas de Senhorim
Contactos: Email AbreuMadeira@solaresdeportugal.pt
Alojamento: 1 alojamento(s) Duplo2 alojamento(s) Twin
Depois de percorrida uma longa estrada de pinheiros e mimosas, chegamos a uma vila da Beira Alta, chamada Canas de Senhorim. Eis o majestoso solar, construído no século XVIII. A criação de gado bovino e cavalar era antigamente o suporte financeiro de quem vivia nestas paragens. A decoração é imponente. Na entrada principal poderá ver duas magníficas carruagens. Ao centro, uma escadaria toda em pedra leva-o até às salas.
http://www.canasdesenhorim.com/index.php/index.php?option=com_zoom&Itemid=71&catid=1
http://canasesenhorins.blogspot.com/
http://www.bvcanas.com/

sexta-feira, 7 de outubro de 2005

Beijós - Carregal do Sal - Viseu




Heráldica
Fonte: Fisicohomepage

Distrito de Viseu e Concelho de Carregal do Sal



Concelhos do Distrito de Viseu
http://guiaviseu.com/Concelhos.asp



Caldas de SanGemil



Onde Comer e Dormir:
Pensão Restaurante Beira Dão
3460-160 Casdas de Sangemil
Tondela
Portugal

Tel: (351) 232 957 313 Fax: (351) 232 957 315

TM: 969 573 313 - 918 463 338

email: pensaobeiradao@iol.pt

site: http://beiradao.pt.vu


Sangemil é uma bela aldeia junto ao Rio Dão, dista a dois quilometros de Beijós. Sangemil pertence no entanto ao concelho de Tondela.

  • O nome São Gemil ou Sangemil deriva de Sangemiro, nobre de origem visigótica que teria sido senhor destas terras.Nesta localidade destacam-se a Casa dos Fidalgos de Sangemil e a Capela de Santo António.
  • É em Caldas de Sangemil que se encontram as nascentes que deram origem e fizeram desenvolver as termas, hoje frequentadas por muita população em busca de bem estar e do tratamento de algumas doenças.
  • Caldas de Sangemil Exemplares na reabilitação motora. O tratamento de reumatismo constitui o primeiro motivo de procura. Mas hoje, as Caldas de Sangemil registam uma forte adesão pela indicação terapéutica para as patologias múculo-esqueléticas e de artropatias. O mesmo é dizer que, esta instância termal marca a diferença das restantes termas espalhadas pelo distrito de Viseu, na recuperação de pacientes vítimas de acidentes de viação, de trabalho ou outros, através de exercícios realizados nas águas minerais das Caldas de Sangemil.
  • A sua praia fluvial é também local de atracção. Nesta localidade existe, ainda a capela da Senhora da Saúde.


Morada: Caldas de Sangemil - Lageosa do Dão
3460-160 TONDELA
Telefone: (+351) 232 672 460
Fax: (+351) 232 672 445

Indicações Terapêuticas: Doenças do aparelho respiratório,
Doenças reumáticas e
músculo-esqueléticas.
Época Termal: De 1 de Abril a 30 de Novembro

http://www.eb1-sangemil.rcts.pt/nossaterra.htm

Enciclopédia Wikipedia

http://en.wikipedia.org/wiki/Beij%c3%B3s

http://pt.wikipedia.org/wiki/Beij%c3%B3s

Quinta do Pombal


Estrada da Aguieira
BEIJÓS
3430-516 Carregal do Sal
Tel. 918 234 533
962 409 708




QUINTA do POMBAL
Em Beijós existe a Quinta do Pombal, uma bela quinta de 5ha pertença família Andrade, onde criam e ensinam cavalos.
Catarina Andrade e o seu irmão Nuno Andrade apaixonaram-se desde pequenos, pelos cavalos e aprenderam a arte da alta escola junto do seu Mestre Luís Valença. Catarina e Nuno têm-no acompanhado um pouco por toda a Europa e não só, fazendo parte da Royal Horse Gala, cujo espetáculo divulga a arte equestre Portuguesa e o cavalo Lusitano.No íntimo picadeiro da Quinta do Pombal há muita coisa para aprender, mas também há bastante a fazer para pessoas que não sabem montar ou ainda estão no início. Há uma burra e um pequeno pony para os mais novos, podem ainda passear por esta região verde numa charrete puxada pela pony Melanie e na época realizam-se espectáculos onde lhe demonstrarão os vários andamentos e qualidades do cavalo Lusitano, bem como a arte equestre Portuguesa.
fonte: http://www.quintadoriodao.com/port/out/horse3.html

quinta-feira, 6 de outubro de 2005

Pedreira de Canas de Senhorim


Sitios onde se refere Beijós

http://www.esev.ipv.pt/patrimonio/concurso-escola.ASP?CodEscola=188&CodElemento=63

http://search.geneanet.org/result.php3?lang=pt&name=&place=Beij%F3s&country=&source=&x=0&y=0

http://www.lusitania-adr.com/main/boletins1.html

http://www.quintadoriodao.com/port/out/horse.html

http://www.ipa.min-cultura.pt/pubs/RPA/v6n2/folder/275.pdf

http://viveiros-batista.planetaclix.pt/

http://www.fl.ul.pt/pessoais/smartinez/sm12.htm

http://www.ebi-cabanas-viriato.rcts.pt/8B/06.html

http://icm.crb.ucp.pt/site/custom/template/ucptplpopup.asp?sspageid=114&artigoID=520&lang=1

http://www.oblogdoalex.blogspot.com/2003_12_28_oblogdoalex_archive.html

http://mapadeportugal.net/localidade.asp?n=beijos&c=1802&t=gr

Mapa das Estradas Romanas na Lusitania - Beijós já estava no mapa

União Europeia - Agosto-2005 Há muito para recuperar

Beijós - lugar d'além ou guard'além

quarta-feira, 5 de outubro de 2005

O porquê do endereço do Blog

Este Blog nasceu como AntónioPovinho, em tenra idade passou a ser Beijós XXI.
Manteve o endereço inicial, porque não é admitido o caracter (ó), assim tivemos que optar, ou se mudava para (Beijos XXI) ou se mantinha, até ver....
Parece-nos que a ser feita a mudança acima indicada, o Blog corria sérios riscos de ser interpretado o conotado com uma outra coisa, não sendo de todo essa intenção.
enfim!

Mudança de nome do Blog

Por motivos nada óbvios, a gerencia resolveu renomear este Blog.
Sem mais, o AntónioPovinho passou à História.
Adeus.

Estrada Beijós - Penedo

terça-feira, 4 de outubro de 2005

Bandeiras


sábado, 1 de outubro de 2005

O cacto floriu


Eu AntónioPovinho me confesso

Eu AntónioPovinho, hoje, 01Out2005, neste Portugal, dou início à blogada, nunca dantes navegada.
Estas minhas humildes letras só a mim interessam, são confidenciais e portanto não devem ser lidas por si.
Caso, alguém, algum dia, as possa distraidamente ler, (...) não creio, (...) fica desde logo vinculado ao segredo de as ter lido sem autorização do autor, aqui confesso. Nunca, jamais alguém poderá afirmar que aqui lera algo, sem que incorra em PROCESSO mental culpabilizante.
ass. AntónioPovinho