Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

segunda-feira, 26 de dezembro de 2005

Beijós, momentos - 1


45 Beijos:

António disse...

muito boas

Anónimo disse...

Na foto de cima parece que estamos a ver Beijós á 500 anos atrás.
Muito boas fotos.

Anónimo disse...

Mais um dos belos recantos de Portugal...

Para quem ainda não conhece... apela, sem dúvida, a uma visita!

Parabéns!

António disse...

gavião
Bem vindo ao Beijós XXI
Manda Beijós a toda a Gente.

António disse...

Programa Polis, precisa-se...

Micas10 disse...

A foto de cima é da rua de São João, apesar de não se ver bem o redondo muito tradicional da casa à esquerda que deve ter séculos.
Alguém tem uma boa foto da Capela de Nossa Senhora das Areias ?
Vi recentemente uma aguarela muito bonita que eu gostava de ter na minha parede ...
Quem está sepultado na Capela do Lugar d'Além ?
Porque é que alcatroaram aquele caminho debaixo do arco no Lugar d'Além que tinha lages milenares tipo Bracara Augusta ? Alguém tem fotos do piso original ?

beijokense disse...

Para já, só posso responder à penúltima pergunta: influências do Al Catrone

Anónimo disse...

porque é que dizem foto de cima...
poxa...
eu vejo uma ao lado da outra..
ou a outra ao lado da uma...
assim é dificil, caramba...

Anónimo disse...

essas fotos devem valer uma pipa,
vão valorizar o Beijós XXI...
ainda não é hoje que digo o três do leilão do Post de 27DEC2005, "BlogShares - Beijós XXI" que raio de título.

AMSantos disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
AMSantos disse...

Micas10, Publicarei na próxima segunda feira uma bela foto da Capela de Nossa Senhora das Areias.

Em relação a terem alcatroado aquele caminho debaixo do arco no Lugar d'Além que tinha lages milenares tipo Bracara Augusta, também achei que foi mais um atentado contra aquilo que deveriamos respeitar. Só espero que não tenham partido as pedras para colocar o alcatrão.
Deveriamos fazer um abaixo assinado, para exigir a retirada do alcatrão.

DESENVOLVIMENTO SIM, MAS NÃO DEVASSANDO O PATRIMÓNIO QUE É DE TODOS.

AMSantos disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
AMSantos disse...

ANTÓNIO, aproveitamos o dinheiro do programa polis para construir um estádio, depois se restar algum, porque não, alcatroar todos esses belos caminhos centenários ladeados com belos muros de pedra musgada. Até o iteiro dos castelos ficava mais bonito com uma cobertura em alcatrão.

beijokense disse...

Há interesses contraditórios que (não) são geridos de(s)acordo com os valores sociais dominantes.
A lápide da Albura fazia parte de um muro que sustentava uma quelha (agora está num museu). A Capela de N. Sª das Areias já não era necessária para rezar, era mais necessária para guardar batatas. A Capela da casa do sr. Arnaldo virou oficina de serralharia. O dito caminho seria incómodo para os moradores, é bem mais cómodo alcatroado... quem é que tem a autoridade para decidir o que está certo e o que está errado?

Micas10 disse...

Esse Al Catrone também é de cá ?
Conciliar os diversos interesses públicos, como a história e o progresso, é o que nós pagamos aos politicos para fazerem. Como vamos fazendo na nossa vida privada, dando uma no cravo outra na ferradura. Valia a pena discutir melhor as coisas...

beijokense disse...

Ó Micas10, o Al Catrone é omnipresente, é o mesmo que vai pavimentar as pistas da Ota e o caminho do Pisqueiro. Felizmente, vê-se pouco por aqui em Tokelau.
A minha visão sobre "Conciliar os diversos interesses públicos": nomeia-se uma comissão para estudar, a qual contrata consultores que produzem inúmeros estudos, cenários e previsões; adia-se a decisão, nomeia-se mais uma comissão, contrata-se mais uns consultores, até haver conclusões para todos os gostos. Decide-se em função do interesse privado com lobby mais eficaz. Independentemente do bem público, há alguém que ganha sempre (pelo menos quando lhes pagam): os consultores :)

Anónimo disse...

quando for grande quero ser...
consultor.

Anónimo disse...

Estao sepultados na capela da Sehora das Areias.Na sepultura da esquerda, foi seultado Joao da Veiga, que foi guarda mor na cidade de Ceuta, apos a conquista.
Na outra foi sepultado Don Joao de Ornelas, que foi abade no musteiro de Alcobaca, e, que comandou um terco de mil soldados na batalha de Ajubarrota.

beijokense disse...

imigrante, podes revelar a fonte dessas informações?
Feliz 2006.

Anónimo disse...

Capela informacao:A sepultura da esquerda,SEPULTURA A JOAO DA VEIGA A MANDO DE JOAO DE ORNELAS E GAMBOA FIDLAGO DA CASA DE SUA MAGESTADE DA PROFESSA ORDEM DO SANTO SEPULCRO.
A outra:SEPULTURA DO DOM JOAO DORNELAS E GAMBOA FIDALGO DA CASA DE SUA MAGESTADE CAVALEIRO DA ORDEM DOS PREGADORES, EA. DEBITO MINISTERII PASTORALIS QUE TEM PODER ILIMITADO POR DEUS DESCANSA EM PAZ AMEN.ISTO E O QUE NOS AS PEDRAS DAS SEPULTURAS.
O restante consultar a grande enciclopedia portuguesa, bem assim as armas riais da capela.
Se fore necessario mais informacoes istou ao dispor.

Micas10 disse...

Sim, sim, diz mais !
Então não havia alguém ligada à casa do Infante Dom Henrigue, Duque de Viseu, o Navegador, seputaado na capela da Senhora das Areias ? Qual são as datas ? Ainda se faz a procissão a esta capela, ainda me lembro de ela ser aberta mas agora deve estar esvaziada...

Micas10 disse...

Andam aqui uns tantos Ornelas à procura de primos. Benvindos a Beijós XXI
http://genforum.genealogy.com/ornellas/index.html#31

Anónimo disse...

Sim e possivel, somos um cruzamneto de racas.O que nos dizem as sepulturas. Na da esquerda:SBAIOADAVEIGAAMONDDIOAODODORNELASEGANIBoAFIDALGODACAZADSMAGDEPHVNOSS.
A outra: SDODOKIOAODORNELASEGAMBEAFDALGODCAZADESMCDCAVVLRoPROFESSODAORDEMEXPoPEDETODOSOETODOSOSQVELEREMHPNRVIESCNIPACEAMEN
Se te for possivel destroca la isso a tua maneira. Talves nao saibas que o pai do Abade Ornelas foi PEDRO FERNANDES E OS FERNANDES AINDA EXITEM EM BEIJOS.NAO SOU ORNELAS NEM FERNANDES MAS NASCI EM BEIJOS

Anónimo disse...

SBAIOAADAVEIGAMONDDIOAODODORNELASEGANIBoAFIDALGODACAZADSMAGDEPHVNOSS.

SDODOKIOAODORNELASEGAMBAFIDALGODACAZADESMGDCAVALRoPROFESODAORDEMEXPoPEDEATODOSOEATODOSOSQVELEREMHPNREVIESCNIPACEAMEN.Se quiseres conferir pede a Sr.Isabel, decerto que nao recusara.

Anónimo disse...

SBAIOAADAVEIGAMONDDIOAODODORNELASEGANIBoAFIDALGODACAZADSMAGDEPHVNOSS.

SDODOKIOAODORNELASEGAMBAFIDALGODACAZADESMGDCAVALRoPROFESODAORDEMEXPoPEDEATODOSOEATODOSOSQVELEREMHPNREVIESCNIPACEAMEN.Se quiseres conferir pede a Sr.Isabel, decerto que nao recusara.

António disse...

estas informações são fantásticas.
Obrigado Imigrante.

Anónimo disse...

Enviei por correio uma foto da capela, para ser colocada logo que chegue ao seu destino, outra de um Sr. ja falecido, nao sendo de beijos dedicou grande parte da sua vida, em Beijos. Outra que merece fazer parte das fotos,talves alguem diga quantos anos terao,ou melhor a quantos elas foram ali colocadas.

Anónimo disse...

10MICAS; VASCO ANE DA COSTA, AVO DE JOAO VAZ DA COSTA. QUE FOI PORTEIRO-MOR DO 1o DUQUE DE ,VISEU
D.FERNANDO (FILHO DE D.DUARTE E PAI DO FUTURO REI D. MANUEL) DEPOIS, SUCESSIVAMENTE, DONATARIO DA PARTE MERIDIONAL DA ILHA TERCEIRA.RECEBEU O APELIDO DE "CORTE REAL" POR TRABALHAR NA COURTE.
OS COSTAS TAMBEM EXISTEM EM BEIJOS
DE CERTO QUE ESTES NOMES PASSARAM DE GERACAO EM GERACAO. PARA MELHOR
CONSULTAR O BRAZAO DA QUINTA DO Sr. BERNARDINO. AI ENCONTRARAS COSTAS, CABRAIS, CORREIAS E CASTELOS BRANCOS.
O IMIGRANTE. FELIZ NOVO ANO 2006

beijokense disse...

Corrigi o link da foto do Lugar d'Além, agora já se pode ver no tamanho original, é só clicar :)

Anónimo disse...

As procissoes hoje ficam caras.
E com sermao mais complicadas se tornam. Acabaram-se, as dificuldades financeiras existem em todas atividades comerciais e industriais.Alias perderam todo interesse quando venderam o diabo, calcado a pes pelo Sao Miguel. Bem
o altar em talha. Embora crianca ainda me lembra da sua existencia,
an capela da Senhora das Areias

Micas10 disse...

Existem algumas familias com o Ornelas, Gamboas ou Veigas em Beijós hoje em dia ? Parece que o Presidente do Brasil chamava-se Getulio Ornelas Vargas. E Costa Cabral também é um nome muito conhecido no Brasil.
Era o Infante D. Fernando ou irmão D. Henrique o primeiro Duque de Viseu ?

beijokense disse...

Vasco Anes da Costa era de Tavira. Os seus descendentes navegadores Cortes-Reais terão chegado à Nova Inglaterra antes da descoberta oficial da terra que foi chamada de América, mas nada me leva a crer que tenham qualquer ligação a Beijós. A única fonte que o refere é o livro de H. Cunha Marques, que diz «segundo nos foi informado, no local, por um venerável ancião, [a capela] teria sido construída e pertença dos Cortes-Reais».
Pode ter sido pertença de algum descendente dessa família, mas construída por eles não é possível.

Anónimo disse...

Na 2 foto há uma diferença para a actualidade, qual è?

Anónimo disse...

A capela provavelmente foi construida, por volta do segundo quarto do Seculo xv.E, mandada construir por Pedro Fernandes.Em Beijos, temos a Rua da Torre,sem Torre, o Outeiro dos Castelos, sem Castelos, o Outeiro da Cadina, sem Cadina, o Largo do Val-da-Loba, sem Loba, o Val da bica, sem Bica. o largo Areal, sem areia.E, a Capela da Senhora das Areias,sem senhora la dentro.E os Cortes Reais.
Sao lendas que chegarao aos nossos dias .

beijokense disse...

:)

Mas o Outeiro teve mesmo Castro(elo). Disso já se deu conta aqui no blog em Outubro
http://antoniopovinho.blogspot.com/2005/10/iteiro.html

beijokense disse...

Quem foi esse Pedro Fernandes?

Anónimo disse...

To: beijokense herdastes o teu "nick name" de Beijos.Conheci o Sr. Felipe, que era conhecido por o Felipe do Pedro.Pedro Fernandes foi o pai do Sr. Felipe Fernandes. Os nomes e apelidos acompanham-nos pela vida fora. de certo que esta familia descende, desse Pedro Fernandes,que viveu a cerca de 500 anos em Beijos, deixou descendentes quando nao fosse mais nalguma das criadas.Nao me refiro ao pai do Sr.Felipe, mas ao vigecimo quinto avoengo desse Sr.Tem mais mas eu nao gosto de ser macador. Prefiro e ate estes apontamentos dao-me certo intersse,pois que estou mais tempo neste computas,e assim que eu vou aprendendo a trabalhar com este gajo.

beijokense disse...

OK
Um abraço e boa aprendizagem computística.

Anónimo disse...

Por esquecimento ou descuido, pois que estou fora dessa pitoresca aldeia.
Nao falei da Capela da Senhora das Necessidades. A imagen e o pouco retabulo que la existia, tambem deu a sola, alias, sempre rederam algumas patacas. Eram negocios privados. E a necessidade a tudo isso nos obriga.

beijokense disse...

De que Necessidades tratava essa Senhora?

Anónimo disse...

Beijokense:Outeiro do Castelo-Trata-se de um povoado do bronze final.Localizado junto a povoacao que e sede de freguesia de Beijos,e
encontra-s enquadrade na confluencia da ribeira de Travassos
com a de Beijos, como tendo constituido um abitate do tipo dos detetados e escavados no cabeco do crasto de S.Romao,Senhora da Guia de Baioes e santa Luzia de Viseu. Tem sido objecto de intervencao arquiologica. Tirado dos meus apontamentos.
Quanto a Senhora das Necessidades.Era um negocio privado,tentaram fazer querer que
ela resolvia todas necessidades possiveis e imaginarias.
Mas,apareceu outra la para os lados
de Vila Nova de Ourem,e estragou o negocio,a essa e a muitas disperssas, por todo pais.

beijokense disse...

Ainda bem, porque essa de Ourém (já não é Ourém, conquistaram a independência) tem uma inclinação especial por Portugal. Além de nos ter safado da 2ª Guerra, deu-nos uma das poucas marcas conhecidas globalmente e um local de grande atracção turística. O marketing tem sido muito eficaz e as tentativas de atentado ao Papa Beato, com a Senhora pelo meio, foram o elemento diferenciador que faltava para consolidar a imagem. Pena foi o Espírito Santo não ter designado D. Policarpo na sucessão :(
Como cidadão, espero que o negócio continue a frutificar, é muito bom para Portugal. Só estou um pouquito preocupado em saber se eles pagam impostos como eu ou se têm benefícios fiscais, justificados, bem entendido, pelo efeito multiplicador na economia nacional.

Anónimo disse...

Sim: Mas o certo, suponho que nunca investiram ou mandaram construir la uma universsidade.
Ja vi misera em Portugal, mas foi a volta dessa senhora, que eu vi a maior miseria mental.Quanto a inpostos, eu pago uma boa fatia. Como deves saber,esses negocios sao isentos, e, ainda recebem um sobcidio anual,
de cerca de 50 milhoes de Euros.E o que dizem alguns jornais.
Para melhor conforto, deles na vida.Mas, como todo mundo paga. Deixa correr.

beijokense disse...

Leia neste post a verdadeira identidade dos sepultados na capela, assim como a sua origem.

Micas10 disse...

Há Gamboas nas Filipinas, serão descendentes de beijosenses que terão viajado com Fernão de Magalhães, a.k.a. Magellan?

Enviar um comentário