Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

D. Afonso Henriques, 1º Rei de Portugal nasceu em Viseu há 900 anos


«O professor da Universidade Nova de Lisboa e comissário das comemorações dos 900 anos do nascimento de D. Afonso Henriques, afirmou, em Viseu, que ‘se há cidade que prova o nascimento de D. Afonso Henriques é Viseu’. (...)
O Presidente da República aceitou o convite para presidir à Comissão de Honra das comemorações, em Viseu, dos 900 anos do nascimento de D. Afonso Henriques.





O presidente da autarquia viseense realçou, a propósito, que a posição do Presidente da República vai de encontro à da autarquia e que é a de não entrar ‘em polémicas, nem em disputas’. Fernando Ruas disse que ‘o Presidente da República faz como nós (autarquia) temos feito: não se atravessa à frente daquilo que são as conclusões dos academistas’.






Neste momento, tudo joga a favor de Viseu, sobretudo a partir de documentos que adiantam: ‘D. Afonso Henriques nasceu em Viseu. Agosto (no dia 5 ou 6) de 1109. O vereador da Cultura, José Moreira, disse que a cidade ganhou ‘um filho por força da investigação séria e honesta’ e do qual ‘os viseenses se devem orgulhar’.»

Fonte do texto: Diário da Guarda






No Palácio do Gelo em Viseu, o Beijós XXI foi encontrar o Presidente da Câmara, Dr. Fernando Ruas e outras personalidades que inauguraram um espaço dedicado à memória dos 900 anos do nascimento de D. Afonso Henriques, 1º Rei de Portugal.








Viseu ganhou mais um filho da terra, por força da investigação histórica.


1 Beijos:

CRISTINA disse...

EU ESTIVE LÁ ONTEM E ATÉ COMPREI UMS FOLHETOS E UMAS CARTAS COMEMORATIVAS COMO LEMBRANÇA.
OBRIGADA AFONSO, TU E OS TEUS AMIGOS SÃO OS MAIORES!
BEM SEI QUE COM ESTA CRISE...SE FOSSEMOS ESPANHÓIS NÃO SERIA PIOR..MAS TU NÃO SABIAS!
E OS CONFLITOS DE GERAÇÕES(FILHO/MÃE, NESTE CASO) NEM SEMPRE TÊM O DESFECHO MAIS FELIZ...PRONTO...ESTÁS PERDOADO!

Enviar um comentário