Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Institutoptico ensina crianças a cuidar da visão

«Saúde Visual assinala Dia Mundial da Criança no Estoril
 
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança, o Institutoptico, associando-se à Feira da Criança, promove, nos dias 30 e 31 de Maio e 1 de Junho, no Parque Fiartil, no Estoril, acções de sensibilização e aconselhamento sobre formas de preservar a saúde ocular a partir da infância.
 
Durante 3 dias, o Institutoptico realiza múltiplas actividades dirigidas aos mais pequenos, conjugando o entretenimento e diversão à aprendizagem dos cuidados a ter com os olhos.
 
Como forma de sensibilização, o grupo de ópticos prom
ove também um workshop subordinado ao tema “Saúde Visual e importância da protecção solar”. Es
ta acção será dirigida, em especial, aos pais e educadores de infância alertando-os para a importância do processo visual das crianças em aprendizagem. O workshop decorre no Centro de Congressos do Estoril, dia 29 de Maio, pelas 11 horas.
 
Nas crianças o rastreio visual é imprescindível. Estima-se que cerca de 5% a 10% das crianças em idade pré-escolar e cerca de 25% das crianças em idade escolar tenham problemas visuais. Estes, se não foram diagnosticados numa fase precoce, tendem a desenvolver-se de forma, por vezes, irreversível, afectando a aprendizagem, a integração escolar e até mesmo o comportamento da criança.
 
Recomenda-se que a partir dos 2 anos de idade os pais levem as crianças a fazer exames oftalmológicos. Em idade escolar, o acompanhamento deve ser feito de 2 em 2 anos.
 
A criança poderá indicar problemas visuais se:
- se aproxima excessivamente da televisão ou dos livros;
- pisca, esfrega ou franze os olhos quando está a fixar;
- inclina a cabeça quando quer ver melhor;
- há historial familiar de problemas oculares.»
 
Fonte: UMIC

Notícia enviada por Francisco

Foto de arquivo do Beijós XXI

3 Beijos:

Blogs de Mayores disse...

Desde el blog en apoyo al “Premio Maria Amelia López Soliño” a la mejor bitácora escrita por una persona de la tercera edad, te agradecemos el cariñoso comentario de condolencia dejado en su blog y te animamos a estimular a los más mayores a seguir su ejemplo.

Un saludo afectuoso.

Anónimo disse...

Uma parceria Institutoptico e J P Sá Couto

António disse...

Premio Maria Amelia López Soliño”
Bem-vinda ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.

Enviar um comentário