Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Placas toponímicas para cegos

«A Câmara de Lisboa está a estudar com a associação que representa os invisuais (ACAPO) que locais poderão receber placas toponímicas com informação em braille, texto em relevo e um sistema áudio, um projecto que será divulgado no estrangeiro.


Segundo o director técnico da empresa Electrosertec e autor do «Street», Aquilino Rodrigues, a ideia partiu de um pedido da autarquia para criar placas com o sistema de leitura utilizado pelos invisuais, mas acabou por motivar a construção de um modelo inédito no país.
(...)

Além do braille, a placa concebida pela empresa tem texto ampliado, em relevo e cores fortes, para quem não conhece aquele sistema específico, e um dispositivo com uma gravação, através da qual as pessoas invisuais ou com baixa visão (grupo que representa 80 por cento das pessoas com deficiência visual) poderão ouvir o nome da rua, os números das portas e os serviços ali disponíveis, como lojas, restaurantes, hospitais, transportes, bancos ou museus.

Para que o transeunte identifique a localização da placa, deverá transportar um sensor do tamanho de um porta-chaves, que vibrará e poderá emitir um sinal sonoro sempre que a pessoa se aproximar da estrutura e dispõe de um botão que activará o sistema áudio.

A estrutura, semelhante às placas de pedra assentes num pé próprio, fica ao nível dos olhos, num altura compreendida entre 1,20 e 1,50 metros.

(...)

A impossibilidade de estender o «Street» a toda a capital é confirmada pelo vereador responsável pela Toponímia na Câmara de Lisboa, José Cardoso da Silva:
«Não temos capacidade para fazer isso em toda a cidade de Lisboa, mas temos de começar em algum sítio».

O autarca adiantou que o executivo está a estudar os circuitos «mais convenientes» com a ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, mas admitiu não ter ideia de quando o projecto poderá ser concretizado.»


Fonte: SOL

Notícia enviada por Francisco


**

Lembramos às empresas interessadas em Patrocinar o Beijós XXI que no próximo dia 15 de Abril será reestruturada a banda da publicidade aos Patrocinadores, obrigado.

0 Beijos:

Enviar um comentário