Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

terça-feira, 7 de abril de 2009

Passadeiras sobre-elevadas em Beijós



Beijós está de parabéns, pois ganhou ruas com piso óptimo, os passeios estão no bom caminho.











E as passadeiras sobre-elevadas cumprem a sua missão de reduzir a velocidade do tráfego automóvel, suavemente, sem barulho, sem estremecer as casas antigas e sem danificar os veículos. E diga-se, muito bem sinalizadas, pois o xadrez identifica-as como passadeiras
sobre-elevadas.

14 Beijos:

Beirão disse...

Ora aqui está uma boa notícia, para os peões beijosenses.

Pintor disse...

Finalmente as passadeiras sobreelevadas; a da fotografia deveria, no entanto ter ficado centrada com a saida da escola e com a guarda lá existente, evitando correrias de atravessamento dos alunos. Já agora, quanto à pintura do eixo da estrada,(que, aliás, não está de acordo com as regras oficiais em vigor: eixo com largura 12 cm; guias laterais com 15 cm; no caso temos tudo igual), será que completaram os tracejados ao lado do eixo que estavam em falta, pelo menos no entroncamento dos Pardieiros e no acesso à Rua do Pisão. É que a sua falta impossibilita (ou impossibilitava) virar à esquerda, dos Pardieiros para Beijós e de Beijós para a Rua do Pisão ...

Anónimo disse...

Tanta coisa com os tracejados para virar á esquerda, se visse bem de Beijós a Cabanas na Sexta Feira apenas estava de um lado era fácil constatar que ainda faltava o outro lado que ficou pronto na 2ª.

beijokense disse...

Ao contrário do Pintor, eu não andei a verificar nem a medir os traços, mas tenho um grave reparo a fazer: não compreendo como não existe uma passadeira na zona do Minimercado Peixeira / Casa da Central.

É um dos troços da Abade Pais Pinto com maior número de atravessamentos diários, se não mesmo o mais atravessado. Note-se que, segundo o Código da Estrada, «Os peões só podem atravessar a faixa de rodagem nas passagens especialmente sinalizadas para esse efeito ou, quando nenhuma exista a uma distância inferior a 50 m, perpendicularmente ao eixo da faixa de rodagem. Deste modo, estão desresponsabilizados os condutores que atropelem qualquer peão entre a passadeira junto à casa do António Filipe e a passadeira junto à tilieira.

Se alguém me quiser sugerir o que, enquanto cidadão, posso fazer para alertar quem de direito para emendar este grave erro, fico bastante grato.

Beirão disse...

Há três passadeiras sobre-elevadas novas, uma em frente à escola, outra junto à caixa de multibanco e finalmente outra após a casa de António Filipe a caminho do Guard'Além.
Julgo que a passadeira junto ao restaurante "O Beijós" também era mais útil sobre-elevada.

Beirão disse...

Estou de acordo com o Pintor, principalmente no que diz respeito à localização da passadeira junto à Escola, devia ter ficado centrada com o portão e ser mais larga, por forma a que quer as crianças que pretendem descer a rua quer as pretendem subir a rua pudessem atravessar na passadeira em segurança.
Assim, o mais provável é que as crianças que saiam da Escola com intenção de descer a rua não passem na passadeira de peões, pondo a sua vida em risco, para mais com uma passadeira a menos de 50m.

Anónimo disse...

Ou eu vejo mal ou se fosse centrada com o portão iam bater á grade de proteção.

Beirão disse...

Ó Anónimo, a grade de protecção é mais pequena do que a passadeira.
A grade de protecção é para impedir que as crianças saiam do portão da escola a correr e atravessem a rua sem olhar.
Com a passadeira em frente ao protão da escola, quer as crianças contornassem a grade pela direita quer fossem pela esquerda, passariam a rua na passadeira.

Assim, se as crianças, à saída, contornarem a grade de protecção pela direita e quiserem atravessar a rua, passam fora da passadeira.

Já vês melhor?

Pintor disse...

O efeito é mesmo esse: a grade em frente da passadeira destina-se o obrigar as crianças a atravessar sem correr, pois devem contorná-la. Em alguns locais, onde há espaço, as grades são duplas e colocadas paralelamente e desfasadas, com uma pequena sobreposição na zona central, formando como que um "corredor" de passagem, sendo a forma mais eficaz de evitar correrias. Nestas situações também se aplica, para bem das nossas ciranças, e não só, o lema: "antes de atravessar pare, escute e olhe".
Boa Páscoa, com travessias em segurança

hawk76 disse...

As passadeiras não são só para as crianças.

Façam a mesma experiência da Grade, mas com cadeiras de rodas ou carrinhos de bebé.

Beirão disse...

É Pena que em frente da casa da D. Gracinda o passeio só tenha um palmo.

hawk76 disse...

Pois, de facto é pena....
A solução seria alinhar o muro com os demais.

Solicitador Mor disse...

O Presidente da Câmara veio no Todo o Terreno ver as obras.

Pena que, antes de fazer uma estrada tão bonita, não tivesse providenciado o saneamento básico para metade da população beijosense em falta.

Dizem as más línguas que o saneamento básico é uma obra imprescindível, mas não se vê!

Micas10 disse...

A passadeira sobre-elevada obriga mesmo os carros a abrandarem, já não fazem estremecer as paredes.
Em termos legais, acho que a passadeira "vale" alguns metros antes e depois

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