Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sábado, 11 de abril de 2009

Educação Especial, Concurso tira 2572 professores

«A Federação Nacional de Professores (Fenprof) considera que, ao longo dos últimos 3 anos, houve um claro desinvestimento na educação especial, como se as Necessidades Educativas Especiais (NEE) se esgotassem apenas na deficiência.

Com a publicação do Decreto de lei n.º3, de 7 de Janeiro de 2008, o Ministério da Educação adoptou a CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde ) como um novo conceito de avaliação das necessidades educativas especiais. Contudo, o facto desse conceito ser definido exclusivamente de acordo com critérios clínicos, faz com que “milhares de alunos com NEE não tenham acompanhamento”, garante Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof.
De acordo com o dirigente, “poupar nas crianças e jovens com necessidades educativas especiais é quase criminoso”.

Assim, a “CIF veio reduzir, limitar os alunos com necessidades especiais”.

Uma das críticas da Fenprof diz respeito ao concurso de docentes de educação especial.

Actualmente existem, na área da educação especial, 787 vagas para o grupo da deficiência mental, motora e intervenção precoce, 7 para as deficiências auditivas e problemas graves de comunicação, e 36 para o grupo das deficiências visuais e baixa visão. Segundo os dados do Ministério da Educação, há 5557 docentes em funções de educação especial. Contudo, o número de vagas não tem em conta as reais necessidades educativas especiais, fazendo com que “haja um corte de 2572 docentes na Educação Especial, o que é uma fatalidade”, segundo Mário Nogueira. “Aquilo que se está a fazer em Portugal, para além de não ser justo e de ser reprovável, é tentar poupar dinheiro à custa da educação inclusiva”.

Desta forma, para o dirigente, “o concurso de professores vem comprovar que os três anos em que não houve concurso tiveram um objectivo apenas: aprovar medidas e ter tempo para este ano reduzir milhares de lugares”.
(...)»


Fonte: Correio da Manhã

Notícia enviada por Francisco

1 Beijos:

meli disse...

ola, eu sou uma estudante de pedagogia para criancas com deficiencias mentais da alemanha. estou com vontade de fazer um estagio numa escola especial em maputo.
alguem podia me ajudar de entrar em contacto com uma escola assim, por favor?
por favor manda um e-mail para mim: die_meli@gmx.de
obrigada!

Enviar um comentário