Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

domingo, 1 de março de 2009

Passaporte dos "Estados Unidos do Brazil" - 1902

«REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRAZIL


PASSAPORTE

O Doutor Edmundo Munir Barreto, Chefe da Polícia da Capital Federal, concede passaporte a José Marques Caldeira, brasileiro naturalizado, de 34 annos de idade, natural de Portugal, profissão de negociante para a Europa, levando em sua companhia sua esposa Anna Castello Branco Caldeira, brasileira.

Secretaria de Polícia do Distrito Federal, aos 16 dias do mez de Junho do anno 1902»








Imagem do documento gentilmente cedida por:
Victor Nunes

2 Beijos:

Beirão disse...

Dona Anna Castello Branco Caldeira era sobrinha do Abade Arcipreste.
Dona Anna Caldeira regressou a Beijós por insistência de seu tio o Abade Arcipreste o qual era grande proprietário em Beijós morava na casa que é hoje pertença do Dr. António Costa Abrantes.
O Abade Arcipreste para convencer a sua sobrinha a trocar o "Brazil" por Beijós, iniciou a construção de uma casa na Rua da Igreja, casa que viria a pertencer a António Rodrigues Nunes, que hoje, já recuperada pertence a Lucília,emigrante nos EUA, filha de Fernando Moreira (Samarreiro) já falecido e de Guida.

Carlos Peixeira Marques disse...

Nos tempos que correm parece que há tios que se valem dos lugares ocupados pelos sobrinhos, mas é bastante mais comum que sejam os sobrinhos a beneficiar da posição alcançada pelos tios.
Para não fugir à regra, uns sobrinhos mais do que outros :) Neste caso, o grande beneficiário da "fortuna" acumulada pelo arcipreste foi o Dr. Deusdado, que era duplamente seu sobrinho-neto. O sr. Caldeira e, por tabela, o sr. Nunes, também não tiveram razões de queixa.

Enviar um comentário