Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Mentiras & Contradições

Comecemos pelas contradições
Na sequência de um post que publiquei no passado Outubro, volto ao tema da utilização da net por crianças e de como ela é encarada pelos pais. Tudo porque se diz que hoje é o Dia Europeu da Internet Segura e vários jornais dedicam um considerável espaço ao assunto.

Por exemplo, o Público apresenta desta forma os resultados do Eurobarómetro, numa entrevista a Cristina Ponte: «“Há uma contradição no Eurobarómetro: os pais que dizem que fazem pouco uso da Internet [só 32 por cento dos pais portugueses usam a web pelo menos uma vez por dia, quando a média da UE é de 54 por cento] e ao mesmo tempo aparecem em primeiro lugar a nível europeu como os que mais controlam [30 por cento dizem estar sempre ao lado dos filhos na net; a média europeia é de 13 por cento] e que vêem os históricos e e-mail [35 por cento garantem fazê-lo, em contraste com a média europeia de 22 por cento]”.»

Relacionando estes resultados com os que mencionei no post de Outubro e com as estatísticas sobre a utilização de meios de informação e comunicação, arrisco-me a especular que os pais portugueses (tal como os 'chefes' portugueses em geral) querem é controlar o que não dominam. Não tarda, vão adaptar a brilhante ideia do Governo de chipar matrículas e vão também chipar os petizes que deixam na escola durante 12 horas por dia. Enquanto não, vão-se entreter a ver os filmes do recreio.

Desculpem a presunção, mas há pelo menos duas coisas que alguns pais precisam de aprender: 1) informática; 2) a história do nazismo.

E agora vamos a uma grande mentira
Porque o tema é o mesmo, não posso deixar de fazer referência a uma "notícia" da Lusa que nem a melhor propaganda de Salazar seria capaz de criar: «Portugal tem taxas de acesso à Internet superiores à média da União Europeia». Afinal, vai-se a ver e «87 por cento dos portugueses com o secundário completo utilizam a Internet, sendo os quintos da União Europeia que mais acedem a esta tecnologia». Então e a central de propaganda não se dá ao trabalho de consultar quantos são os portugueses com o secundário completo?
É que a verdade é esta - há quatro países da UE atrás de Portugal na utilização da Internet: Roménia, Bulgária, Grécia e Chipre. 42% dos portugueses usam net, face a uma média de 61% na UE27. A Lusa conseguir transformar isto naquele título... leva-me, de novo, à história do nazismo!

1 Beijos:

Ché.76 disse...

Como é que a maioria dos pais vai controlar a INTERNET dos filhos se percebem mt menos do que os filhos?
Uma das grandes diferenças do acesso á internet é as assimetrias entre o Litoral e o Interior.
Depois o resto é a máquina da propaganda.

Enviar um comentário