Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

domingo, 11 de janeiro de 2009

Portal municipal faz sondagem sobre criação de sítio Sousa Mendes

O munícipio de Carregal do Sal é a terra ancetral de Aristides e Angelina de Sousa Mendes. A familia Sousa Mendes Beijé oriunda de Beijós e a Casa do Passal onde moraram está localizada em Cabanas de Viriato, onde se espera um dia ver um Centro de Memória recordando o Acto de Consciência de Sousa Mendes.

Está decorrer no portal municipal Internet de Carregal do Sal na Internet http://www.cm-csal.pt/, a seguinte sondagem:
Concorda com a criação de um sítio sobre Aristides de Sousa Mendes?
1. Não
2. Sim, no sítio da autarquia/município, http://www.cm-casl.pt/
3. Criação de sítio próprio.

Para votar, favor dirija-se aqui

Recordem-se os principais sítios na Internet dedicados a divulgar o Acto de Consciência de Aristides de Sousa Mendes:

Comité Aristides de Sousa Mendes, Bordeaux, em francês e inglês, http://www.sousamendes.com/

Fundação Aristides de Sousa Mendes, Lisboa, vários idiomas, http://www.aristidesdesousamendes.web.pt/

Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes, português, http://mvasm.sapo.pt/

Amigos de Aristides e Angelina de Sousa Mendes, português, e parcialmente em inglês

6 Beijos:

Anónimo disse...

Seria importante o munícipio criar uma secção no portal municipal sobre Aristides de Sousa Mendes, sobretudo para permitir acompanhar o que se vai fazendo a favor da criação do museu e centro de memória na Casa do Passal.
Seria bom ter mais informação em vários idiomas sobre as ligações de Aristides e Angelina e suas terras natais.
A Câmara Municipal é representada no Conselho da Administração da Fundação Sousa Mendes pelo Presidente da Câmara.

beijokense disse...

"está a decorrer"... sim, já tinha dado conta. A minha memória para essas coisas não é muito boa, mas creio que essa votação já está online desde 2007!!! Nem se pode dizer que seja uma votação, já faz parte da mobília :)

Anónimo disse...

Mais valia então o a Câmara colocar os links acima no seu portal e divulgar as actividades autárquicas, se as houver

Anónimo disse...

Os autores morais e materiais desta sondagem pensam que as pessoas do município ( ou a quem se dirige a sondagem) são mais atrasadas e conservadoras do que realmente são.

Se para construir um simples site sobre Sousa Mendes é preciso, primeiro, fazer uma sondagem então, para construir, em Cabanas de Viriato, um Centro de Documentação sobre Sousa Mendes ou reconstruir a Casa do Passal, propriedade da Fundação Sousa Mendes (e cujo estado de completa ruina a muita e boa gente envergonha), para isso serão precisos, pelo menos, uns 10 referendos nacionais, 10 pareceres do Tribunal Constitucional, 10 pareceres do Tribunal de Contas, 100 missas e 20 idas a pé, a Fátima.

Mesmo sendo uma sondagem já “velha” isso só prova que, em C. do Sal, há gente muito voluntariosa e democrática.

beijokense disse...

Vi no AAASM que estão a pensar pedir a quem de direito para que a 3ª ponte de Lisboa se chame ASM. Como não dá jeito comentar lá, venho comentar aqui.
À 1.ª ponte deram o nome de Salazar, que ficou em 1.º lugar no infame concurso da RTP. À 3.ª podem dar o nome de Sousa Mendes, que ficou em 3.º no mesmo concurso. A chatice é que o Vasco da Gama não ficou em 2.º e ASM corre o risco de, tal como Cunhal, perder o lugar para um navegador famoso. Do Magalhães já se safou, porque a sua projecção já não depende de nenhuma grande obra. A grande ameaça é o Colombo, agora que há cada vez mais adeptos da tese que sustenta que não era genovês, como dizia a tradição, mas antes cubano.

Anónimo disse...

não consegui deixar de rir com os comentarios feitos pelo Democrata e pelo Beijokense,sobre ASM.De facto temos de rir e, concordo plenamente que vamos todos morrer e, o assunto da reconstrução da CASA do PASSAL ainda esta por resolver mas adiante.Não percebo como quando foi 1ª Dama,abraçou(dito pela Drª Maria Barroso) com alma e coração o assunto ASM.Ja la vão penso que quase 2 decadas,se não estou em erro.Entretanto, morreu a nossa diva do Fado e o que aconteceu...é sepultada no Pateão Nacional boa (eu gostava muito da Amalia).
Magalhaes tem o seu nome ligado a um computador
Vasco da Gama descobriu o Caminho Maritimo para a India,toma la uma Ponte. ASM coitado so salvou uns bons milhares de inocentes, nem sequer ainda tem local para inauguração do seu Memorial (acho que ainda não tem).Eu pergunto será que merece a pena ser bom.Se ele tivesse construido o tarrafal, a prisão de caxias, a prisão de Peniche,fosse Fascista, podem crer que ja tinha, ponte, avenidas, memorial, museu etc etc etc.
Eu sou democrata de direita,mas não sou burra,
portanto vamos para frente com um abaixo assinado criado por alguem deste blog,que eu sou a primeira a assinar e se for preciso entregar todos os abaixo assinados que se fizerem á CML pedindo que a proxima travessia do tejo se chame ARISTIDES SOUSA MENDES .Mas desde que nesse abaixo assinado não conste o nome daqueles que durante este tempo disseram que iam fazer, fazer ,fazer, e, não fizeram nada, so apareceram na televisão a dizer que
ele foi um grande Homem,mas isso ja todos sabemos,precisamos e de dinheiro, pilim,massa,
money,el contado,etc etc.
E ja agora para rir mais um bocado, se entretanto morrer o Fidel Castro, podem crer que mais uma vez vamos ter ca em Lisboa uma Estatua ou Memorial do Fidel rapidamente e, o Memorial do ASM fica no esquecimento.
Vamos a isso,contem comigo estou a disposição.
ANA PAULA FERNANDES

Enviar um comentário