Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Criação de Comissão para facilitar acesso à escrita Braille


«A secretária de Estado da Reabilitação, Idália Moniz, anunciou hoje a criação da Comissão de Braille e de meios complementares de leitura, justificando-a com a necessidade de alargar o acesso dos invisuais a esta escrita «É um órgão que vai funcionar dentro do Instituto Nacional para a Reabilitação, que faz um acompanhamento das necessidades de uma boa e eficaz utilização
dos signos de Braille. Há áreas como a música ou a matemática onde é necessário estabilizar o sistema de escrita para que as pessoas cegas possam utilizá-lo devidamente», explicou.

(...)

Já o presidente da Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), Carlos Lopes, também presente na cerimónia, reiterou a necessidade de promover a utilização da «escrita a branco», mostrando-se preocupado com a renitência dos jovens cegos em utilizar o Braille, consequência da própria dificuldade em reconhecer a sua deficiência.

«Há um conjunto de factores que nos fazem reflectir sobre a continuidade e a utilização do Braille. Há questões de natureza psicológica e de aceitação da própria deficiência visual. Estou em crer que numa fase inicial, aqueles jovens que ainda têm algum resíduo visual, mas que muitas vezes já é manifestamente insuficiente para escreverem a tinta, têm uma rejeição grande ao Braille» , disse à Lusa Carlos Lopes.

O presidente da ACAPO referiu ainda a inaptidão de alguns professores para leccionar Braille como um factor que coloca em risco a continuidade da utilização desta escrita pelos jovens invisuais.
(...)»


Fonte: Sol


Notícia enviada por Francisco

6 Beijos:

Anónimo disse...

também podia haver votação para os piores posts

Anónimo disse...

Sr. Anónimo, pode obeservar-se que não é cego nem tem dificuldades de visão, nem provavelmente conhece ninguém com essas deficiências.

O Beijós XXI está de parabéns por ter conteúdos que interessem a todos os beijosenses, até àqueles com as deficiências já indicadas.

Sr. anónimo há leitores do Beijós XXI que "lêem" estes nossos comentários, mas com um computador especial que dita o que nós escrevemos.

Dê graças que eu também dou, por enquanto ainda não precisarmos...

Anónimo disse...

Sr. Beirão, mais importante do que a visão é o discernimento.

O meu comentário não é sobre dificuldades de visão, é sobre bons e maus posts. Nos bons já votei. Também votava nos maus se me deixassem.

Anónimo disse...

sr. anÓnimo, pode manifestar sempre a sua opinião, quer nos posts que lhe agradem e os ache "bons", quer nos que lhe não agradem e os ache "maus" independentemente de alguém achar que os seus gostos tenham a haver com algum handicap de "visão" ou "discernimento".

Naturalmente que, quem quer que leia o que o sr. escrever terá igualmente liberdade de concordar ou não com o seu "juízo" de valor.

Aceite por favor uma pequena sugestão, se não lhe der muito incómodo, ao exercer o seu pleno direito de manifestar que um post é "bom" ou "mau", faça-o dando "nome" ao comentário (nickname) pois facilita a que o leia e lhe dê crédito.

Anónimo disse...

è lá, o sr. está a dizer que os posts são todos bons e eu só posso achá-los maus por causa do meu handicap. Estamos conversados.

Anónimo disse...

o sr. anónimo foi quem primeiro falou de "bons" e "maus", "visão" e "discernimento".

A interpretação que o sr. anónimo deu às minhas palavras é da sua responsabilidade.

Eu não faço juízos de valor de ninguém, muito menos de quem não conheço, só manifestei a minha opinião porque acho que não há bons nem maus posts, há sim o resultado do trabalho, de grande mérito, de algumas pessoas, que concerteza não agrada a toda a gente.

O que eu quis transmitir foi que, eventualmente, por o sr. anónimo ter feito o primeiro comentário onde fala nos "piores posts" neste post especifico estaria a considerá-lo um dos tais "piores", no entanto o tema abordado neste post interessa a alguns leitores, ainda que poucos, por terem algum handicap que já vimos não "ser" o caso do sr. anónimo.

Enviar um comentário