Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

A grã-duquesa Carlota do Luxemburgo, teve visto de Sousa Mendes para escapar aos nazis

O Jornal de Notícias noticiou:

«A grã-duquesa Carlota do Luxemburgo, ajudada na fuga aos nazis pelo cônsul Aristides de Sousa Mendes, Saint Exupéry, autor de "O Principezinho", ou a actriz húngara Zsa Zsa Gabor constituíram o leque dos ilustres exilados em hotéis e residências de famílias abastadas da linha de Cascais.

E também houve crianças judias. Menores órfãos e outros que, através de associações americanas de solidariedade judaica, chegavam cá resgatados de campos de internamento de judeus (não de concentração, mas onde as condições de salubridade eram degradantes).

(...)

Segundo a autora de "Judeus em Portugal durante a II Guerra Mundial", muitos judeus estavam de passagem. Famílias como os Arié e os Brodheim ou a escritora Ilse Losa foram dos poucos que ficaram, suportando as condições impostas pelo Estado Novo.»


Fonte: Jornal de Notícias


Editado em 172230NOV2008 por António
O anterior título deste post (notícia do Jornal de Notícias) "Saint Exupéry teve visto de Sousa Mendes para escapar aos nazis", foi baseado numa interpretação apressada do artigo original no Jornal de Notícias. Agradeço à comentadora Irene Pimentel a sua preciosa correcção.
Obrigado

10 Beijos:

Anónimo disse...

Não sei se retirou a informação do título deste post do artigo do Jornal de Notícias, que ainda não tive a oportunidade de ler. NO entanto, devo esclarecer que Saint-Exupéry não obteve visto para escapar aos nazis de Arisitides de Sousa Mendes,concecido contra as ordens de Salazar, tal como muitos outros refugiados que aportaram a Portugal em Juno de 1940. No seu caso, passou por Portugal, como cidadão francês e aviador, e não como refugiado,obtendo o visto português por via "legal", ou seja, concedido pelas autoridades portuguesas.
Irene Pimentel

beijokense disse...

O autor do post equivocou-se :)
Não há nada na notícia do JN que permita deduzir o título escolhido para o post.

Não faço ideia de qual terá sido a origem do equívoco, mas aproveito o facto de Irene Pimentel nos ter honrado com o seu comentário para sugerir a leitura do seu livro sobre os judeus em Portugal.
Do meu ponto de vista, não é benéfica a ideia, com cada vez mais adeptos, segundo a qual Aristides foi o responsável pela passagem por Portugal de todos os refugiados, ou mesmo, de todos os refugiados judeus. Passaram por cá centenas de milhar. Claro que vieram mais a partir do momento em que Salazar deixou de ter dúvidas sobre quem ganharia a guerra, mas há demasiada fixação na ideia de que Salazar não queria cá judeus - é verdade, mas é tão verdade como o era nos outros países, ninguém os queria, começando pela Inglaterra.

Quanto à sobrestimação do n.º de judeus salvos por Aristides, cito a própria Irene Pimentel: «Não interessa nada se foram 40 mil, e não foram certamente, nem 30 mil os judeus salvos, bastava que tivesse salvo três ou quatro e isso já tinha sido extraordinário».

Anónimo disse...

Exma.Snra.D. Isabel Pimentel, agradeço em meu nome,a informação que prestou dizendo que o nosso querido consulo não salvou o escritor Saint-Exupery, que ele entrou em Portugal como frances e aviador,obtendo visto por via legal concedido pelas autoridades portuguesas.Ainda bem.Penso que Salazar o conhecia bem para lhe conceder tal visto porque, altos cargos da Europa, como Principes,escritores, banqueiros, pessoas comuns, devem muito ao nossa querido Aristides.Por favor não quero que fique a pensar que estou aborrecida de ele não ter salvo Saint-Exupery, que por acaso não gosto dos livros dele,so por acaso, gosto mais de Enid Blyton ou o nosso Julio Diniz,mas estou grata por ele ter salvo muitas pessoas sofridas,inocentes e, não é por acaso que todo o Estado de Israel e judeus de todo Mundo sabem quem foi ARISTIDES DE SOUSA MENDES

ANA PAULA FERNANDES

Anónimo disse...

peço desculpa beijokense, mas os judeus não eram bem vindosa lado nenhum, ninguem os queria não so a Inglaterra, como tambem a União Soviética, que esta escrito que, quando os russos levaram alguns milhares de judeus para russia depois de os tirarem dos campos de concentração, muitos ficaram pelo caminho porque os russos não os ajudavam.Portanto so os americanos os receberam, bem como os suissos e os franceses, porque tinham dinheiro,eram familias muito ricas.
Na america existe a maior comunidade de Judeus, se estou errada por favor corrigam, mas acho que não.Se não ficaram mais judeus foi porque, a nossa sociedade eram catolica e, eles tinham e tem medo dos católicos.Tambem não sei porque?alguem sabe.Eu mais ou menos sei, mas não quero levantar o veu, porque tinhamos discussão ate morrer.Mas engraçado, os judeus foram para a america,canadá e os nazis que conseguiram fugir foram para o Brasil, Argentina, Mexico,etc etc

ANA PAULA FERNANDES

Anónimo disse...

A actriz Zsa Zsa Gabor, a mai ,irma
Jenette Gabor e o seu namorado "Tom Lantos" ja falecido, que foi senador do senado americano.
Foram salvos pelo vice consul de Portugal em Budapeste,que os transportou no carro da embaixada portuguesa, ate Lisboa. Pois que o embaixador ja tinha dado a sola.
Tom Lantos ajudou "Raul Wallemberg" a distribuir salvo condutos a milhares de judeus.
Por ai se justifica que eles passaram por Portugal muito mais tarde.
Francisco Abrantes
California U.S.A.

Anónimo disse...

O vice consul de Portugal em Budapeste.
O seu apelido "Branquinho."
Soponho que ainda ha ai um senhor descendente, que foi ministro de um dos anteriores governos.
Que vive na zona de Cascais.
E que falei com ele numa homenagem
em New York, nas Nacoes Unidas, em que ele esteve presente.
Francisco Abrantes
California.U.S.A.

beijokense disse...

O 1.º (dos 8 ou 9) marido de Zsa Zsa era funcionário dos Negócios Estrangeiros da Turquia. Ela era também amante do Presidente Ataturk. Não teria grandes dificuldades em mover-se nos meios diplomáticos :)

António disse...

Se foi o Dr. Branquinho Lobo, vivia de facto em Cascais, faleceu em Agosto passado e foi Director Nacional da PSP há 4 anos atrás.

Micas10 disse...

A lista vistos de Sousa Mendes que consta do registo do Consulado de Bordéus pode se consultar e pesquizar no Museu Virtual http://mvasm.sapo.pt
Mas a grande maioria dos vistos não foram registados

António disse...

Irene Pimentel,
Bem-vinda ao Beijós XXI,
Mande Beijós a toda a Gente.

Enviar um comentário