Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Pai Coragem

O Núcleo Juvenil de Animação Cultural de Oliveirinha apresentou no sábado, na ACDB, a peça de teatro "Pai Coragem - mulheres de capote e lenço, homens sem lenço nem capote." Esta peça, inspirada na obra de Francisco Gomes de Amorim, Fígados de Tigre, foi um autêntico ensaio surrealista, uma sátira intemporal, em que se escarnizaram de uma forma irónica os podres e defeitos da nossa sociedade.



11 Beijos:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

foi mt bom...a associoaçao tem que repetir...

Susana disse...

Eu adorei!!!! Eles são todos excelentes...Até o meu Edu adorou, esteve o tempo todo a assistir caladinho e no final até bateu palmas...

Willoughby disse...

Estas iniciativas são de louvar.
Mas, é com alguma tristeza que, também neste aspecto não seja abolida na mente das pessoas aquela máxima popular, "... santos da casa não fazem milagres".
Ninguém tem dúvidas dos talentos teatrais que temos na nossa Aldeia.
Estou em crer que há muitas pessoas que, voluntariamente, só pelo prazer que têm de estar em palco, eram, como já o fizeram, capazes de fazer coisas bonitas, aliás, já o demonstraram, todavia, a ACDB parece preferir outras vias, do que a Prata da Casa...
Boa continuação, mas os meus desejos de que as críticas produzam os seus frutos.

Anónimo disse...

Não terá que ser a ACDB a preferir a "prata da casa", se houvesse grupo de teatro em Beijós....

Na Acdb não pode haver tudo, há o grupo de dança (até são 2 !!!)

Já houve escola de música, futebol, teatro, etc, obviamente actividades importantes mas que requerem envolvimento e empenho de mais pessoas, e nos dias que correm há pouca gente disponivel....infelizmente.

Willoughby disse...

hawk76, terás razão!
Todavia, estou em crer que, por vezes, basta uma boa vontade da respectiva Direcção, abrindo as portas aos grupos e franqueando o espaço, sem que tenha que haver outro envolvimento.
Apesar de a ACDB ter alguma sobrecarga ou despesa com a iluminação, haverá sempre uma maneira de repôr esse consumo, nem que seja através de uma ou outra actuação dos grupos, que sempre chamam o público, que será quem leva algum rendimento à Associação.
Contudo, continuo confiante que, desde que, humildemente, nos proponhamos a dar ideias e a fazer as nossas críticas construtivas, elas passam por produzir...
Vamos em frente...

António disse...

Foi eliminado um comentário feito em 24-11-2008 9:40, a pedido do seu autor, por o mesmo conter dois erros.

Anónimo disse...

Willoughby,

eu receberia de bom grado a criação de um grupo de teatro na ACDB (com tempo até iria aos ensaios) ecertamente eles tambem, o problema é que as pessoas não têm (ou não querem ter essa disponiblilidade). Não estou obviamente a acusar ninguem, tambem falo por mim, bastaria alguem alimentar essa ideia e e encontrar mais aliados. Que não terá que ser necessáriamente a ACDB a ter a iniciativa, pois já o fez no passado e ao fim de apresentada a peça, cada um rumou ao seu destino....

Alem do mais, grande parte das pessoas de Beijós não merecem o esforço que outras fazem para dinamizar, no passado sábado não estariam mais de 80 pessoas, onde havia capacidade para o dobro, com entrada a borla e sala aquecida. tirando a desculpa de andarem cansados da azeitona (alguns) não encontro mais justificações para a fraca adesão.

Para quem organiza, é o mais desmotivador que pode haver, sensação de tanto trabalho para tão pouco, isto com um grupo de fora, pois se a "encenação" fosse da casa, o trabalho seria muito mais e o resultado provavelmente o mesmo.

Willoughby disse...

hawk76,

Afigura-se-me que, para combater a desmotivação dos Beijosenses, terá que haver muito trabalho por parte da Direcção da ACDB.
Se o desempenho de quem dirige não consegue ultrapassar a frieza com que alguns Beijosenses olham para a ACDB, terá que alterar alguns procedimentos e ir de encontro àquilo que o Povo gosta.
Será negativo é insistir no rumo em que têm vindo.
Além de tudo, haverá necessidade de alterar as politicas de atendimento de quem visita a ACDB. Quem vai à ACDB já com algumas reticências, não pode sair mais desmotivado, pelo acolhimento que teve.
Não vejo que haja grandes relações públicas, quer para com os sócios, quer para com todos aqueles que o não são, mas que gostariam de poder colaborar em tudo o que pudesse reforçar o prestígio da ACDB e, consequentemente, levar mais longe o nome de Beijós.

Willoughby disse...

Eu sei que nós Beijosenses temos a tendência para os extremos.
Ou gostamos e vamos todos a trás. Ou rejeitamos e tentamos que todos os outros digam connosco.
Raramente optamos por um meio termo.
Por isso é que temos que arranjar um forte poder de encaixe, para lidar com todas as vontades.
Nestas situações o melhor que se poderá fazer é aproveitar todas as opiniões, quer elas sejam positivas ou negativas. Depois é só colocarmo-nos no meio das duas posições e eliminar de ambas o que é negativo e aproveitar somente aquilo que nos parece positivo.
Mas o Comandante do Navio terá que ser corajoso e ser capaz de aguentar o barco até ao último embate, aprendendo a lidar com o bater das ondas.
Vamos...

Anónimo disse...

Aguentar o barco até ao último embate, será porventura, aquilo que os actuais corpos gerentes estão a fazer, ao impedir que a mesma encerrasse. É inegável o esforço que têm feito para dinamizar e manter viva a chama do associativismo, ainda que com as fracas adesões de sócios (e não sócios), praticamente em todas as iniciativas. Será por mau acolhimento? Não acredito.

Há sempre aspectos a melhorar e oportunidade de progresso. Mas cabe a todos os que realmente se interessam, dar o seu contributo, activa ou passivamente, para melhorar esse relacionamento.

Não me recordo da Associação ter alguma vez negado apoio ou colaboração ao que quer que fosse, por isso somos todos responsaveis. Critícas (positivas ou negativas) são faceis de fazer, colaborar é que é mais complicado....

Mas como disse e muito bem, nós Beijosenses somos assim!!

Enviar um comentário