Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Primeiro-ministro da Islândia diz à nação para ir à pesca

O primeiro-ministro islandês, Geir Haarde, aconselhou hoje os seus cidadãos sobre aquilo que devem fazer após a implosão do sistema bancário do país: irem pescar.


Razão parece ter James Kunstler, o famoso autor de "O Fim do Petróleo", quando diz que com a escassez cada vez maior de crude, o mundo vai acabar por se voltar de novo para a agricultura tradicional.Na Islândia, não é o fim do petróleo, mas sim da banca, que está a fazer o país acordar de novo para os recursos piscatórios. Com efeito, o primeiro-ministro islandês, Geir Haarde, aconselhou hoje os seus cidadãos sobre aquilo que devem fazer após a implosão do sistema bancário do país: irem pescar."Somos um país demasiado pequeno para sustentar um sistema bancário de tão grande dimensão", afirmou Haarde numa entrevista, citado pela Bloomberg.

"Temos fantásticos recursos e uma abundância de energia verde e agora iremos utilizar tudo isso e os restantes recursos de que dispomos – o mar e o capital humano", salientou.Na última década, os bancos da Islândia apoiaram a "festa das compras", através da qual os investidores daquele país compraram posições em retalhistas como a Saks Fifth Avenue ou em joalheiras como a Mappin & Webb, entre muitas outras grandes empresas. Essa aventura no estrangeiro chegou ao fim esta semana, com a nacionalização dos três maiores bancos da Islândia, salienta a Bloomberg.Agora, os islandeses começam a querer apostar nos recursos naturais do Atlântico – pesca e energia geotérmica – como forma de ajudar o país a sobreviver. "Podemos viver daquilo que a terra nos dá, porque não somos muitos, e temos aquecimento, água potável e peixe", comentou à Bloomberg uma cidadã de Reiquejavique, Kristinn Johansson. "Ficaremos bem. Podemos comer aquilo que pescarmos", acrescentou.

Fonte: Jornal de Negócios

3 Beijos:

Anónimo disse...

BACK TO BASICS para todos

Em Beijós temos os prados!

António disse...

Seguro Velho,
Bem-vindo ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.

Anónimo disse...

E Beijós está muito bem colocado, para os " novos tempos".
Parabéns à vossa comunidade.

Enviar um comentário