Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Chuvas prometem boas entradas do Ano Novo Hidrológico

O Dia Nacional da Água a 1-Outubro, quando as reservas hídricas estão no ponto mínimo, marcou o inicio do ano hidrológico, que esperamos venha a ser melhor que o ano que termina.


Para preparar a chegada das chuvas, a Autoridade Nacional de Protecção Civil recomenda as seguintes medidas de prevenção:

1) Limpeza do lixo nas embocaduras dos sistemas de águas pluviais e canais de escoamento incluindo das folhas de árvores. Com as primeiras chuvas de Outono, o arrastamento de resíduos nas sarjetas e valetas pode causar inundações graves. Cada um deve assegurar a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais dos quintais (agueiros) ou varandas e a limpeza de bueiros, algerozes e caleiras dos telhados de habitações.

2) Desobstrução de linhas de água, principalmente junto a pontes, aquedutos e outros estrangulamentos do escoamento; incluindo limpeza de linhas de água assoreadas e de resíduos sólidos nos troços marginais dos cursos de água; verificação (e eventual reparação) de eventuais situações de desmoronamentos das margens das linhas de água, diques, ou outros aterros longitudinais às linhas de água
3) Estabilização de taludes com a inspecção e reparação de desmoronamentos de taludes rochosos e de deformações em aterros e taludes de terra.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil apela à atenção para as situações de risco potencial, e à actualização dos planos de intervenção e emergência de forma a salvaguardar a protecção dos cidadãos do património e do ambiente.

Em Beijós: A poça da Ladeira, nascente natural, que não tinha secado totalmente nos últimos 15 anos, secou este ano passado. Nos meses de Novembro e de Dezembro de 2007, a baixíssima humidade do ar e o frio forte terão atingido níveis raramente verificados o que fez com que a ponta dos eucaliptos, mesmo eucaliptos grandes, se queimasse com o frio e a geada.
Ninguém se lembra de ver as pontas dos eucaliptos queimados com o frio.
Fonte: AAbrantes
Em Espanha: O ano hidrológico de Outubro-2007 a Setembro-2008 terminou com um défice de 11 por cento nas precipitações e incluiu um primeiro semestre que foi o semestre mais seco desde 1947, o inicio dos registos.
Fonte: Agencia Lusa

2 Beijos:

Anónimo disse...

Falta de água, ela está aí. Estamos quase a meio de Outubro e de chuva quase nada.

Mas quando é pouca e de má qualidade a situação é bem pior.

Quanto à falta de chuva pouco se pode fazer. O mesmo não é quanto à qualidade, já que a má qualidade resulta das muitas más práticas das pessoas, das Juntas de Freguesia e especialmente das Câmaras Municipais, que são quem mais mais devia defender essa qualidade e faz o contrário, ou demite-se dessa defesa.
Visitem agora, nesta altura do ano, as ribeiras e os sítios onde ainda corre alguma água e coloquem aqui, no Beijós XXI, as vossas impressões.
Onde é que estão os peixes, as enguias e toda a fauna de certo modo variada que podiamos observar nas ribeiras da região há umas décadas atrás?
Será que a qualidade da água de outrora não mais é possível? Porquê? Porque não?

António disse...

Devemos acabar com os herbicidas, já.

Enviar um comentário