Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Beijosense medalhado por salvar menino no Rio Mondego, há cerca de 90 anos

"José Abrantes fez 20 anos em 1915 e foi fazer a tropa em Coimbra na Manutenção Militar.

Num dia de temporal de Inverno, em 1916 ou 1917, ia o rio Mondego cheio de água, quando um menino de 7-8 anos caiu ao rio, para grande aflição dos presentes.

O jovem soldado José Abrantes calculou a direcção da corrente e, dirigindo-se para uma ponte de madeira que existia nesse tempo, deitou-se de bruços e conseguiu "pescar" a criança arrastada pelas águas.

Por esse acto de heroísmo, José Abrantes foi condecorado com a Medalha de Socorros a Náufragos, junto com um diploma assinado por um General.

A medalha desapareceu-lhe ainda na tropa, mas o diploma existia lá em casa durante muitos anos, pelo menos até 1944.

Em 1917, era Ministro da Guerra o General Norton de Matos, e tinha partido para França o primeiro contingente do CEP-Corpo Expedicionário Português.

Recordo ele dizer, que quando jovem, José Abrantes teve pena em não ter sido mobilizado para o CEP.



A foto foi enviada com dedicatória ao seu irmão mais velho Sebastião a 8-Março-1917"







Texto de Francisco Abílio Abrantes

Fotografia cedida por Mariana Abrantes


3 Beijos:

Carlos Peixeira Marques disse...

Acho interessante o selo da Fotografia União. É anunciado, como vantagem para o cliente, Luz Rembrandt. E nem é publicidade enganosa, nota-se mesmo no retrato um (pequeno) efeito de luz Rembrandt. Ao contrário de hoje, em que qualquer nabo passa por fotógrafo :), naquele tempo as fotografias eram feitas por artistas.

Anónimo disse...

Estamos a precisar de homens como este, que se lançam sem medo de perder a vida por outro ser. Muitos parabens. Gostei de saber que Beijós tem gente de calibre heróico!

Micas10 disse...

José Abrantes foi o Presidente Fundador da Associação de Beijós, há 60 anos, cujo aniversário se celebra hoje.

Parabéns

Enviar um comentário