Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Jantar às escuras...

«(...)
Em Lisboa, não havia até agora nada do género. (...) já há: no restaurante Bem-Me-Quer, na Praça do Chile.

Paula Cascais, proprietária deste restaurante vegetariano, sempre gostou de converter a cozinha num terreno aberto à criatividade, mas confessa que este é o projecto mais arrojado em que se lançou. (...)'É uma experiência radical, mas não tem apenas um lado lúdico', diz Paula Cascais. Ao privar os seus clientes daquele que é considerado o mais importante dos sentidos, tem dois objectivos: por um lado, estimular os restantes sentidos, obrigando-os a estar mais despertos durante a refeição; por outro, é também um convite às pessoas para se colocarem na pele de alguém que não vê 'e sensibilizá-las para essa outra forma de estar na vida', afirma.(...)

A empregada de mesa é cega.
O seu nome é Ana Serôdio e acolheu a ideia com todo o entusiasmo. É a ela que compete ir trazendo os vários pratos, mas antes disso, guiar os clientes, quando chegam, até aos seus lugares na sala escura; explicar-lhes a posição dos objectos na mesa e descrever-lhes o que vão comer. Sem revelar tudo, claro, para não estragar a surpresa.
(...)
Apesar de sabermos que, à partida, quem se submete à experiência já está mentalizado para não chorar nem chamar pela mamã, também é verdade que a coisa pode correr mal. E se uma pessoa entrar em pânico e quiser sair da sala? E se precisar de ir à casa de banho? Está tudo pensado. Não é preciso desatar aos berros e fazer os outros engasgar-se com o susto; basta chamar a Ana,(...).
(...)
Restaurante Bem-Me-Quer.
Av. Almirante Reis, 152, R/c e 1º esq.
Quintas e sextas ao jantar (por marcação).
Preço: 40€.
Reservas: 218 476 678


Notícia enviada pelo nosso leitor Francisco

Jantar às escuras em Lisboa, video na RTP.

5 Beijos:

Anónimo disse...

Não me parece nada boa ideia. Nem sequer podemos escolher os "bicharocos" que acompanham os vegetais. É preciso ter mesmo muita confiança no restaurante e nas pessoas que lá trabalham para "embarcar" numa loucura destas.
Mas como estou próxima da referida morada, por uma questão de curiosidade vou passar por lá, mas não para comer.

Anónimo disse...

entre pense que esta numa casa de fados que so lhe colocam a comida quando estão a cantar e tambem ficamos a media luz.Se comermos rspido nem sabemos o que foi que comemos. caso contrario se somos mais lentos a comer ,acaba o fadinho e acendem a luz olhamos e....surpresa temos espinhas de bacalhau a ze do pipo.

Anónimo disse...

Obrigada pela dica. Média luz não é o mesmo que ás escuras. E eu gosto de comer muito calmamente e saborear bem todos os alimentos. Uma boa mastigação ajuda a digestão :)

Carlos Peixeira Marques disse...

A ideia está a ter seguidores:
http://www.sas.utad.pt/cartaz_jantar.pdf

Anónimo disse...

Eu já jantei às escuras no bem-me-quer é genial.
fui com uma amiga e nunca falamos tão ""as claras".
Claro que é preciso confiar!!! então fui lá almoçar antes só para ver confiei... Acho que é uma experiência a não perder.
Recomendo fortemente.

08-03-2009 1:12

Enviar um comentário