Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Póvoa de Entre-Ribeiros

O lugar de Entre-Ribeiros era, no final do séc. XIX, habitado maioritariamente por membros da família Costa Campos. Foi lá que nasceu a fazedora de rimas Rosa da Carmina, num Inverno de 1924. Mostrou alguma dinâmica populacional durante o séc. XX - como o Beijós XXI já referiu, em 1940 tinha 6 fogos e 24 habitantes. Tornou-se um lugar fantasma, sendo hoje habitado por uma família.

A única casa hoje habitada é atravessada pela linha (azul na imagem abaixo) que separa as freguesias de Beijós e Canas. Num processo nada transparente, o actual residente, com o propósito de cercar o espaço ocupado pelo seu rebanho, fechou o caminho pedestre que durante séculos foi utilizado pelos habitantes das Póvoas de Lisboa e de Stº Antº.
Na próxima Rota das Póvoas, para não invadirmos o terreno cercado, seremos obrigados a retornar à Póvoa de Lisboa pelo mesmo caminho (amarelo), percorrendo assim mais 300m do que os 9400m previstos.




Já se inscreveu para fazer a caminhada??? Olhe que o prazo termina de hoje a uma semana!

3 Beijos:

Anónimo disse...

Vamos ver parece que vamos mesmo passar no caminho.

Anónimo disse...

E o S Pedro, vai mandar molho dia 27 ou vai colaborardpxwoin?

Anónimo disse...

Umas pingas ;-)

Enviar um comentário