Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Seja mais rápido que um AVC

O Portal do Alto Comissariado da Saúde lançou uma campanha para sensibilizar para os sinais de alerta do Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM) e Acidente Vascular Cerebral (AVC).


"...o Ministério da Saúde, através da Coordenação Nacional para as Doenças Cardiovasculares do Alto Comissariado da Saúde, com o apoio do INEM, lançou a 15 de Janeiro de 2008 uma campanha de sensibilização pública que visa informar a população sobre os sinais e sintomas associados ao EAM e AVC e para a necessidade de ligar, de imediato, 112 na sua ocorrência."

"Cerca de 70% das mortes por AVC e aproximadamente 80% das mortes por EAM ocorrem fora ou antes da chegada ao hospital, sobretudo porque os doentes desvalorizam os sinais e tardiamente solicitam ajuda. Estes valores apontam para a necessidade de aumentar a rapidez no acesso destes doentes ao hospital, através da implementação das Vias Verdes."














AVC

Sinais de alarme!

Aparecimento súbito de:
-Falta de força num braço;
- Boca ao lado;
e
-Dificuldade em falar.

na presença destes sinais de alarme não perca tempo ligue 112.


















Enfarte

Sinais de alarme!

Dor, peso ou ardor no peito que vai para o pescoço, queixo, braços ou costas + mal estar, suores frios e sensação de náuseas ou vómitos.

(pode ocorrer a meio da noite, em repouso)

Se os sinais de alarme durarem mais de cinco minutos ligue 112.


Leia mais sobre a campanha AQUI

8 Beijos:

Anónimo disse...

«pode ocorrer a meio da noite, em repouso»
Se for o caso, peça a um vizinho que o leve ao hospital, porque o 112 vai tentar entrar em contacto com os Bombeiros, atende um bombeiro que diz estar sozinho... o resto da história é conhecido.

Anónimo disse...

o senhor anónimo nem devia ter dito isso , um dia vai precisar dos BOMBEIROS e depois como vai ser,lá porque isso aconteceu numa corporação não quer dizer que aconteça em todas as corporações.i

Anónimo disse...

Estou aqui sozinho ..... o que faço ?????

António disse...

O Bombeiro,
Bem-vindo ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.

Anónimo disse...

acho que não devemos brincar com coisas muito serias
Acho que todas as informações que nos são prestadas devemos ler com atenção e tirar alguma conclusão benefica.
Se não temos um serviço de saude competente não por causa dos bombeiros e dos serviços de urgencia medica é sim por causa da politica dos nossos governantes.
Mas nos gostamos que ainda hoje ouvi que o PS se houvesse eleições hoje GANHAVA,MAS NÃO COM A MAIORIA.
Acho que devemos tods reflectir nesta questão e outras.
A LISBOETA

Anónimo disse...

Brinquei em relação ao sketch dos "Gato Fedorento", mas não em relação a seriedade do post ou do nosso sistema de saude.
Só quem passa por elas, é que consegue avaliar.
Governos, são todos iguais, eu pessoalmente, reconheço o esforço de tentativa de poupança, ao encerrar algumas urgências (das 00h ás 8:00h), que normalmente estão ás moscas, embora a agilidade das que permanecem abertas devesse ser melhorada.

beijokense disse...

«não devemos brincar com coisas muito serias»
Também é essa a opinião do Conselho do Departamento de Sociologia da Educação e Administração Educacional da Universidade do Minho.

Micas10 disse...

O que importa recordar é que os AVC são a principal (18%)causa de morte em Portugal, mais que os cancros e os as doenças cardíacas.
Precisamos todos de saber precaver e de saber reconhecer,aqui com a ajuda do Beijós XXI.
Obrigada

Enviar um comentário