«Nelas: Programa de saúde a mineiros só “peca por tardio”»
O Correio da Beira Serra noticiou:
"Os antigos trabalhadores da Empresa Nacional de Urânio (ENU) saúdam o lançamento, a partir de Novembro, do programa de saúde que vai abranger entre 200 a 300 antigos operários que estiveram sujeitos a radiações. Mas não poupam críticas ao atraso da medida – que poderia ter impedido mais de uma centena de mortes por doença oncológica – e à forma como foi divulgada.
(...)
A notícia foi avançada, no passado dia 8, pelo delegado de Saúde de Nelas, Bernardino Campos, que destaca o facto de o citado programa incluir uma observação inicial a realizar no Hospital de S. Teotónio, em Viseu.
(...)
Minhoto sublinha que se o rastreio à saúde da população mineira tivesse começado mais cedo, "poderia ter-se evitado a centena de mortes por doença oncológica". "É ainda estranho que este anúncio, parco em informações, surja logo a seguir ao plenário, realizado no último fim de semana, em que prometemos novas formas de luta caso o Estado não assegure o pagamento de indemnizações às famílias das vítimas e a equiparação a trabalhadores de fundo de mina", concluiu."
In: Correio da Beira Serra
0 Beijos:
Enviar um comentário