Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sábado, 20 de outubro de 2007

Mexa-se!

Texto recebido de Paulo Batista, de Pardieiros, responsável pelo Ginásio de Canas de Senhorim:


«A DIABETES MELLITUS: NO CAMINHO CERTO...
A Diabetes Mellitus é uma doença metabólica de etiologia múltipla caracterizada por um excesso de açúcar no sangue circulante (hiperglicémia crónica) com perturbações no metabolismo dos hidratos do carbono lípidos e proteínas.
(...)
A actividade física é uma das terapêuticas fundamentais, pois são alguns os seus benefícios tais como:
– Melhora a sensação de bem estar e interacções sociais.
– Melhora factores de risco cardiovasculares.
– Melhora pressão arterial, função cardíaca, maior sensibilidade à insulina.
– Melhora controlo glicérico.
– Manutenção do peso ideal.
– Diminui o nível de açúcar no sangue.
(...)
Actividade física regular e mandatória esta, fundamental e insubstituível, quer tendo em atenção a diabetes em si mesma, quer as patologias que a acompanham com grande frequência, como a obesidade e a hipertensão arterial, doenças onde a actividade física também tem papel de relevo. Já em meados do século passado, Bouchardat em tal insistia, parafraseando a Bíblia: “...o diabético tem de ganhar o pão que come com o suor do seu rosto”.
Para sua realização o CORPÓREO – Ginásio e Canas de Senhorim, tem um profissional da área das actividades desportivas / saúde que, utilizando uma abordagem individualizada, avalia, motiva, educa e treina os seus clientes de acordo com as suas necessidades específicas em termos da sua saúde e condição física. Abordagem individualizada esta feita através de uma avaliação pré-programa de exercícios com uma história e exame físico, uma revisão da dieta e medicações, avaliações cardiovascular, avaliação neurológica, provas de esforço...
(...)
Se não tem hábitos regulares de pratica de exercício, convidamos todos os interessados, sem compromisso algum a deslocar-se ao GINÁSIO DE CANAS DE SENHORIM experimentar esta actividade e tirar as suas conclusões...»

3 Beijos:

António disse...

Ora cá está o momento certo para ir morar em Beijós, já temos um Ginásio especializado bem perto.
Que tal Compadre.

beijokense disse...

Ginásio em Canas, Spa em Sangemil... prometedor :P

Micas10 disse...

Para atingir o verdadeiro bem-estar, o visitante pode fazer uma boa caminhada ou pedalada descendo de Canas de Senhorim para os montes e vales de Beijós.

Recomenda-se umas paragens para apreciar as vistas, para descansar o olhar nos prados verdejantes e para repôr energias e apreciar a gastronomia no restaurante.
Depois pode seguir para o jacuzzi natural nas Termas de Sangemil...

Antevejo um bom futuro para o turismo do bem-estar!

Enviar um comentário