Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Homenagem aos combatentes

«No passado dia 7 de Outubro de 2007 pelas 15 horas realizou-se em Carregal do Sal a homenagem aos combatentes que foram lutar nas províncias Ultramarinas.
Foram muitos os ex-militares que estiveram presentes assim como a população do concelho que aderiu a esta iniciativa, que foi concretizada pela Junta de Freguesia de Currelos na pessoa do seu Presidente Senhor António Marques Costa Pinto. Estiveram também presentes o Presidente da Câmara Municipal, Senhor Atílio dos Santos Nunes e, em representação do Governador Civil de Viseu, o Doutor Alcídio Faustino; marcaram também presença o Comandante do RI 14 de Viseu, o Presidente da Liga dos Combatentes do Ultramar de Viseu Senhor Pádua, o Presidente da Delegação de Viseu da Associação do Deficientes das Forças Armadas Senhor João Gonçalves, o Presidente da Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar Senhor Ferraz e demais individualidades.
Depois das apresentações foi celebrada uma Missa Campal em memória dos ex-combatentes e que durante a palestra do Senhor Padre fez correr algumas lágrimas aos fieis. Em seguida foi o ponto alto das comemorações, a inauguração do referido monumento e um livro aonde estão os militares do concelho que faleceram em defesa da pátria (o nosso João Batista Marques está lá). Prestando as honras militares esteve presente um pelotão de RI 14 comandado pelo tenente/paraquedista (que luxo) António Lima.
No final todos os presentes puderam admirar o monumento aos combatentes e davam os parabéns a quem teve a ideia de os homenagear. Para terminar todos os presentes foram obsequiados com um Dão de Honra, pela parte que me toca como combatente o meu muito obrigado.»

Texto e fotos de Acácio Santos

3 Beijos:

Diva disse...

Até que enfim que alguém se lembro dos combatentes do concelho!:(

Homenagem bem merecida, àqueles que tombaram em honra de Portugal!:(

Carregal do Sal está de parabéns por fazer constar no seu equipamento público este monumento!:(

Diva disse...

corrijo: "...que alguém se lembrou..."

Anónimo disse...

Sim!!!Realmente já não era sem tempo.
"Aqueles que por obras valorosas se vão além da morte libertando".
Parabéns pela iniciativa

Enviar um comentário