Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com
quarta-feira, 5 de setembro de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Beijós é uma aldeia sede de freguesia, fica situada na estrada
que vai de Carregal do Sal a Viseu (via Sangemil), a 12 Km da sede do concelho Carregal do Sal, distrito de Viseu, em Portugal.
São muito remotas as suas origens, mais de três mil anos. É uma povoação essencialmente agrícola, com as ribeiras fertilizando os seus campos, muito produtivos. Os 1217 habitantes da freguesia ocupam uma área de 1253 hectares.
Beijós XXI, Ágora da Aldeia...quem sabe..., mais digital de Portugal:)
6 Beijos:
O melhor nectar que existe.
Porque continuo a afirmar que no Dão se fazem os melhores vinhos tintos portugueses, quando a opinião «dominante» aponta para o Alentejo e para o Douro? È evidente que nestas duas regiões há grandes vinhos. Mas no Douro, sem alguma acidez nas uvas corre-se o risco de produzir vinho tinto com aromas e sabor a Porto. No Alentejo, também por falta de acidez, o risco é outro: fazem-se vinhos dóceis, de fácil consumo e escassa longevidade. Estes défices de acidez são corrigidos pela acção do homem, que pode vindimar mais cedo, ou procurar uvas em zonas altas (como sucede no Douro) para compensar o excesso de açúcar das uvas colhidas em territórios sujeitos às mais elevadas temperaturas e consequentes maturações durante o Verão.
O Dão dispõe de uvas bem amadurecidas com acidez adequada, o que confere aos frutos um equilíbrio invejável: boas graduações alcoólicas e acidez, elementos vitais para a estrutura e longevidade de qualquer vinho. Por isso insisto que o Dão é o berço dos melhores vinhos tintos portugueses. São os mais harmoniosos, masculinos pelo seu vigor alcoólico e textura encorpada, femininos pela suavidade e elegância com que revelam o seu carácter imponente.
José A. Salvador
Do livro (Os autores dos grandes vinhos portugueses)
Um grande comentário de um (infelizmente) anónimo....
Quem assim comenta, não é gago e não deveria ser ....anónimo!!!!
Parabéns.
HAWK76 DEVES SER CEGO, O COMENTÁRIO TEM AUTOR...
Pelo que percebo, o pedaço de texto foi retirado de um livro e o autor está citado.
O comentário é anónimo.
O comentário é anónimo, sim senhor.
José A. Salvador é o nome do autor do livro de onde foi retirado este texto. É também autor do livro PORTUGAL, VINHOS, CULTURA E TRADIÇÃO onde descreve pormenorizadamente a rota dos vinhos do DÃO.
Enviar um comentário