Escola do Sexo Feminino - 3
Eis o 3º Capítulo da saga da tentativa de abertura de uma escola do sexo feminino no séc. XIX.
Extracto da acta de 6 de Novembro de 1892:
«A junta, attendendo a que há já muitos annos foi creada nesta freguesia uma cadeira de instrucção primaria elementar para o sexo feminino, com séde n'este lugar de Beijóz, e a qual tendo sido posta a concurso por duas vezes a mesma cadeira, não poude ser provida por falta de caza para a eschola nas devidas condições; attendendo a que a falta d'aquella cadeira representa um enorme prejuizo para a instrucção popular desta importante freguesia; e attendendo finalmente, a que lhe parece mais apropriado para o estabelecimento da alludida eschola é na rua da egrêja por ser mais central, deliberou comprar uma caza na referida rua da egrêja pertencente a Adelino Augusto Pereira, desta povoação de Beijóz pela quantia de dozentos e setenta mil reis, por ser este o preço mais baixo que a Junta poude obter para effectuar o contrato».
5 Beijos:
Como já escrevi há uns meses, freguesia sem escola deixa de ser "importante" e deixará de ser freguesia.
Como se pode ler, antes do Afonso Costa, a minha rua era da "egrêja". A bem da verdade, sempre o foi e o AC é um mero apêndice de código postal ou um intruso nos instrumentos de GPS, que a identificam como "Rua Afonso Costa Igreja".
tal como essa há muitos mais nomes cujo os nomes não têm nada a ver, cá para mim devia ser feita uma revisão dos nomes das ruas de Beijós
curioso é a Rua da Igreja - k toda gente chama assim ate os CTT - ter o nome de um dos elementos do 1º governo da republica k expulsou ordens religiosas e instituiu o estado laico..ironias....
sim, concordo k mts nomes haviam d ter uma revisao.... ha personalidades em Beijos que mereceima uma rua ou ate um bairro c seu nome..agora, Serpa Pinto??? Miguel Bombarda???
Mesmo 100 anos depois, todas nós temos a agradecer o esforço de criar esta escola feminina na nossa aldeia.
A educação das raparigas é tão importante que é considerado um dos Objectivos do Milénio pelas Nacões Unidas.
Enviar um comentário