Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Os passos dos Sousa Mendes passaram por Beijós

Um grupo dos muitos descendentes de Aristides de Sousa Mendes juntaram-se para fazer uma "reunião de família sobre rodas" e recriar a fuga dos refugiados salvos por Sousa Mendes, de Bordéus até Lisboa.

Passando por Bayonne, Hendaye, Vilar Formoso, Guarda e Cabanas de Viriato, vieram também a Beijós conhecer o terreno onde estiveram firmemente plantadas as raízes de ambos Aristides e Angelina, nesta Casa do Ribeiro onde nasceu Angelina e viveram os seus pais e avós.

Depois de uma visita à igreja de Beijós, tivemos o privilégio de ouvir as recordações do Sr Abílio Coelho, 93 anos, carpinteiro serrador que aos 17 anos de idade ajudou a serrar a madeira para a reconstrução da Casa do Passal em Cabanas. Entretanto, o jóvem casal Aristides e Angelina moravam com os pais desta em Beijós, onde nasceram os seus dois primeiros filhos.

Depois de uma passagem pela Junta de Freguesia, é obrigatória a visita ao Miradouro do Outeiro da Cadina para melhor apreciar a aldeia e todo o verde vale de Beijós, a aldeia ancestral onde estão as raízes da família Sousa Mendes.



Uma passagem pelas poldras do Ribeirinho, com a casa Sousa Mendes ao fundo, faz recordar os tempos dos bisavós José e António Sousa Mendes.


Os homens valem pelos valores que defendem, e os valores herdam-se das nossas raízes e tradições. Beijós tem orgulho em se associar à homenagem a Aristides de Sousa Mendes.
Uma breve caminhada que esperemos dê lugar a muitas outras visitas.
Voltem sempre !

6 Beijos:

Micas10 disse...

Agradecimentos ao Sr Abílio Coelho pelas recordações e ao Sr Agostinho Nascimento e o Sr Manuel Simões pelo apoio à visita.
M Abrantes

António disse...

Bom trabalho Micas10.

beijokense disse...

Desde Tokelau, as boas vindas à nossa terra :)

Bom trabalho da enviada especial.

AMSantos disse...

Parabéns, bom trabalho da micas10.

beijokense disse...

Hermínio da Cunha Marques reporta "os passos" no DB de hoje e não faz qualquer referência à presença destes visitantes em Beijós. Ainda bem que alguém tirou fotos :)

Será que HCM, tão interessado na realidade do concelho, desconhece o blogue mais cotado do Distrito de Viseu?

Micas10 disse...

Temos que convidar os Sr Herminio Cunha Marques a visitar Beijós para fazer uns dos seus lindos versos sobre as raízes mais profundas de Aristides e Angelina de Sousa Mendes

Enviar um comentário