Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sábado, 30 de junho de 2007

E de repente ...... Fez-se luz

30 de Junho de 1962, faz precisamente hoje 45 anos que chegou a electricidade a Beijós.

Dia de grande festa, com muita alegria das nossas gentes.

A inauguração teve a presença de várias individualidades Distritais e Concelhias, que foram apresentadas às nossas gentes pelo na altura Presidente da Associação de Educação e Recreio de Beijós.

O discurso de apresentação foi nestes termos:
Ex.mo Senhor Governador Civil do Distrito de Viseu
Ex.mo Senhor Presidente Distrital da União Nacional
Ex.mo Senhor Presidente Concelhio da União Nacional
Ex.mo Senhor Presidente da Camara Municipal do Concelho de Carregal do Sal
Ex.mo Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Beijós
Ex.mo Senhor Reverendo Pároco da freguesia de Beijós
Meus Senhores e minhas Senhoras


Beijós está de parabéns, e não esconde o seu contentamento e gratidão por este grande acontecimento.
Mas não queremos ficar por aqui, e reivindicamos o alcatroamento da estrada principal, pelo menos dentro da povoação.

Falou em seguida o Sr. Presidente da Camara Municipal de Carregal do sal ( Sr. Professor Delfim Pina) que agradeceu as palavras do orador, e fez uma pequena palestra.

Em seguida usou da palavra o Sr. Governador Civil de Viseu, que agradeceu as palavras dos oradores anteriores, e garantiu que as reenvidicações pedidas não seriam esquecidas.

Na altura era Presidente da Junta de Freguesia o Sr. António da Silveira Coelho de Moura.

De seguida deu-se encerramento ás cerimónias da inauguração com uma forte onda de aplausos, mas sem (como era habitual na altura) vivas a Salazar.











O orador.

Posted by Picasa

10 Beijos:

Anónimo disse...

viva SALAZAR ....
viva...

Anónimo disse...

já morreu...

ufa!

Paideia disse...

Mas que belo mo�o.

Anónimo disse...

Se fosse eu acabava já com os comentários anónimos.

É uma vergonha que os reponsáveis deste blog permitam que alguns indivíduos a coberto do anonimato lancem por terra o bom nome de todo um povo.

Criem-se regras rígidas já.

Acabe-se com a crítica fácil e destrutiva, imediatamente.

Denuncie-se os detratores que poluem as mentes do povo e promovem desvios à nossa juventude.

Haja respeito.

Alguns blogs já chegaram à conclusão acertada de que a liberdade de expressão não pode ser confundida com libertinagem.

Por isso exorto aos responsáveis a urgente tomada de medidas para que este espaço seja impoluto de quem, através da calúnia e da palavra diabolizada, lança a discórdia e as desavenças por entre o rebanho.

Os comentários só deverão ser publicados após serem verificados por um responsável, a bem da aldeia.

Proponho a nomeação de um Editor do Blog, que todo o povo conheça a identidade, ao qual lhe será confiada a nobre missão de fiscalizar com isenção todos os posts e comentários, purgando tudo quanto sirva para denegrir o bom nome do próximo.

Não façam confusão, que isto não é censura, mas sim a verdadeira liberdade, senão vejamos, mais pessoas de bem comentariam e os delatores mal intencionados contra a boa norma seriam desencentivados a prevaricar indo pelo exemplo ao bom caminho, contribuindo depois para a criação de um espaço verdadeiramente democrático.

beijokense disse...

Olha o meu tio! Há muitos cabelos atrás :)

Não sei se foi por causa dessa reivindicação, mas creio que a estrada foi alcatroada 2 anos depois.

A lista de Ex.mos é maior do que o discurso :) E os líderes partidários eram mais importantes do que o Presidente da Câmara.

beijokense disse...

Sr. Solicitador-Mor,

compreendo a sua preocupação, mas creio que o clima que neste momento se vive na "liberdade de expressão" em Portugal já anda muito perto do Nacional Socialismo. Eu prefiro ter um blog com alguns comentários excessivos ou impróprios do que viver num regime de bufos e controleiros. Nenhuma liberdade existe sem riscos.
Um dia, a directora da DREN, o Ministro da Saúde e o Primeiro-Ministro hão-de perder os seus lugares e verão que os métodos de controlo da opinião em nada lhes foram benéficos.

Anónimo disse...

Beijokense, boa resposta. Será que esta forma de identificação, p.ex. "Liberdade" não á anónima. Sendo assim aquele comentário é anónimo e o seu autor está a pedir que não lhe permitam o acesso como tal. Pouco falta, não aqui felizmente, para aparecer aquele célebre lápis de cor AZUL. Vamos todos lutando na medida das possibilidades de cada um, para que tal não venha a acontecer. Quanto aos lugares da D,do M e do PM é bom que se diga, e certamente concordarás, que, na realidade não são deles: os lugares são do povo, e eles exercê-los-ão enquanto este o permitir.

Anónimo disse...

Apesar de ser um tema muito contoverso e sempre actual, partilho da indignação o "Solicitador Mor".
Contudo,prefiro acreditar que, mais tarde ou mais cedo, certas mentes se auto-purguem, e deixem de usar e abusar de liberdades e conceitos sociais que não defendem ou mesmo contestam, sem necessáriamente perderem o sentido crítico e construtivo, começando pelo abandono da capa do anonimato, sob a qual se escondem muitos "herois".

Não me parece uma sociedade sã, aquela que necessita de um polícia, ainda que se lhe dê o nome de Editor de Texto, para controlar cada cidadão, porque desse modo, (p/ ex.,lei da rolha) não iremos a lado algum.

...Um dia chegará um "erbicida" biológico que tratará destas plantas, a bem da humanidade.

Unknown disse...

o presidente da junta era meu bisavo.......

António disse...

Liberdade,
Bem-vinda ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.

Enviar um comentário