Portugal perde terreno na literacia digital
Portugal fica mal classificado na literacia, nas taxas de conclusão do ensino secundário e agora também na literacia digital, a chamada e-readiness, prepararação para a vida electrónica.
Este conceito é um indicador da receptividade às oportunidades disponibilizadas pelas novas tecnologias e do aproveitamento que os cidadãos e as empresas fazem dos bens e serviços electrónicos.
Apesar do Plano Tecnológico e dos esforços de aldeias como Beijós, a Aldeia+Digital, Portugal desceu uma posição para 27º lugar neste ranking, elaborado pelo Economist Intelligence Unit (EIU), ficando atrás dos seus principais parceiros europeus, como Espanha, Itália e França.
Na Zona Euro, a Holanda é o país com maior literacia digital, acima da Finlândia, Áustria, Alemanha, Bélgica e Irlanda. Apenas a Eslovénia e a Grécia ficaram atrás de Portugal. O ranking global é liderado pela Dinamarca, depois os EUA e a Suécia Na última posição ficou o Irão.
Em Beijós, parece que o Beijós XXI tem despertado a atenção de muita gente. Já foram criados algumas páginas comerciais e pessoais e é certo que os beijosenses se sentem cada vez mais ligados.
No entanto, valia a pena fazer um ponto da situação e recolher alguns testemunhos. Pronunciem-se!
1. Como vai o problema do cobre e da largura efectiva da banda larga nos vários bairros da aldeia?
Tenho um compromisso por escrito do presidente da PT que a PT Comunicações iria dar atenção às nossas reclamações de qualidade de serviço.
Tenho conhecimento que o Deldoreto ainda continua um pouco "às escuras" porque dependem da ligação a 8m da central de Canas de Senhorim quando podiam ter uma ligação de menos de 2km a partir de Cabanas.
E os outros bairros periféricos, como a Tapada, a Serra e as outras aldeias como a Póvoa, o Penedo e os Pardieiros, está lá alguém on-line ?
Que nota podemos dar hoje à PT e à Sapo ADSL em Beijós, bom, suficiente mais, suficiente menos ?
Ver:
Tudo por causa do cobre
Tudo por causa do cobre 2
2. Poderiamos contar com alguma formação de iniciação á Internet, na Junta de Freguesia, na escola, na Associação ou na Caritas ?
Todos este organismos têm computadores "oferecidos" ou pagos pelo público em geral, podiam reforçar o seu serviço à comunidade como o programa TIO.
Principalmente para os mais idosos e aqueles que têm familiares no cidade ou no estrangeiro. Em Portugal, a diaspora atinge praticamente todas as famílias.
3. Quantas páginas empresariais e comerciais podemos contar ?
4. Qual é a experiência em Beijós com outros prestadores de serviços como os operadores móveis ? Quem usou, ficou satisfeito, compensa a qualidade/preço?
Fonte: Agencia Financeira
Ver também o Regulador de telecomunicações ICP-ANACOM
7 Beijos:
Pela 4ª vez desde Dezembro 2006, Silgueiros ficou sem comunicações na passada semana. A PT recusou queixa colectiva organizada pela Junta de Freguesia, diz que cada cliente tem de fazer a sua queixa!
Silgueiros,
Bem-vindo ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.
Bom trabalho Micas10.
O serviço SAPO ADSL continua fraco.
Pelo contrário, dizem que a placa 3G da TMN dá boa felicidade em Beijós.
Valerá a pena tentar a TMN da Internet?
Beijós é um deserto
Peço desculpa, mas Beijós fica na margem desactivada.
Desactivamos, que é para ficar um deserto.
Enviar um comentário