Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quinta-feira, 17 de maio de 2007

"O Livro da Minha Vida" - Eulália Rosa dos Santos - 2

História da Minha Vida

Sou padeira e camponesa
é a minha profissão
calco terra com os pés
pela rua vendo pão

Eu sou empregada
emprego da minha paixão
vou pelas terras dos outros
com grandes carregos de pão

Levanto-me de madrugada
o ser pobre não importa
ando de rua em rua
a bater de porta em porta

Pela chuva e trovoada
escurece o coração
lá vou eu estrada fora,
com o meu carrego de pão

Para travar a minha luta
já não sei o que fazer
trabalho mais que a minha força
para ganhar para comer

Por vezes perdia o ânimo
pela fome que sentia
mas pensava nos meus filhos
e no pão de cada dia

Eu subia aos horizontes
para ver um novo pranto
cansada das minhas fadigas
ainda vou trabalhar no campo

Quando era muito mocinha
eu pensava e sorria
o meu sonho era viver
junto da poesia

Há muito poeta no mundo
também no meu Portugal
eu vivo da minha poesia
no meio do trabalho rural

Eu trabalho pelo frio
e trabalho pelo calor
o meu trabalho é tão duro
e ninguém lhe dá valor

Trabalho pelo gelo
e caminho pela neve
o que era dos da cidade
se os camponeses fizessem greve

Quando eu vou para o campo
trabalho com altivez
tudo fala, tudo diz
e ninguém vê um camponês

No campo a Primavera
o chilreio dos passarinhos
com o perfume da mimosa
e cheiro a rosmaninho


A terra está dura
o sol vai subindo
aguento o meu cansaço
porque a força me vai fugindo

Cada dia seu poeta
a poesia formou
é nos lido no presente
o que o passado deixou.

**

Eulália Rosa dos Santos

**

Reservados todos os direitos de autor.

2 Beijos:

Linda disse...

fantástico................
parabéns ............
é uma mulher fabulosa

Anónimo disse...

Dá sempre gosto sentir este espírito positivo que fez da Sra Rosa da Carmina uma referência e boa influência da minha infância e de muitos outros.
Obrigada
M Abrantes

Enviar um comentário