Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

terça-feira, 6 de março de 2007

Viseu - "Cidade natal de Afonso Henriques"

"Ruas pronto para reivindicar estatuto de cidade natal de Afonso Henriques"
O presidente da câmara de Viseu, Fernando Ruas, declarou ontem que está preparado para "reivindicar" para a cidade o estatuto de terra Natal de D. Afonso Henriques, se um número alargado de académicos for por esse caminho. Frisando não estar disponível para "dar início a qualquer luta" com Guimarães por essa condição, o autarca lembrou que "há coisas com o poder da tradição que acabaram por não ser confirmadas". "Do mesmo modo, em Viseu, não levamos a mal que haja quem diga que Viriato – conhecido pastor, que se diz ser de Viseu e que, reza a lenda, fez a vida negra às legiões romanas – nunca passou por aqui", disse Ruas,(...)

Almeida Fernandes, conhecido Historiador, refere na sua obra que esta resultou, precisamente, de uma encomenda feita pela Unidade Vimaranense – Associação para o Desenvolvimento de Guimarães e sua Região e que lhe mandou "averiguar, se possível, onde nasceu D. Afonso Henriques", um trabalho que seria depois publicado "nos semanários vimaranenses". "Ao longo de quatro meses, não tive a mínima notícia da sua utilização – nem mesmo a recepção me foi notificada. Deduzo que a solução 'Viseu' não agradou – como se a História fosse feita para agradar", comenta o historiador num apêndice em que faz uma longa análise da "manifestação vimaranense" que gerou a sua revelação e onde inscreve a sua célebre frase: "Eu não mamo na História: amo-a"(...)

"Ruas confessa mesmo que lhe "agradaria, e de que maneira!", que isso viesse a acontecer, lembrando que "muitos académicos têm vindo a mudar as suas mentes sobre diversos assuntos" e sublinhando que o historiador José Matoso é já um dos que defendem a possibilidade de o ilustre português ter nascido em Viseu."
Fonte: As Beiras

2 Beijos:

beijokense disse...

Também se pode amar mamando :-0

Anónimo disse...

os vimaranenses não sabem onde nasceu dom Afonso; mas eu sei que foi na região de viseu ; sem duvida alguma:

Enviar um comentário