Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sexta-feira, 16 de março de 2007

Serra do Caramulo - Segundo maior parque eólico do país

"O parque eólico do Caramulo, [que ficou completo nos últimos dias] o maior da região de Viseu e o segundo maior do país, com 45 aerogeradores, já produz electricidade suficiente para 140 mil pessoas.

A GENERG já construiu o maior parque eólico do país, no Pinhal Interior, que, “apesar de não estar ainda concluído, já tem em funcionamento 124 MW”, adiantou ontem à Agência Lusa João Bernardo, da empresa.

Os três concelhos onde está situado o parque eólico do Caramulo, recebem, em partes iguais, as rendas anuais previstas na legislação, que a GENERG não especifica, sublinhando, no entanto, a importância “estruturante” que a energia ali produzida tem para a rede eléctrica nacional (...)

O parque do Caramulo, segundo João Bernardo, é constituído por um conjunto de unidades geograficamente separadas (três sub-parques) que reúnem a energia produzida e a entregam à rede numa subestação comum.O parque da GENERG, na Serra do Caramulo, transformou Oliveira de Frades, Tondela e Vouzela, que no conjunto têm cerca de 55 mil habitantes, em concelhos exportadores de energia."
Fonte: As Beiras

8 Beijos:

Anónimo disse...

O do Pinhal Interior é actualmente o maior, mas em Penamacor está em fase terminal um com cerca de 180 MW e não será o maior, na região de Viana do Castelo será construido o maior da europa, com valores de potência que desconheço.

Linda disse...

mesmo ao lado desse parque estão mais 16 aerogeradores que dentro de um mês entram em funcionamento estando 12 aerogeradores no concelho de Mortágua e 4 no concelho de Tondela(Serra do Caramulo).

Micas10 disse...

Haverá potencial no Outeiro dos Castelos ?

Anónimo disse...

Não.
O unico sitio do concelho com potencial, é nos Fiais da Telha, numa encosta para o Mondego e após efectuada o estudo de ventos, concluiu-se que o investimento não seria viavel.

beijokense disse...

Porque será que os "activistas" se manifestam contra as barragens e não fazem o mesmo contra as ventoinhas?
hmm

Anónimo disse...

Por este andar, a nossa bela paisagem vai ficando descaracterizada.

Anónimo disse...

Pessoalmente prefiro aerogeradores a eucaliptos, acho até que dão uma certa "vida" á paisagem.
Se temos por hábito "imitar" os paises mais desenvolvidos, só temos é que seguir esse rumo e pensar que estamos a poupar dinheiro.

Anónimo disse...

o unico sitio seria fiais da telha , ate por ser a terra do presidente

Enviar um comentário