Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quarta-feira, 14 de março de 2007

Famílias de Beijós - Baptista

Quem consultar a lista telefónica de Beijós, depara-se com elevado número de assinantes de apelido Ba(p)tista. À excepção de um ou dois "achadiços", todos estes Batistas têm origem comum e bastante recente, i.e. há poucas gerações atrás.

Assinatura de José Baptista de SouzaOs Batistas de Beijós e Pardieiros descendem de José Baptista de Souza, natural da cidade do Porto, que casou em Beijós a 3 de Maio de 1846, com Maria Paes, dos Pardieiros, onde o casal fixou residência.
Uma filha deste casal, Josefa Pais, casou com João Bernardo, de Beijós, e mudou-se para a capital da freguesia. Todos os filhos deste casal adoptaram o apelido Baptista do avô materno e assim deram origem a vasta prole, que justifica tantos nºs de telefone :)
São eles:

  • José Baptista de Sousa Novo, casado com Rosa da Costa Campos; são os pais destes Batistas, bem como deste outro.
  • António Pais Batista, casado com Amélia Marques Peixeira, deram origem a esta família e, por consequência, ao contributor Batista.
  • João Pais Batista, casado com Margarida (Marques Peixeira); são avós, p. ex. do João da Fruta.
  • Jacinta Pais Batista, casada com Ricardo Bernardo; são avós dos Batista Peixeira, conhecidos por "Rocha".
  • Adelino Pais Batista, casado com Isabel Coelho de Moura, deram origem aos Batistas nomeados "da Fontanheira".

Uma irmã de Josefa, chamada Maria José, também veio residir em Beijós depois de casar com César de Sousa. Foram pais de António Alfredo de Sousa (avô deste noivo), de José de Sousa Baptista e de Custódia de Jesus, que passou o seu nome ao genro, conhecido por António da Custódia :)

7 Beijos:

Anónimo disse...

vivam os baptistas!! eia...

VIVEIROS-BATISTA disse...

VIVA...

Anónimo disse...

Será que ANTÓNIO CAMPOS BAPTISTA, nosso querido amigo, que Deus o tenha em Eterno descanso, descendeu da linhagem de José Baptista de Sousa Novo, casado com Rosa da Costa Campos?

Só para esclarecer O Sr. António Campos Baptista era pai da Gracinha e do Eng. Acácio.

Micas10 disse...

Baptistas ou Batistas ?

beijokense disse...

Sim, Fofokeira, foi isso que escrevi - José Baptista de Sousa Novo & Rosa da Costa Campos são os pais dos Batistas que aparecem nessas 2 fotos.

Anónimo disse...

Beijokense, peço desculpa porque eu não tinha visto as fotos.
Já confirmei que, realmente, estão pelo menos três irmãos, o António, o Carlos, a Celeste, mas não me parece a Rosália, aquela outra senhora. Será que é a esposa do Carlos?

beijokense disse...

Não há por que pedir desculpa!
Está explicado aqui quem é o casal que acompanha os irmãos António e Celeste.
De qualquer maneira, para uma info + completa:
César Aristides Moncada Alpoim de Sousa Mendes (f. de César de Sousa Mendes) & sua 2ª mulher Elisa Joana de Sousa Mendes (f. de Aristides Sousa Mendes)

Enviar um comentário