Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Quem tem medo das Provas Globais ?

Quem tem mais medo de prestar provas ?

Os alunos, os professores, as escolas ou o próprio Ministério da Educação ?

Enquanto outros países reforçam a medição de aproveitamento e desempenho, Portugal potencia a instabilidade escolar com mudanças aleatórias nos currículos, nos exames, etc.
E agora o Ministério da Educação quer acabar com as Provas Globais.

Porque deixar de medir o que é tão importante, o aproveitamento escolar dos jovens e o desempenho dos professores e das escolas ?

Diz o Governador Jeb Bush da Florida, tudo o que se mede tem mais valor. Os exames gerais na Florida são um pilar importante das reformas que colocaram a Florida à frente do desempenho escolar nos Estados Unidos.
Ver FCT na Florida http://www.broward.k12.fl.us/dwh/dwhinfo/studtest.html )

Ver aulas de substituição
http://antoniopovinho.blogspot.com/2006/11/aulas-de-substituio-constestadas.html

7 Beijos:

Anónimo disse...

Todos nós, uns mais outros menos, temos tendência em procurar as facilidades.
Em tudo, o que nos exige maior sacrifício, mais trabalho, tem mais valor.
Por vezes é preferível sofrer mais um pouco, em determinado momento, porque sedimentam-se as matérias que temos que conhecer e isso facilita a vida, quando temos que responder ao que exigem de nós, quer nos estudos, quer depois no desempenho da nossa profissão.
Eu estudei num liceu muito exigente. Quando entreguei os documentos para a minha candidatura na Universidade, fizeram - me a observação sobre os estabelecimentos de ensino que frequentei, ao ouvirem a minha resposta, argumentaram que vinha bem credenciado.
Este Mundo é assim e temos que ter orgulho em nós próprios e muito mais naquilo que somos capazes de fazer.

Anónimo disse...

Corrijo de
"...Em tudo, o que nos exige maior sacrifício, mais trabalho, tem mais valor. -..."

Para
Nem tudo, o que nos exige maior sacrifício, mais trabalho, tem mais valor.

Anónimo disse...

FOFOKEIRA disse...

Corrijo de
"...Em tudo, o que nos exige maior sacrifício, mais trabalho, tem mais valor. -..."

Para
Nem tudo, o que nos exige maior sacrifício, mais trabalho, tem mais valor.

16 Fevereiro, 2007 23:18
------------
CORRECÇÃO:

Analisando melhor a frase inicial, que decidi corrigir, conclui que ela estaria de acordo com a minha ideia.

Quis dizer que, ....tudo aquilo que nos dá maior sacrifício, mais trabalho, tem que ter maior valor. Só assim se justificará também a obtenção de um melhor resultado.

Anónimo disse...

Avaliação externa e interna são essencias para medir os resultados por aluno, por professor, por escola !

António disse...

SIEC,
Bem-vindo ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.

Anónimo disse...

só com provas globais se pode aferir se todos estão no mesmo nivel ... caso contrario estamo a fazer avaliações tendo por base diferentes padrões o que me parece um absurdo ...
SAudaçõe
Raio do Blogue Trovoada Seca
(entretanto disserm-me que as provas globais estão a ser importantes na classificaç~so dos professores ... e também já me disseram que por via disso há professores que em vez de fiscalizarem as provas ... ajudam os alunos durante o exame ... exige-se pois que haja maior rigor para que situações que descrevo não aconteçam)

António disse...

Raio,
Bem-vindo ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.

Enviar um comentário