Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Personalidades de Beijós - 4 - Aristides de Sousa Mendes

“Não tendo nascido em Beijós mas sim Cabanas, Aristides de Sousa Mendes era no entanto descendente de famílias de Beijós, tanto por parte do pai como por parte da mãe. Os seus pais eram o Dr. José de Sousa Mendes, desembargador da Relação de Coimbra, e D. Maria Angelina Ribeiro Abranches. Aristides de Sousa Mendes, era por isso neto de Silvério Coelho Pais do Amaral, por parte materna.

Nascido a 19 de Julho de 1885, deram-lhe o nome completo de Aristides de Sousa Mendes do Amaral e Abranches. Licenciado em direito, concorreu à carreira diplomática, tal como o seu irmão gémeo César de Sousa Mendes, e foi nomeado cônsul de 2ª classe em 12 de Maio de 1910. A sua carreira diplomática prosseguiu com nomeação para vários postos consulares.

Foi no princípio da 2ª guerra mundial que realizou a acção mais notável da sua vida. Em Junho de 1940 estava colocado como cônsul de Portugal em Bordéus. A França estava em parte ocupada pelos alemães, e milhares de pessoas pediam vistos para poderem fugir. Os vistos dos consulados portugueses só podiam ser concedidos mediante autorização telegráfica da polícia, que levava alguns dias a chegar.

Desprezando estas formalidades, Sousa Mendes começou a conceder vistos a todos os que o solicitavam. Não se sabe ao certo quantos chegou a conceder, mas estima-se que concedeu vistos para a entrada em Portugal a muitas pessoas, na maioria judeus, que assim salvaram a vida, livrando-se de caírem nas mãos da implacável GESTAPO de Hitler. Tudo isso foi feito, porém com flagrante violação de severas ordens impostas pelo estado de guerra mundial em curso e de normas de serviço diplomático que lhe competia por igual cumprir, e Sousa Mendes foi demitido.

Expulso da carreira, diplomática, viu-se em dificldades, daí até ao fim da sua vida, para encontrar os meios de sobrevivência.

Em 1945, finda a guerra, Sousa Mendes apresentou um recurso para retomar o seu cargo, mas foi-lhe dada resposta negativa.

Em 1954 morria Aristides de Sousa Mendes arruinado e desacreditado. Só depois de morto a sua acção começou a ser reconhecida internacionalmente. Em 1967 um organismo israelita, o YAD VASHEM, encarregado de zelar pelos mártires e heróis de Israel, incluiu Sousa Mendes entre os “justos de raça não-judaica”.

Em Junho de 1976, um relatório do Ministério dos Negócios Estrangeiros portugueses concluía que Sousa Mendes foi punido ilegalmente.

Vários jornais americanos começaram a interessar-se pelo caso, na década de 80, e o Congresso americano apreciou-o, aprovando em 1986 uma resolução de elogio a Sousa Mendes. E em Agosto desse ano foi enviada uma carta, assinada por 70 congressistas, ao presidente Mário Soares, solicitando-lhe que prestasse homenagem a Aristides de Sousa Mendes.

Em atenção a isto o presidente resolveu condecorá-lo, reparando postumamente a dureza com que ele foi tratado.

Todavia, o seu irmão gémeo, César de Sousa Mendes do Amaral e Abranches, teve melhor sorte: completou, com brilho, a carreira diplomática, foi Embaixador de Portugal, e depois Ministro dos Negócios Estrangeiros.”

In “Monografia de Beijós”, António Coelho de Moura Pais do Amaral Mendes, Rio de Janeiro - RJ

14 Beijos:

beijokense disse...

Nasceram em Beijós:
O pai de Aristides, em 1857.
A mulher, em 1888.
Os 2 primeiros filhos, em 1909 e 1911.
O avô materno, em 1834.

Micas10 disse...

Amanhã, 14-Fevereiro-07, pelas 23H, será exibido na RTP1 o documentário sobre Aristides de Sousa Mendes, defendido por José Miguel Júdice.

Este documentário foi gravado em Lisboa, Cabanas de Viriato e Coimbra. Para o advogado José Miguel Júdice, Aristides de Sousa Mendes é, como ser humano, o que todos devíamos ser.

A vida do cônsul português em Bordéus é apresentada no documentário como um desfile de coragem, generosidade e heroísmo.

Anónimo disse...

"...Que dizer deste HOMEM que, segundo o historiador Yehuda Bauer, perito da História do Holocausto, sozinho, contra tudo e contra todos, realizou a maior operação de salvamento da História do Holocausto?

Responda quem quiser. E souber.

Pessoalmente, confino-me ao mais respeitoso silêncio!..."
in artido de Maria da Conceição Duarte Pereira in Revista Millenium do ISPViseu.

Micas10 disse...

A futura casa-museu Sousa Mendes em Cabanas de Viriato vai custar muito dinheiro!

A Fundação Aristides de Sousa Mendes, com sede em Cabanas de Viriato, é uma Fundação de capitais maioritariamente públicos. Assim a Fundação entrega recibos pelos donativos recebidos que de benefícios fiscais (em sede de IRS e IRC) ao abrigo da Lei do Mecenato.

A Fundação ASM tem 2 contas bancárias para o fundo de investimento e para o fundo geral:

Para o fundo de investimento:
Banco: Caixa de Crédito Agrícola
NIB: 0045 3321 4018 5666 95578
IBAN: PT50 0045 3321 4018 5666 95578
Rua de Viriato, 127-131
3430-649 Cabanas de Viriato
Tel: (351) 232 691 191
Fax: (351) 232 691 375

Para o fundo geral:
Banco: Montepio Geral
NIB 0036 0185 9910 005 22121
IBAN: PT50 0036 0185 9910 005 22121
BIC: MPIOPTPL



Donations to the Foundation are exempt from income tax in Portugal under the Lei do Mecenato, and may be made by money transfer or check sent by mail, together with name, address and taxpayer number for the respective receipt to:

Fundação Aristides de Sousa Mendes
Rua Augusto Rosa, 66, 2Dto
1100-059 Lisboa, PORTUGAL
Tel: (351) 218 879 090

Nuno disse...

O documentário foi fantástico, com uma incrível pormenorização dos acontecimentos. Mesmo depois de se ter falado tanto de Aristides de Sousa Mendes aqui no blogue, depois de ver o documentário vi que sabia muito poucas coisas a respeito dele. Contribuam com o vosso voto!

Willoughby disse...

Gostei dos comentários do Sr. Dr. Manuel Judice.
Tudo muito bem explicado. Um descrição completa e pormenorizada de Aristides de Sousa Mendes e da família.
Afigura-se-me que, depois do trabalho daquele comentador, as coisas ficaram mais claras e, consequentemente, o público Português muito mais esclarecido.

Anónimo disse...

Estou de acordo. O documentário da RTP está muito bem feito. Merece ser visto, revisto e divulgado.

Bem podia a RTP, vender um DVD deste documentário sobre Sousa Mendes, vender não para fazer grandes lucros mas por um preço justo, para ajudar a formar uma consciência cívica correcta, não tendenciosa e com base nos bons exemplos em que se deve basear a vida em sociedade de que Sousa Mendes nos deu provas.

Fiquei chocado, embora não fosse realmente qualquer surpresa, como o ditador Salazar vai para a “Assembleia Nacional” da altura tentar contabilizar a seu favor o apoio concedido aos refugiados da Guerra quando, em várias ocasiões, bem claras no documentário, tentou impedir que eles entrassem e perseguiu como perseguiu quem o fez.

Sempre os lobos tentaram vestir a pele de cordeiro ou o demónio fazer-se passar por anjo.

Só gente da mais baixa espécie como Salazar e seus acólitos poderia tentar ”virar o bico ao prego” daquela maneira.

beijokense disse...

«Virar o bico ao prego» não é exclusivo de Salazar. A diplomacia tem razões que o coração desconhece e a 'opinião pública', i.e. a opinião mediática, valoriza uns ou outros 'actos diplomáticos' conforme as modas.
Em 1939, Roosevelt recusou a entrada a 950 Judeus que viajavam no St. Louis. Cuba e o Canadá fizeram o mesmo e eles acabaram recambiados para a Europa, tendo a maioria acabado por morrer nos campos de concentração. Apesar de tudo, como Roosvelt viria a «virar o bico ao prego», não foi particularmente condenado pela opinião pública.
A verdade é que mesmo os Aliados não estavam dispostos a receber grandes massas de refugiados. Todos condenamos - e bem - a Circular 14, mas desculpamos idêntica posição do Reino Unido, desculpamos a Suiça por ter recusado a entrada a centenas de milhar, desculpamos os EUA pelos entraves que criaram à concessão de vistos a Judeus que queriam partir de Lisboa.

E hoje? Quantos refugiados estarão Sócrates e Zapatero dispostos a admitir?

Anónimo disse...

A história da humanidade está pegada de perseguições e extermínios inqualificáveis, por regra dos mais fracos.
Ainda hoje observamos a saga dos refugiados e a situação dos que nem sequer conseguem ser considerados como tal, cercados onde tiveram a pouca sorte de nascer.

Quando será que o quadro negro desta realidade nos apresentará melhor imagem ? A avaliar pela história (escrita), faltarão uns milénios !

António disse...

Estou certo que não podemos afirmar ser Sousa Mendes o português que mais contribuiu para a existência de Portugal.

Muitos outros portugueses, fizeram muito mais pelo país do que Sousa Mendes.

No entanto, para este "concurso" eu votei em Sousa Mendes.

Porquê.

- Porque ele era de Cabanas de Viriato.
- Porque Angelina de Sousa Mendes era de Beijós.
- Porque fez muito pela humanidade.
-Porque trocou o certo "carreira diplomática" pela incerteza da "consciência tranquila".
- Porque poucos povos se podem orgulhar de ter entre os seus, quem tenha salvo mais de 30 000 vidas, perdendo a segurança do seu emprego.
- Porque "a indiferença humana é a pior das cobardias" e Sousa Mendes não conseguiu ficar indiferente à angústia humana de quem se sente perseguido e não tem para onde fugir.
- Porque o acto de consciência de Sousa Mendes dignifica a raça humana.

Anónimo disse...

A 2ª Guerra Mundial teve inicio em Abril de 1939 e durou até ao verão de 1945.
Mas Sousa Mendes fora destituído em Junho de 1940, numa altura em que muitos governos da Europa ainda se dobravam ou hesitavam perante Hitler.

Por isso se pode dizer que Sousa Mendes rasgou caminhos que pouquíssimos, por essa Europa fora poderiam, sequer, imaginar. Não foi o único, e ainda bem.

Se o regime nazi fora vencido em 1945, 5 anos depois da ocupação da França e dos acontecimentos de Bordéus, deve-se à acção de homens como Sousa Mendes que, desde o início da guerra e em momentos da maior incerteza e tão dramáticos para tantos países, souberam escolher a trincheira certa e criar as condições para a liberdade da Europa e da humanidade.

A História lhe há-de fazer justiça, que ainda não fez...

Unknown disse...

como ja referi em outras ocasioes,sou fã incondicional da figura em questão!!! deparei me com a minha ignorancia do tema aquando da preparação de um trabalho pra faculdade..resolvi abordar a figura de Aristides....a professora revelou-se apoainte numero 1, dizendo que admirava muito o Homem Aristides Sousa Mendes. o meu primeiro interesse , confesso, foi apenas pela proximidade de raizes..... consoante a minha peskisa ia avançando, mais ia descobrindo, pormenores que desconhecia completamente. afinal, no ponto 0 do trabalho aunica coisa que sabia era que ASM tinha sido consul e que tinah salvo 30000 vidas...oh...mas passa tanto por alem disso..os relatos de quem c ele convieu mostram que era um homem em todos os sentidos..humano, generoso, defensor daquilo em que acreditava.... já a meio da peskisa meu orgulho nele era enorme!!!consegui passar a grandiosidade dele atraves d meu trabalho e fiquei satisfeita por ter dado a conhecer mais sobre esta figura a muitas pessoas.
desde inicio deste programa que defendi ASM para o pódio...votei na rimeira fase e nesta o meu voto ja la canta:) conhcendo portugal, acredito que n lhe caiba um luar do pódio....mas que mais e mais pessoas conheçam a figura de ASM e os seus feitos já é muito muito bom ......

António disse...

Bunny,
o Beijós XXI terá todo o gosto em publicar o teu trabalho sobre Sousa Mendes, ou parte dele.

Talvez queiras fazer o favor de nos enviar por email o trabalho ou um excerto.

Obrigado

Micas10 disse...

Uma grande família de Beijós

Enviar um comentário