Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

O que achas na fogueira?

Investigadores do Centro de Investigação em Paleoecologia Humana e Arqueociências procederam a uma análise antracológica de amostras colhidas no Outeiro dos Castelos. Numa amostra perfeitamente identificada como pertencente a uma fornalha, encontraram apenas duas espécies vegetais - em grande quantidade, erica arborea, e, com menor expressão, pinus pinaster. Portanto, quando se tratava de meter achas na fogueira, os nossos antepassados usavam pinho, mas o que realmente sustentava a combustão era a urze (batoiro).Pega de estaca?
Numa segunda amostra, resultante da mistura de vários materiais, provavelmente de diferentes épocas, analisaram-se os carvões que se supõe serem mais representativos dos bosques "beijosenses" de há 3 mil anos. O pinho não aparece e o batoiro tem pouca expressão. Dominam os fragmentos de diversas espécies de carvalhos, há também um nº considerável de fragmentos de medronheiro, mas o mais interessante, por marcar uma diferença relativamente a épocas mais recentes, é a presença de elevado número de celtis australis, conhecido por lódão-bastardo. Sendo uma espécie pouco exigente em termos de solo, e bastante resistente à falta de pluviosidade, é uma boa sugestão para a tal plantação que os Viveiros Batista pretendem patrocinar. Pega de estaca?

Fonte: Van Leeuwaarden, W e Queiroz, P. F. (2000) Estudos de arqueobotânica nos Outeiros dos Castelos de Beijós. Trabalhos do CIPA, 10.

5 Beijos:

Anónimo disse...

acho que é de louvar.
esta atitude dos viveiros batista.
nem toda as pessoas querem colaborar com a melhoria do nosso meio ambiente, e claro da nossa terra.

OBRIGADA SENHOR JOAO BATISTA
POR ESTA OFERTA

Anónimo disse...

100 árvores que os Viveiros Baptista oferecem.
100 caminheiros para as plantar.
Onde?
Boa sugestão essa do outeiro dos Castelos.
Será o primeiro passo para a criação de um parque de Diversão e de Merendas!
A Junta de Freguesia teria que contar com mais cuidados, para a sua vigilância, manutenção,preservação!
Que valor não traria a Beijós? :):)

Micas10 disse...

Tinha ouvido de celtis iberos, mas celtis australis ?

António disse...

Jocas,
Bem-vindo ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.

beijokense disse...

Um exemplar de celtis australis em Beijós

Enviar um comentário