MODCOM - SESSÃO DE ESCLARECIMENTO JUNTOU 40 COMERCIANTES
«Realizou-se no dia 12 de Fevereiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal, uma sessão de esclarecimento sobre o MODCOM - Sistema de Incentivos a Projectos de Modernização do Comércio, promovida pela IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento) com o apoio da Câmara Municipal.
Cerca de 4 dezenas de comerciantes participaram na sessão que visou dar a conhecer os objectivos e as condições de acesso do e ao programa, ao mesmo tempo em que serviu para esclarecer dúvidas sobre o sistema cujas candidaturas estão abertas até ao dia 6 de Março.
Assim, ficou claro que o MODCOM visa apoiar projectos de modernização de micro e pequenas empresas de comércio podendo o investimento ser feito em diversas áreas entre as quais estão a realização de obras, na fachada ou no interior, de adaptação ou necessárias à alteração do lay-out e de redimensionamento do estabelecimento; melhoria das condições de higiene, segurança e saúde; a aquisição de equipamentos de exposição; a aquisição de máquinas e equipamentos incluindo de hardware/software, introdução de tecnologias de informação e comunicação (terminais de pagamento automático, por exemplo), entre outras.
O incentivo financeiro considerado é a fundo perdido e corresponde a 35% das despesas elegíveis, não podendo, no entanto, ultrapassar os 35.000 euros por projecto, nem ser inferior a 10.000 euros sendo que o prazo máximo de execução é de 12 meses.
A selecção dos projectos obedece a um conjunto de critérios, em que são avaliados e pontuados o grau de abrangência do projecto, a criação de postos de trabalho e rendibilidade bruta das vendas no ano anterior. (O requisito da criação de postos de trabalho não é obrigatório, sendo apenas mais um factor de pontuação.)»
Carregal Digital
1 Beijos:
Subsídios de 35% a fundo perdida para projectos de investimento de 30.000 a 100.000 euros não são para pequenos comerciantes individuais.
Haveria incentivos para investimentos colectivos, tipo cooperativa de queijos ou de processamento de outros produtos agrícolas ou artesanais ?
Os incentivos também podem cobrir investimentos em marketing, novos produtos,criação de marcas e promoção comercial ?
Assim talvez os pequenos produtores se pudessem juntar para criar uma marca colectiva, como os espanhois fazem com os seus consórcios de exportação para 3-4 empresas que concorrem no mercado local mas colaboram no mercado internacional.
Enviar um comentário