Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

"Lamas radioactivas escorrem da Urgeiriça para Mondego"

No Diário Digital foi notícia:
"A associação Ambiente nas Zonas Uraníferas (AZU) alertou o ministro do Ambiente para o facto de lamas radioactivas estarem a escorrer da Barragem Velha da Urgeiriça, em Canas de Senhorim (Nelas), para o Rio Mondego.

Na Barragem Velha da Urgeiriça foram acumulados quatro milhões de toneladas de resíduos resultantes de décadas de exploração das minas da extinta Empresa Nacional de Urânio (ENU), uma empresa com capital exclusivamente público.
(...)
Face «à urgência e gravidade do problema», a AZU enviou ainda na quinta-feira à noite um e-mail ao ministro do Ambiente e à Empresa de Desenvolvimento Mineiro (responsável pelo sector mineiro e pela requalificação das minas de urânio), que pretende na próxima semana oficializar em carta.
(...)
«Se as condições climatéricas piorarem, temo que possa estar em causa toda a bacia hidrológica do Mondego, até à foz, pondo mesmo em risco a saúde pública das populações que usam a água para consumo e também os animais», sublinhou.
(...)
Notícia de Diário Digital
08-12-2006 12:38:00

1 Beijos:

Micas10 disse...

É verdade que Marie Currie utilizou minério de Portugal para as suas experiência com com radio e uranio ?

Enviar um comentário