Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sábado, 30 de dezembro de 2006

Faleceu Sebastião de Sousa Mendes, filho de Aristides e Angelina - Obituário 14

Sebastião de Sousa Mendes, filho de Aristides e Angelina e Aristides de Sousa Mendes, faleceu a 17-Dezembro-2006 em Scottsdale, Arizona, com 83 anos.


Sebastião (Sebastian) Miguel Duarte de Sousa MENDES do Amaral e Abranches
10-Julho-1923 a 17-Dezembro-2006

Apresentamos as nossas respeitosas condolências à sua viúva Ruth e filhos Sebastian, Francis e Richard, à familia Sousa Mendes e à Fundação Aristides de Sousa Mendes.

Filho e neto de beijosenses, Sebastião nasceu o 10º filho de Aristides e Angelina em Berkeley, California, em 1923 enquanto o seu pai era Consul Geral de Portugal em San Francisco. Em 1942, Sebastião foi para Inglaterra como voluntário no Exército Americano e participou na invasão de Normandia e na Batalha do Bulge. Depois da Segunda Gerra Mundial, Sebastião, com alguns irmãos, foi para os Estados Unidos da America e viveu em San Francisco a maior parte da sua vida.

Sebastião esteve com os seus pais em França e escreveu uma novela semi-ficcional Fuga através do Inferno sobre as accões do seu pai Aristides de Sousa Mendes como Consul Geral de Portugal em Bordéus em Junho 1940, quando ele tomou a decisão de conceder vistos para Portugal a todos os refugiados proibidos de passar a fronteira dos Pirinéus para Espanha.

Este livro Flight through Hell, publicado em 1951 sob o pseudónimo Michael d’Avranches, foi um dos primeiros registos públicos do acto heroico de Aristides, e levou ao reconhecimento de Aristides de Sousa Mendes por Yad Vashem in 1966 como Justo entre as Nacões. Sebastião esteve presente na Embaixada de Portugal em Washington em 1988 (ver foto) numas das primeiras homenagens portuguesas.

Sebastião Mendes dedicou boa parte da sua vida à campanha de reabilitação, reconhecimento e divulgação do Acto de Consciência do seu pai que foi severamente castigado por ter desobedecido as ordens de Salazar. A acção, em que Sousa Mendes têve o apoio de toda a sua família, é considerada a maior iniciativa individual de salvamento de todo o Holocausto da Segunda Guerra Mundial.

Sobrevivem-lhe ainda os irmãos John Paul Abranches e Teresinha Sousa Mendes na California e a sua meia-irmã Rose-Marie na France.

See Yad Vashem Web site: http://yad-vashem.org.il/righteous/bycountry/portugal.html

FOR FURTHER INFORMATION CONTACT:
Sebastian Mendes, Jr.
Associate Professor of Art, Department of Art, FI-107
Western Washington University
Bellingham, WA 98225-9068

Tel: Office +1(360)650-3673 , Tel: Home +1(360)647-2664
Sebastian.Mendes@wwu.edu
Obituário - 13


Ver Amigos de Sousa Mendes

5 Beijos:

beijokense disse...

R.I.P.

Será este?
Name: Sebastian M Mendes
Birth Year: 1923
Race: White, citizen (White)
Nativity State or Country: California
State: Illinois

Enlistment Date: 19 Jul 1943

Term of Enlistment: Enlistment for the duration of the War or other emergency, plus six months, subject to the discretion of the President or otherwise according to law
Component: Army of the United States - includes the following: Voluntary enlistments effective December 8, 1941 and thereafter; One year enlistments of National Guardsman whose State enlistment expires while in the Federal Service; Officers appointed in the Army

Anónimo disse...

A familia enlutada as minhas sentidas condulencias. Especialmente ao Joao Paulo e Teresinha de Sousa Mendes, residentes respectivamente, em Pleasanton e Ripon California U.S.A. e restante familia.

Francisco Abilio Abrantes
De Beijos em Hayward, Ca. U.S.A.

Anónimo disse...

beijokense:
Suponho ser esse,apenas o condado e de Alameda e o estado California.
Talvez incorreccao, de transcriscao
para a fita magnetica.

beijokense disse...

Birthdate: 7 Oct 1923;
Birth County: Alameda.

Quanto ao Illinois, parece ser o Estado pelo qual se alistou (o que é estranho...)

Anónimo disse...

7 de Outubro de 1923, devera estar correto.Diferenca de posicao de datas, e de pais. Quanto ao estado de Illinois e possivel. Ele estava interessado em sair do pais, em tempo de guerra nao se limpam armas.Pois que o irmao Joao paulo, quando chegou a este pais, alistou-se tambem no exercito. Foi parar ao Alasca com a especialidade de cozinheiro. Diz chorar como crianca, ao deitar os bifes para o lixo, enquanto os pais ai morriam de fome. Verdade nua e crua. No tempo do Ramalho Eanes, deste estado,California,foi ai um grupo de milionarios, o qual foi recebido por ele.Tendo-lhe feito o convite para investirem em Portugal,um dos quais responde.
O meu pai dizia que o queriam matar
a fome em Portugal!... E tu queres fazer o mesmo a "nos".
Argumentos para que?

Enviar um comentário