Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sábado, 18 de novembro de 2006

"Hospital de Viseu adopta sistema contra rapto de crianças"

No Diário Digital foi notícia:
"O Hospital de S. Teotónio, de Viseu, tem a funcionar um sistema de segurança único na Europa para todos os bebés e crianças internados nos vários serviços, revelou o enfermeiro-director, José Luís Gomes.
O sistema começou a ser usado há dois meses na Neonatologia, mas foi agora alargado a todos os serviços com bebés e crianças, nomeadamente Pediatria, Urgência Pediátrica (na parte dos internamentos de curta duração) e Obstetrícia.
Trata-se de um sistema de rádio transmissão a partir de etiquetas (pulseiras) que, logo que nascem são colocadas nos tornozelos de bebés e crianças, ficam automaticamente accionadas e ligadas à central.
«Se uma pessoa vier com uma criança que tenha a etiqueta e ultrapassar uma determinada área, a porta de saída encerra automaticamente em pouco segundos», contou José Luís Gomes.
Ao mesmo tempo, «soa um alarme sonoro e são accionadas câmaras de vídeo-vigilância, que permitem ter imagens do que se está a passar», acrescentou.
(...)
«É o primeiro sistema com todas estas potencialidades a funcionar no País e mesmo na Europa», garantiu, acrescentando que, no entanto, há hospitais portugueses que têm «outros mais modestos».
Segundo José Luís Gomes, «quer os engenheiros informáticos, quer os enfermeiros, estão cem por cento satisfeitos com o sistema» que, nestes dois meses, ainda não foi accionado, a não ser para testes."

Notícia: Diário Digital

0 Beijos:

Enviar um comentário