Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

segunda-feira, 6 de novembro de 2006

170 anos de Concelho

O concelho de Carregal, distrito de Coimbra, nasceu em 6 de Novembro de 1836, filho de Currellos e de Oliveira do Conde.
Nesse dia foi constituído pelas Freguesias de Currellos, do extinto concelho do mesmo nome, Beijoz, Cabanellas e Oliveira do Conde, do extinto concelho de Oliveira do Conde e Parada, do concelho de S. João de Areas. Integrou ainda «os logares de SamJomil, Penedo, e Furadouro, dezanexados da Freguezia da Lageoza no Concelho de Tondella, Districto de Vizeu» e Papizios e Sobral de Papizios, que faziam parte do termo de Vizeu.




Parabéns pelo aniversário!

9 Beijos:

beijokense disse...

Eu acho que deveríamos criar um MRCC - Movimento para a Restauração do Concelho de Carregal e voltar a anexar «os logares de SamJomil, Penedo, e Furadouro, dezanexados da Freguezia da Lageoza»!

Anónimo disse...

calhaus ja ca a muitos.

Anónimo disse...

Estou contigo beijokense.
Estou de acordo contigo, anonymous.
Ainda se eles não fizessem comentários....

Anónimo disse...

Pelo menos o Penedo.

Queremos o Penedo do nosso lado.

Micas10 disse...

E já agora, com a sede de concelho em Beijoz que tem o nome mais bonito

Anónimo disse...

Acho que o limite natural do concelho como é do outro lado, seria o rio Dão, não se compreende porque sairam do Concelho do Carregal, San Gemil, Furadouro e Penedo, e já agora ainda ninguêm falou na Pedra Cavaleira que é outra coisa que ainda se percebe menos (Concelho de Viseu!!).

VIVEIROS-BATISTA disse...

Concordo com a micas, temos é de fazer o movimento " BEIJÓS a CONCELHO"

beijokense disse...

ó viveiros-batista, faltam 3 letras no teu movimento...

Anónimo disse...

Cuidado, que eu não sugeri "Beijoz a Concelho", não há orçamento para sustentar mais uma autarquia minuscula e virada para dentro.

Eu sugeri "o Concelho em Beijoz", pelo nosso dinamismo, por sermos mais virados para fora, ... e pelo nosso lindo nome !

Enviar um comentário