Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quarta-feira, 27 de setembro de 2006

"Último troço da A25 abre sábado ao tráfego"


"... O lanço Viseu-Mangualde abre sábado ao trânsito, fechando assim a auto-estrada 25 (A25), a substituta do IP5. O "Jornal de Notícias" apurou ontem que a inauguração está prevista para as 12 horas, (...).
Do IP5 restará cerca de 40 quilómetros, entre o nó do Caçador e o nó de Tondela e deste ao Caramulo. Com a inauguração deste último troço da A25, o Grupo AENOR dá por encerrado a Concessão Beiras Litoral e Alta. A Lusoscut, concessionária da AENOR, celebrou, em Março de 2001, um contrato de concessão com o Estado Português para a construção e exploração de uma nova auto-estrada, que substituísse o IP5, facilitando a ligação de pessoas e mercadorias entre o litoral português e a fronteira espanhola (Fuentes de Onõro). Cinco anos e meio depois, a auto-estrada de 172,4 quilómetros (inicia-se em Albergaria-a-Velha e termina em Vilar Formoso) está concluída. O prazo de concessão é válido por 30 anos e tem o regime de portagem virtual SCUT (sem custos para o utilizador).

Os 21,5 quilómetros que sábado irão abrir ao tráfego custaram 116,8 milhões de euros. A AENOR aproveitará a ocasião para inaugurar igualmente o sublanço Fail-Viseu, seis quilómetros da auto-estrada 24 (A24), um investimento de 17,6 milhões de euros. Ambos os lanços oferecem aos utentes assistência de 24 horas por dia, monitorização permanente do tráfego e informação de ocorrências e alertas meteorológicos através de painéis de mensagens variáveis. Ao todo, estes lanços abrangem cinco contadores automáticos de tráfego, 14 câmaras de vídeo vigilância, 6 painéis de mensagens variáveis e 34 postos SOS.(...)

Excerto de notícia e foto: Jornal de Notícias

0 Beijos:

Enviar um comentário