Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

segunda-feira, 25 de setembro de 2006

Johnson Controls vai encerrar duas das três fábricas que detém em Portugal


"A multinacional norte-americana Johnson Controls vai encerrar duas das três fábricas que detém em Portugal, no segmento de equipamentos interiores para automóveis.

Em causa estão as unidades de Nelas, no distrito de Viseu, e de Portalegre. Cerca de 1.000 postos de trabalho, segundo fonte ligada ao processo.

A decisão deverá ser tornada pública durante esta semana, altura em que os responsáveis máximos da multinacional norte-americana chegarão a Portugal para consumar este encerramento, soube o Jornal de Negócios."

esta notícia está desenvolvida no Jornal de Negócios de 25 Setembro 2006.
*************
A. Abrantes escreveu... (em comentário)
"Segundo notícias de hoje a Johnson Controls pretende deslocalizar a sua produção para Espanha...
Mas isto não encaixa numa lógica económica normal. Em regra, as empresas deslocalizam a produção para países ou zonas onde os custos de produção são mais baixos, nomeadamente os custos da mão-de-obra. Ora não parece ser o caso. Não consta que em Espanha os salários sejam mais baixos. Pelo contrário.
A confirmar-se a notícia, haverá razões que não são reveladas mas que as autoridades portuguesas e comunitárias têm a obrigação de procurar e de explicar.
É, aliás, o que se passa com a Opel da Azambuja.
Deslocalizar para Espanha?... É muito esquisito...Infelizmente ninguém parece interessado em dar uma explicação cabal. Mas os contribuintes, que somos todos nós, de onde sairam muitos milhões de euros para os subsídios para essas empresas, precisam de uma explicação, têm direito a ela. É de esperar que os Presidentes de Câmara, a Associação Nacional de Municipios, os Depudados pelo distrito, a Agência Portuguesa de Investimentos, etc. venham a público explicar porque é que algumas empresas estão a deslocalizar para Espanha.
E, já agora, o Senhor Presidente da República devia enfatizar mais a necessidade de as empresas portuguesas venderem em Espanha (exportar para Espanha) do que "investirem em Espanha". O que mais deve ser pedido aos empresários portugueses é que invistam em Portugal e não em Espanha ou noutro qualquer país da Europa. O que verdadeiramente traz riqueza para o pais são as exportações de produtos produzidos em Portugal. Num período de forte desinvestimento em Portugal, dizer aos empresários prtugueses para investirem em Espanha é dar um tiro no próprio pé...Salvaguardo aqui aquele investimento no exterior para servir como cadeia de distribuição dos produtos nacionais, logo para melhorar as exportações portuguesas. Pessoas há e que que os leitores deste blog bem conhecem, que há anos têm tentado chamar a atenção para a urgência em se aproveitar o pontencial do mercado espanhol para colocar os produtos portugueses, para captar turistas, etc.
Alguns parecem estar a acordar agora e ainda por cima mal..."
25 Setembro, 2006 22:48

5 Beijos:

Anónimo disse...

se isto acontecer vai ser um pouco pior para nós todos pois ainda dava trabalho a muita gente que vão ficar confrontados com o desemprego vai ser mais uma para ajudar á desertificação

Anónimo disse...

Esta noticia nao e nada agradavél, muitos dos seus trabalhadores são nossos conterrâneos.
isso é muito mau.
Força
saudações beijosenses

Anónimo disse...

Segundo notícias de hoje a Johnson Controls pretende deslocalizar a sua produção para Espanha...Mas isto não encaixa numa lógica económica normal. Em regra, as empresas deslocalizam a produção para países ou zonas onde os custos de produção são mais baixos, nomeadamente os custos da mão-de-obra. Ora não parece ser o caso. Não consta que em Espanha os salários sejam mais baixos. Pelo contrário.
A confirmar-se a notícia, haverá razões que não são reveladas mas que as autoridades portuguesas e comunitárias têm a obrigação de procurar e de explicar.
É, aliás, o que se passa com a Opel da Azambuja.
Deslocalizar para Espanha?... É muito esquisito...
Infelizmente ninguém parece interessado em dar uma explicação cabal.
Mas os contribuintes, que somos todos nós, de onde sairam muitos milhões de euros para os subsídios para essas empresas, precisam de uma explicação, têm direito a ela.

É de esperar que os Presidentes de Câmara, a Associação Nacional de Municipios, os Depudados pelo distrito, a Agência Porutguesa de Investimentos, etc. venham a público explicar porque é que algumas empresas estão a deslocalizar para Espanha.

E, já agora, o Senhor Presidente da República devia enfatizar mais a necessidade de as empresas portuguesas venderem em Espanha (exportar para Espanha) do que "investirem em Espanha". O que mais deve ser pedido aos empresários portugueses é que invistam em Portugal e não em Espanha ou noutro qualquer país da Europa.
O que verdadeiramente traz riqueza para o pais são as exportações de produtos produzidos em Portugal.

Num período de forte desinvestimento em Portugal, dizer aos empresários prtugueses para investirem em Espnha é dar um tiro no próprio pé...

Salvaguardo aqui aquele investimento no exterior para servir como cadeia de distribuição dos produtos nacionais, logo para melhorar as exportações portuguesas.

Pessoas há e que que os leitores deste blog bem conhecem, que há anos têm tentado chamar a atenção para a urgência em se aprovitar o pontencial do merdcado espanhol para colocar os produtos portugueses, para captar turistas, etc.
Alguns parecem estar a acordar agora e ainda por cima mal...

Anónimo disse...

senhor a.abrantes
em portugal as coisas não funcionam assim!
primeiro arrancase a que é portugues e quer trabalhar cá depois da-se a quem quer vir, uma empresa estrangeira, e explorar enquanto dá ou emquanto não ouver quem oferecer mais e melhores regalias para deslocalizar e depois tambem se dá a quem não quer fazer nada.
pois eu por ter tentado defender parte dos meus direitos no nsso concelho já levei rol de invejoso
e ainda sofri algumas consequencias das nossas erarquias politicas por isso tive que ficar calado e quieto para não ser devorado nada é como deve ser e tudo é como o padrinho manda,espero ter sido minimamente claro pois tambem não posso adiantar-mais

Micas10 disse...

A competição é forte em todos os sectores, também para atrair e reter investimento estrangeiro.
A Johnson Controls gaba-se de controlar as suas fábricas à distância com a ajuda da internet. Ver http://epsfiles.intermec.com/eps_files/eps_cs/gb_case-Johnson.pdf Hoje a produção é mais fácil de deslocalizar do que as vendas, e Portugal fica longe dos mercados.

Alguém tem que pegar na pasta e ir fazer promoção junto dos clientes e investidores e não ficar à espera que eles venham cá comprar ou investir.
Ver a API http://www.investinportugal.pt/MCMSAPI/HomePage/PortugalToday/PortugalAdvantages/

Enviar um comentário