Manda a tradição - comer sardinha para levantar o ânimo
Couves no quintal e sardinha na brasa são a alegria dos portugueses em qualquer lugar. Não é por acaso que a sardinhada é a nossa festa de verão por excelência, o verdadeiro "barbecue" à portuguesa.
E agora uns cientistas australianos do Black Dog Institute vêm confirmar que uma dieta pobre em óleos ómega-3 pode aumentar o risco de depressão. Até as mães com indices de ómega-3 mais elevados superam melhor a depressão pós-parto. Os peixes mais comuns no mercado com índices ricos de ómega-3 são os gordos, que contêm ácidos docosahexanóico (DHA) e eicosapentanóico (EPA), como a cavala, o salmão, o atum, a truta, a sardinha ou o arenque. O gérmen de trigo é outra fonte de ómega-3, e também as couves, agrião, espinafres, salsa, alfaçe e alho entre os vegetais.
Agora que os australianos descobriram o "Happy Fish" será que vão substituir o camarão pela sardinha no "barbie" ?
Tudo bem, todo o mundo tem direiro à sua sardinha, desde que deixem uma meia dúzia para cada um de nós. É que nós os portugueses consumimos mais peixe per capita que todos os outros povos excepto os japoneses, e as reservas marinhas estão em risco segundo o IPIMAR
Por isso, devemos comer apenas sardinha graúda e deixar que a mais pequena ...cresca e apareça a "pingar no pão" nas nossas sardinhadas do S. João
3 Beijos:
As diversas fogueiras sardinhadas estavam tão concorridas que eu estava a ver que não conseguia "pescar" nenhuma na noite de S. João.
Até que recebi uma dica certeira que havia "sardinha, broa e caldo verde e tinto" no Lugar d'Além.
Ainda bem que a gente tem primos em todos os bairros
no domingo é que me disseram que havia também uma boa sardinhada na nossa vizinha "espanha".
para o próximo ano começo No Lugar d´Além,.........
Ainda a época de 2007 mal começou já estão a fazer planos para a de 2008 ! Vái ser necesária muita dieta !
Enviar um comentário