Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

segunda-feira, 7 de agosto de 2006

Campo de ensaios na Quinta das Chãs

No passado dia 21/07/2006 teve lugar na quinta das Chãs em Beijós, propriedade do jovem agricultor José Valter Coelho Ramos de Sousa, uma demonstração de produtos envolvidos no campo de ensaios ali situado.
Segundo informação prestada pelo agricultor, foram plantadas 36 variedades de batata da marca holandesa HZPC, produtos químicos Bayer e adubos Cadubal, pretendendo verificar como se desenvolvem as batatas no tipo de terreno e de clima da nossa região.








Mais fotos na Palheira do Beijós XXI: Campo de ensaios na Quinta das Chãs
Contacto: José Valter Sousa 965804627


*******
Adenda por António
em 23JAN2007
3º classificado,
no concurso
Post do Ano 2006
- Medalha de Bronze -
O Beijós XXI felicita o Victor Peixeira Marques
pelo excelente trabalho.

13 Beijos:

António disse...

Foi muito concorrido.
Esteve gente de fora?

António disse...

Victor,
excelente reportagem.

Anónimo disse...

sim, antónio estava gente de fora,vários agricultores, outros produtores de batatas, engenheiros, professores de uma escola agrária,compradores e vendedores entre outros...

beijokense disse...

Um reconhecimento e um incentivo aos jovens agricultores de Beijós!
Embora grande parte do Interior de Portugal esteja destinada a "produzir" valor ambiental e recreativo/turístico, é interessante que se mantenha algumas ilhas de agricultura competitiva e que... Beijós seja uma dessas ilhas :)

Micas10 disse...

Parabéns aos agribultores de "Beijós, a aldeia que trabalha"

Anónimo disse...

Primeiro parabens ao jovem Jose Valter Sousa.Pela demonstracao agricula, as gentes da regiao, assim elevando o nome de Beijos.

Os portugueses uriundos dos Acores e Madeira, que a 150 anos imigraram,
para a exploracao da cana do acucar, para as ilhas do Hwaii. Mais tarde por volta de 1900, voltaram a emigrar, mas desta vez para a California.O estado entregou-lhes terras para explorar.
Foram esses imigrantes que transformarm este eldorado, num autentico eldorado.Descendentes de continentais, alguns deles ainda hoje teem os apelidos das terras de origem.Conhecido vale de Sao Joaquim, cujo vale de terrenos arenosos e pantanos.Comecaram por fazer desaparecer os pantanos,em seguida desviar as aguas do rio Sacramento, para irrigacao. Com o aparecimento da maquina, conseguiram, desviar um caudal superior ao do rio Tejo, e numa extensao superior a que vai do Minho a o Algarve.Ha que ter em mente, que 65 % da producao de leite neste estado, esta nas maos de portugueses,acorianos.Mas!... 35 % do produzido neste pais e de portugueses.

Outra a batata doce, esta nas maos dos uriundos da Madeira, considerados os maiores produtores,desse tuberculo.No mundo. Mas!... O maior produtor mundial, e uriundo dos Acores isto em nome individual. E em cima da maquina, que se consegue falar com eles. Trabalham!...O leite neste pais custa em media 50 centavos do dolar, por litro.Menos de metade do que ele custa ai.Em Portugal.

Anónimo disse...

Correccao:Oriundos dos Acores, e, oriundos da Madeira.

Anónimo disse...

Tanta cagança para quê, lá como cá também se matam, lá também há lambões

Anónimo disse...

anonymous: Sim; mas tem em consideracao, desses teem mandado para ai alguns. Contrariados, sao forcados air. Nao gostas, anda aqui um, talvez do teu quilate. So quer coisas finas,trabalho vai-te embora. Ainda esta fresquinho. Por o andamento, dentro em breve devera estar na tua companhia. Para engrossar o numero de "lamboes",ao qual to pertences

Anónimo disse...

300 milhoes de habitantes!...
So este estado tem 30 milhoes.
Os numeros sao porporcionais.

António disse...

Quinta da Chãs,
Bem-vindo ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.

António disse...

CrisCampos,
Bem-vinda ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.

Anónimo disse...

Pois é, parabéns ao Agricultor, Parabéns Primo por essa iniciativa. continua espero que tenhas sucesso em todo esse projecto de Agricultura, já agora tenta promover o Vinho dessa Região que é Excelente.

Enviar um comentário