Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quarta-feira, 2 de agosto de 2006

Blogs encerrados por motivos políticos




"Os «blogs» da poetisa tibetana Woeser, cuja obra está censurada na China, foram repentinamente encerrados na passada sexta-feira, informou esta terça-feira a organização Repórteres sem fronteiras (RSF). A notícia é avançada pela Agência Lusa.
Num comunicado, o grupo expressa indignação por este acto censório e reclama a reabertura dos «blogs», lembrando que a poesia de Woeser «está proibida na China» e «as suas páginas pessoais (na Internet) são o único meio que tem de expressar-se».
Acusando as autoridades chinesas de quererem reduzir a cultura tibetana a «simples folclore turístico», a RSF chama a atenção para o facto de Pequim estar a aplicar uma controlo informativo cada vez mais férreo.
Há dias, Pequim ordenou o encerramento do portal «Dijing- democracy.net», do marido da poetisa, o escritor chinês Wang Lixiong, e bem assim o do «Century China», muito popular nos círculos intelectuais do país.
«Uma vez mais pedimos às autoridades que respeitem a liberdade de expressão, um direito garantido pela Constituição», diz a RSF.
A poetisa, conhecida também como Oser e Wei Se, em chinês, tinha dois «blogs» - http://oser.tibelcult.nete e http://blog.daiqi.com/weise, através dos quais divulgava poemas da sua autoria, ensaios sobre a cultura tibetana e artigos do marido.
Segundo responsáveis das páginas, a decisão governamental fundamentou-se nos temas tratados, que incluíam comentários sobre o problema da SIDA no Tibete, o impacto que terá sobre o povo tibetano a recente inauguração do comboio Pequim-Lhasa e uma mensagem de parabéns ao Dalai Lama pelo seu aniversário.
(...)
O seu livro «Notas sobre o Tibete» foi censurado em 2004, por falar em termos positivos do Dalai Lama - ousadia que lhe valeu o despedimento e ter de escrever uma carta de auto-censura a reconhecer os seus «erros políticos»."
Notícia: PortugalDiário
*********************
O Beijós XXI condena veementemente esta censura.

2 Beijos:

Anónimo disse...

Agora é que se pode perceber o efeito do desbaste...é só comparar com anos anteriores, o número de pessoas que este ano têm acorrido àquele recinto para se proteger do calor.

beijokense disse...

Não vi :(
Alguém gravou?
Alguém pode resumir?

Enviar um comentário