Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

domingo, 9 de julho de 2006

Iniciação dos idosos à Internet



"Este é um rapaz do meu ano" disse o Sr Alexandre, 91 anos, quando viu a imagem do Sr António, 91 anos, no computador.

Esta é uma das maravilhas da Internet, a grande "palheira" mundial onde podemos encontrar as nossas recordações de infância e que nos oferece todos os conhecimentos do mundo com um simples clicar.
No Dia Nacional dos Avós a 26-Junho, algumas associações da terceira idade promoveram actividades para aproximar os idosos à Internet, envolvendo instituições nacionais e comunidades portuguesas no estrangeiro sob o lema "Aproximar a Internet dos idosos, para que os idosos se aproximem da Internet".

A Internet pode abrir portas aos idosos que estão isolados ou longe dos seus familiares. Em Portugal, precisamos de ajudar os mais velhos a aceder à Internet, como está a ser feito em alguns espacços internet municipais, para que os mais idosos possam entrar em contacto com familiares e amigos, em Portugal ou noutros países do mundo. Segundo o INE, apenas 2,3 por cento dos portugueses com idade de 65-74 anos utilizam a Internet, comparado com 46 por cento na Suécia e 47 por cento na Dinamarca.

As instituições ou pessoas que a título individual pretendam participar nesta campanha deverão inscrever-se no site TIO - Terceira Idade Online (www.projectotio.net/da) ou telefonar para a associação VIDA (227 410 133).

Seria bom que o Espaço Internet da Associação de Beijós pudesse promover a iniciação á Internet dos avós de todas as idades. Quantos idosos já tiveram oportunidade e foram convidados a utilizar o Espaço Internet da Associação ?

E a Fundação para a Divulgação das Tecnologias da Informação FTDI faz alguma coisa pelos nossos Mais Velhos ?

E tu, já mostraste as maravilhas do Beijós XXI aos teus avós ?

12 Beijos:

beijokense disse...

Metade dos portugueses maiores de 15 anos nunca deram um click.
Portanto, há que mostrar o Beijós XXI não só aos avós, também aos pais!
Será difícil convencê-los que se pode ter Net de banda larga em casa por um custo diário bastante inferior ao de um maço de cigarros?

Anónimo disse...

TIO Bananeira, é um leitor especial do Beijós XXI

Nuno disse...

Os meus avós já conhecem o Blog, e ficaram surpreendidos, de tal maneira que falam com outras pessoas acerca dele.

Anónimo disse...

sttnPelo que se viu na últioma Assembleia a internet da associação vai fechar por ser caro

Micas10 disse...

A Associação tem dinheiro do donativo para oferecer o serviço gratuito durante vários meses.
Como podem fechar um serviço antes de o abrir ?

Anónimo disse...

è fazer ver isso aos senhores que o querem fechar,porque isto dito por um deles que foi sempre contra a internet e é caro 1 euro e meio por hora é obra, não acham?

beijokense disse...

O acesso à TV é livre, mas a associação teve que pagar o equipamento (houve donativos, não sei se excederam os custos) e tem que pagar a mensalidade ao fornecedor do serviço satélite.

Porque não se aplica a mesma lógica à Internet???

Anónimo disse...

Eu dou-te razão e ao anonimos mas nós tenos de aparecer mais e em quantidade às assembleias, nesta estavam onze sócios, já saíram 6 sócios da direcção e não sabemos porquê?

Micas10 disse...

Muito interessante esse paralelo entre a televisão a preço zero e a internet a prémio.
Afinal há sempre dinheiro para subsidiar aquilo que se considera "importante".
Eu esqueci-me da Assembleia extraordinária, havia algum edital à vista ? Se havia escapou-me, a mim e a muitos outros sócios pelos vistos

beijokense disse...

Estava anunciada no blog. Achei estranho o ponto sobre «demissão de alguns Corpos Gerentes»... mas, no fim de contas, eu (ainda) não sou sócio, estou à espera do dia em que se possa aderir online ou comprar um kit.

António disse...

Eu sou sócio há 25 anos (salvo erro) e concordo plenamente que o acesso gratuíto à Internet para todos os sócios e jovens até aos 18 anos, pode e deve ser um 'serviço público' e cultural de grande mais valia (superior ao do acesso à televisão) para a Associação Cultural e Desportiva de Beijós.
Beijós só será a - Aldeia Mais Digital de Portugal - se conseguir reconhecer as extraordinárias virtudes do conhecimento disponibilizado pelas novas Tecnologias de Informação.
Num futuro muito próximo, quem não souber utilizar um computador e a Internet no seu dia-a-dia será considerado analfabeto.
A declaração do IRS, efectuar pagamentos bancários, ler as notícias, ou comentar no seu blogue preferido 'Beijós XXI', são alguns exemplos paradigmáticos de absoluta necessidade que todos temos de ter ao alcance esta espantosa ferramenta do conhecimento.

Anónimo disse...

Sim demitiram-se seis sócios da associação, ficam lá metade mas os dos pintarolas saíram todos o blog deve ter acabado acho mal mas é isto que temos

Enviar um comentário